TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mercado de eventos corporativos no Brasil

Por:   •  10/5/2018  •  Artigo  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

O mercado de eventos corporativos no Brasil se encontra em forte expansão, na mesma medida em que a economia brasileira ganha maior destaque no mundo e as empresas nacionais crescem e sobem de patamar. Apenas em 2013, as receitas com viagens corporativas cresceram 13,8% em relação ao ano anterior (ABEOC, 2014).

        Portanto os eventos corporativos vêm adquirindo uma importância significativa, despertando o interesse de pesquisadores e profissionais pelos bons resultados que eles trazem no meio organizacional.

        Nao se sabe extamante quando foi realizado o primeiro evento corporativo, mas sabe-se que o primeiro evento aconteceu em 776 a.C. na Grécia antiga, com a realização da primeira olimpíada em homenagem a Zeus, como forma de adoração e entretenimento, e a partir de então os eventos foram tomando diferentes formatos, tipos e objetivos.

        No Brasil segundo registros do Ministério da Indústria e Comércio, a organização de eventos surgiu com a realização de feiras ao ar livre, e o primeiro evento realizado em local apropriado foi um baile de carnaval em 1849, porem somente em 1950 é que houve a expansão deste setor e como consequência o surgimento das primeiras entidades e associações especializadas no planejamento e execução desta área (MATIAS, 2007).

Devido a sua grande trajetória e aos inúmeros conhecimentos fornecidos, os eventos adquiriram diversas características, de caráter social, econômico e político. Dessa forma, sua realização é uma necessidade nas relações humanas, pois possibilita a integração social entre pessoas e a ampliação de seus relacionamentos.

        Assim com um mundo mais moderno e cada vez mais aberto para novas ideias, se faz entender que a relação entre trabalho e funcionário não se restringe mais a trabalho versus resultados, mas em trabalho versus felicidade que gera resultados. Dessa forma entende-se que a felicidade não é gerada somente fora do trabalho, mas ela é desenvolvida também em momentos que o ser humano está inserido no meio empresarial.

        A ideia da inclusão de eventos em empresas ocorre quando existe a necessidade de implantação de novos conceitos, objetivos e novas normas sem gerar desconforto para os colaboradores. Os Eventos entram como ferramenta para alcançar seu público-alvo de maneira diferente, para assim transmitir os valores e cultura da empresa, fazer treinamentos, divulgar produtos, criar o fortalecimento de laços entre colaboradores, ou simplesmente como uma forma de frenar as rotinas cansativas do meio de trabalho.

        Dessa forma as organizações buscam cada vez mais o bem estar de seus colaboradores, uma vez que sabendo que quanto melhor o desempenho emocional melhor será a capacidade de produzir, e melhores serão os vínculos sociais dentro da empresa. Assim sendo, os eventos são hoje uma boa alternativa encontrada para melhorar o desempenho emocional e social, criando um ambiente não somente de produção, mas de colaboração e tranquilidade.

        

        

Objetivo

        Este trabalho tem como objetivo geral analisar quais são os benefícios que Eventos causam dentro de organizações. O objetivo especifico pretende mostrar que os eventos são ferramentas para unir ideais e melhorar o ambiente de trabalho e aumentar resultados.

        Este trabalho tem como objetivo geral analisar quais são os resultados em se realizar eventos no interior das empresas e assim demonstrar (tambem) quais beneficios (trazidos) causados aos seus colaboradores com a realização do mesmo. O objetivo especifico pretende mostrar que os eventos são ferramentas para unir ideais e melhorar o ambiente de trabalho e aumentar resultados.

Justificativa

        Em momentos de crise no mercado o que causa cortes de recursos materiais e humanos é bastante comum nas organizações, as quais por conta deste fator econômico são forçadas a fazer mais com menos, Entretanto, a oferta de realização de eventos ganha importância como ferramenta para elevar a produtividade e eficácia dos colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (107.6 Kb)   docx (299.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com