TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mercado dos Animais

Por:   •  1/7/2021  •  Artigo  •  2.193 Palavras (9 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 9

Breve Histórico do mercado pet

No final da década de 80 e início da década de 90 produtores de ração pet começaram a enxergar um grande potencial para o consumo de ração industrializada para pets. Visualizando esse setor começaram a investir muito dinheiro em publicidade, fabricação e distribuição. E em pouco tempo mudaram a percepção dos tutores que passaram a alimentar seu pet com ração ao invés de restos de comida. Os veterinários passaram a indicar as rações industrializadas e rapidamente as pessoas aderiram essa alimentação para o seu pet.

Com o grande crescimento de Pet Shop, o tutor passou a ter um pet shop ao lado da sua casa e alguém especializado para lhe vender os produtos para os pets.

Empresas grandes de ração, como a Purina, fortaleceram o mercado treinando sua equipe de distribuidores, e estes davam condições que os estabelecimentos crescessem ainda mais. Até hoje grandes empresas de ração visitam veterinárias, treinando-os, apresentando seus produtos e patrocinando estabelecimentos. Caso pretenda abrir seu próprio negócio pet entre em contato com os representantes dessas empresas pode ser que você consiga algum tipo de patrocínio.

Ter um negócio pet se tornou um ótimo investimento. Qualquer espaço pequeno onde coubesse um balcão e algumas prateleiras já dava para começar a vender ração. E aos poucos as lojas iam crescendo, começaram a vender alguns produtos, remédios.... Enfim..., o cliente ia comprar ração e saía de lá com outras coisas.

Muitas pessoas cresceram o olho para esse tipo de negócio e começou a “pipocar” um pet shop em cada esquina. A venda de ração não tem uma rentabilidade tão alta, a não ser que seja em grande escala. Para compensar os lojistas começaram a ampliar seus produtos e serviços passaram a oferecer mais acessórios pet, venda de filhotes, hotelzinho e banho e tosa, sendo este último com melhor resultado.

O serviço de banho e tosa já existia, porém com o passar dos anos houve uma mudança das pessoas em relação aos cuidados pet. O pet foi promovido de cachorro/gato para filho. Saiu do quintal de casa e passou a dormir na cama do responsável. Com isso, esse novo integrante da família precisa de higiene e estar sempre limpo. Banho semanal ou quinzenal passou a ser primeira necessidade.

Nessa mesma época os animais passaram a entrar para família não através de doação, eles passaram a ser comprados, escolhidos nos melhores canis de raças específicas com altíssimo custo. E quem paga valores altíssimos quer oferecer o melhor para seu filho de 4 patas.

Com isso o banho e tosa se fortaleceu e passou a representar o departamento mais rentável de um pet.

O Futuro

Com o passar dos anos o serviço de banho e tosa evoluiu. Os produtos/cosméticos também evoluíram criando novos serviços e agregando valor no banho e tosa que se passou a chamar centro estético com serviços especializados, banhos específicos, tratamento de pelagem, etc.

O setor pet é um setor que se mantém em ascensão por anos, mesmo com as crises consegue se manter e/ou crescer. As chances de sucesso ao entrar no setor pet são grandes, lógico que depende também de você, se empenhar, não parar de estudar, se atualizar procurar sempre inovar.

O investimento de um salão de estética canina é relativamente baixo e a lucratividade é alta. Não tão alta como as pessoas imaginam até conhecer os custos reais. Oferecer um diferencial vai te possibilitar ganhos maiores.

Com o setor pet sempre em ascensão a possibilidade de construir um negócio sólido se amplia. Dentre os fatores que favorecem este crescimento do setor são: Aumento da população pet, mudança da relação das pessoas com o pet, ampliação dos serviços e disposição em gastar mais com os animais, alto índice de clientes insatisfeitos com os serviços prestados.

Obstáculos

Mesmo com vários aspectos favoráveis, se não tomar cuidado poderá não prosperar tanto no setor.

Planejamento, administração, atendimento ao cliente e entre outros são assuntos essenciais para seu negócio prosperar. EmpreendeDOR o nome mesmo diz: tem dor, tem sofrimento, mas também tem muita vitória e satisfação quando seu negócio prospera.

O atendimento ao cliente é essencial para o sucesso de seu negócio, oferecer um serviço de qualidade é o que irá garantir a permanência do cliente. Converse com o cliente, verifique suas expectativas, saiba se o cliente está satisfeito com seu serviço, faça pesquisas de satisfação. Os formulários do google são ótimos para você visualizar as métricas de seu negócio. Se você sozinho atende 15 a 20 animais por dia não irá conseguir dar a atenção necessária nem para o tutor, nem para o pet. Viverá para apagar incêndio. Sem tempo você não consegue olhar direito para seu negócio, não consegue planejar, traçar metas, ver onde está errando ou acertando e treinar sua equipe.

Para Casa: faça um formulário do google simulando uma pesquisa de satisfação do seu estabelecimento.

Pontos positivos

Pessoas que trabalham no setor pet sempre falam de suas profissões com paixão. E isso já é meio caminha andado para o sucesso, trabalhar com o que gosta é muito prazeroso e nem todos conseguem. É o que o ditado diz: trabalhe com o que ama e não terá que trabalhar nenhum dia de sua vida. Trabalhar com animais é para quem ama, estar sempre rodeados de bichinhos, amando e sendo amado por eles é maravilhoso, o difícil é lidar com o ser humano. E infelizmente o ser humano que é o seu cliente, agrade-o e deixe-o satisfeito.

A atividade de groomer lhe proporcionará satisfação em ver resultados. Você se sentirá extremamente útil de ter transformado o pet. Ele entra parecendo um paninho de chão e sai como príncipe/princesa. O tutor elogia, fica todo orgulhoso do seu pet, o pet recebe mais carinho... A realização profissional alimenta sua alma e faz com que você queira melhorar ainda mais.

O setor de estética pet está sempre se modificando com novas tendências, novos tratamentos, visite feiras, faças workshops na área, busque referências nacionais e internacionais, procure fornecedores, forme novas parcerias, não seja apenas mais um, faça a diferença no mercado. O Rio de Janeiro tem muito que crescer e você pode fazer parte disso.

A profissão de esteticista pet é de rápida formação e em poucos meses o mercado abraça esse profissional, se você não abrir o seu próprio centro estético você consegue uma vaga em estabelecimentos onde assinam a carteira ou a base de comissão.

O investimento de um centro estético não é dos mais baratos com 30 mil você consegue abrir o seu negócio e em pouco tempo já consegue obter algum lucro.

Pontos Negativos

Como toda profissão há o bônus e o ônus. E dentre as desvantagens da profissão estão: problemas respiratórios devido aos pelos (por isso o uso de máscara é imprescindível); problemas auditivos provocados pelos ruídos de sopradores, secadores e latidos constantes (por isso o uso de protetores auriculares se faz necessário); Irritação nos olhos devido aos pelos (por isso use óculos de proteção); ressecamento das mãos devido ao uso constante de produtos (use luvas caso necessário e crie o hábito de passar hidratante nas mãos) e tendinite por movimentos repetitivos inadequados da tesoura. Pense que você irá trabalhar nessa área por anos e que a longo prazo se você não se cuidar poderá ter problemas de saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (77.4 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com