TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mito da Caverna

Por:   •  19/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

Bianca Biasi Ferreira                                     RA 9898528894

Géssica Fernanda Nunes                              RA

Isabela Ferreira                                              RA

Juliana Karen de Almeida                             RA 9025451601

Maria Aparecida                                             RA

Roberta de Tássia Squillace                         RA 9088479100

Vanessa Aparecida Viana                             RA 9025452689

Reflexão

Trabalho apresentado à Faculdade Anhanguera de Sorocaba, como exigência parcial da disciplina “Pedagogia Empresarial” do 4º semestres do Curso de Pedagogia, sob a orientação da Profª Chistiane Araujo.

Sorocaba/ SP

2016

Reflexão: O Mito da Caverna de Platão / A Globalização e o Impacto deste fenômeno sobre as organizações e qual a influência sobre o pedagogo empresarial.

Em o “Mito da Caverna” o mito representa os prisioneiros que seriamos nós. Os seres humanos possuem uma realidade distorcida enxergam e acreditam em imagens criadas pela força da mídia, tornando-se prisioneiros dos jornais, revistas, internet etc.  Associados a globalização e organizações que estão passando por grandes transformações só enxergamos e acreditamos no que vemos e o que é passado pela cultura, por informações que recebemos durante a vida toda, por conceitos e métodos que funcionaram por muitos anos, um tempo em que a era do computador e da tecnologia eram lentas, pouco conhecidas .Com a velocidade que a tecnologia e as informações estão nos dias atuais, a  necessidade de buscar o conhecimento crescer a cada minuto é maior, e temos por obrigação de nos atualizar,  buscando todos os dias conhecimento que  muitas vezes por medo ou comodismo não o fazemos, devemos nos preparar para o novo cenário mundial.

Devido as grandes transformações das organizações, com rápido crescimento e uma grande competição que evidenciam o cenário globalizado, tornando-se também possível a união de países e povos para seu crescimento, fica impossível de não mencionar a internet como a ferramenta principal para esse crescimento e desenvolvimento, tornando-se de grande importância para troca de informações, que de alguma maneira torna o mercado de trabalho dentro de empresas inseguro e turbulento.Com todas essas transformações, o crescimento das tecnologias e de grande quantidade de informações aumenta a cada minuto, cada vez com mais avanço nos meios de comunicação e trabalhos tecnológicos.

A caverna em o “Mito da Caverna” representa o mundo, que apresenta cenas e imagens  muitas vezes  que não são  a realidade e nos mostram a vida como um rio, quando olhamos nos parece que todos os dias ele corre da mesma maneira e direção, sem alterar nada em seu circuito, porém se observarmos todos os seus movimentos ele tem vida  e corre de um lado para outro,  à pedras gigante e pequenas em percurso, que daqui algumas semanas ou meses ele terá mudado seu lado e movimento e tais pedras não estarão ali, mas sim talvez pedras maiores ou menores, onde as anteriores serviram de base preparatória para as próximas. Temos que estar atento com os olhos abertos e seguir essas evoluções, não podendo mais ficar “presos” acreditando em sombras, temos que ver o mundo real com seus defeitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (139.6 Kb)   docx (68.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com