TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mestrado acadêmico em Administração

Por:   •  28/3/2024  •  Projeto de pesquisa  •  1.719 Palavras (7 Páginas)  •  11 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Feevale

Mestrado acadêmico em Administração

Paulo Luis Fernandes Coutinho

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Unilasalle (2002), Pós-Graduação em Engenharia de Produção, pela IERGS (2013) e MBA em Vendas, Negociação e Resultados de Alta Performance, pela PUCRS (2020). Atualmente é Diretor Administrativo e Logística da empresa OrthoMundi. Tem 20 anos de experiência em posições de liderança com grande experiência nas áreas de supply chain, administrativa e comercial.

Linha de pesquisa: Inovação para Competitividade

Sugestão de orientador: Cristiane Froehlich

Novo Hamburgo, Novembro de 2023.


O Papel da Capacidade Dinâmica no processo de transformação digital de uma empresa de ATACAREJO/DISTRIBUIÇÃO no segmento de ODONTOLOGIA

No cenário empresarial atual, a transformação digital não é apenas uma opção, mas uma necessidade estratégica para as organizações se manterem competitivas e gerarem lucros. Integrar as capacidades da empresa com o processo de transformação digital não é apenas um passo adiante; é a chave para uma maior competitividade organizacional. Conforme apontado em um artigo da “McKinsey & Company (2018, 2019, p. 10),” as empresas líderes em maturidade digital no Brasil alcançam uma taxa de crescimento do EBITA até 3 vezes maior do que as demais empresas. Globalmente, os líderes digitais cresceram 5 vezes mais do que suas contrapartes menos digitais”. Este dado ressalta não apenas a importância de adotar a transformação digital, mas também a necessidade de alinhar as capacidades da empresa com essa jornada para alcançar resultados substanciais. Dessa forma, investir na transformação digital não é apenas uma estratégia prudente, mas também uma decisão empresarial crucial para garantir a relevância e o sucesso a longo prazo em um mundo cada vez mais digitalizado

No mercado odontológico o Brasil se destaca como uma potência global, sendo reconhecido como uma referência internacional em cuidados bucais. O país ocupa a 4° posição no ranking de higiene bucal mundial. Um feito notável que reflete o compromisso com a saúde oral em toda a nação. Com um mercado cada vez mais forte e expansivo, o setor da odontologia tem deslanchado como um dos mais proeminentes quando o assunto é rentabilidade. Segundo o balanço financeiro divulgado pela companhia irlandesa Research and Markets, com informações, até 2023, a odontologia será responsável por movimentar cerca de U$ 37,7 bilhões em todo o mundo, somente no Brasil segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o segmento de odontologia é um dos que mais se destaca. Para se ter uma ideia, nos últimos anos, o faturamento foi de mais de R$ 38 bilhões.  Além disso, o Brasil é o país com a maior quantidade de profissionais de odontologia do mundo em números absolutos, uma força de trabalho especializada que contribui significativamente para o avanço e inovação no campo odontológico.  

Esse cenário não apenas fortalece a reputação do Brasil no cenário global da odontologia, mas também cria um ambiente propício para o desenvolvimento de tecnologias e práticas inovadoras, tornando o país um líder incontestável no cuidado com a saúde bucal.

Conforme apontado na matéria da “DentalPress (2019, p. 1),” A odontologia brasileira está sob holofotes mundiais”. Das cinco melhores universidades da área no mundo, três são brasileiras. A USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) e Unicamp (Universidade de Campinas), estão entre as referências de ensino e pesquisa no mundo, de acordo com os dados mais recentes do ranking realizado pela CWUR (Center for World University Ranking).

Rogers (2017) conceitua que a transformação digital não tem a ver com tecnologia – tem a ver com estratégia e novas maneiras de pensar. Transforma-se para a era digital exige que o negócio atualize sua mentalidade estratégica, muito mais que a sua infraestrutura de T.I. Adotar esse modelo de pensamento é imprescindível para qualquer segmento e porte de negócio, pois a adaptação a essa transformação está diretamente relacionada a sua capacidade de seu diferencial competitivo. 

Na definição inicial proposta por Teece, Pisano e Shuen (1997), a capacidade dinâmica é definida como a habilidade da firma em integrar, construir e reconfigurar competências externas e internas em ambientes de mudança rápida. Essa capacidade implica não apenas em adotar novas tecnologias, mas também em reconfigurar processos internos, aprender continuamente e integrar novos conhecimentos para melhorar a eficiência, competitividade e inovação da empresa. No contexto da transformação digital, as capacidades dinâmicas são essenciais para guiar as organizações na adaptação às demandas do mercado em constante evolução com o interesse de capitalizar oportunidades emergentes.

De acordo com Teece, Pisano e Shuen (1997), a abordagem de capacidades dinâmicas vai além das especificidades das capacidades da firma como fonte de vantagem competitiva. O foco está no processo pelo qual a firma desenvolve e renova suas competências, processo este que é condicionado tanto pelas escolhas passadas da própria firma como pelo dinamismo do ambiente.

Essas capacidades dinâmicas incluem a detecção, apreensão e transformação necessárias para projetar e implementar um modelo de negócios.  Eles podem permitir que uma empresa atualize seus recursos comuns e direcione-os, e os recursos dos parceiros, a empreendimentos de alto retorno.  Isso requer o “desenvolvimento e a coordenação, ou orquestração", dos recursos da empresa (e das empresas parceiras) para tratar e até moldar as mudanças no mercado ou no ambiente de negócios em geral (TEECE, D. J., 2016, p. x)

Neste sentido, esta proposta de pesquisa apresenta o seguinte problema: “como as capacidades dinâmicas contribuem para promover o processo de transformação digital em uma empresa de Atacarejo e Distribuição de equipamentos Odontológicos, situada na região de Porto Alegre no Rio Grande do Sul.?”. O objetivo geral da pesquisa é analisar os princípios fundamentais da Capacidade Dinâmica e sua aplicabilidade no processo de transformação digital em uma empresa de Atacarejo e Distribuição de equipamentos Odontológicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (137.3 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com