TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Modelo do Gerente Eficaz

Por:   •  20/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.100 Palavras (9 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 9

CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE

FACULDADE CENECISTA DE RIO DAS OSTRAS

CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

[pic 1]

BIANCA BATISTA FERREIRA RODRIGUES

Modelo do gerente eficaz

Rio das Ostras

2015

RESUMO

O presente trabalho aborda habilidades e competências necessárias aos gestores de processos. Atualmente, o mercado de trabalho está acirrado e à grande concorrência perante os desafios de um ambiente em contínua transformação, assim, revisões constantes de metas e estratégias são necessárias em todas as áreas da organização. Essa competitividade do mercado exige cada vez mais que as organizações realizem suas atividades com qualidade, baixos custos e pontualidade. A combinação destes elementos não é fácil de obter e o principal responsável pelo sucesso nesta tarefa é o gestor eficaz.

Palavras Chave: Mercado de trabalho; Metas; Estratégias;

ÍNDICE

  1. INTRODUÇÃO...................................................................................................8
  1. Objetivos Gerais....................................................................................................9
  2. Objetivos Específicos............................................................................................9
  3. Justificativa............................................................................................................9
  4. Metodologia de pesquisa.......................................................................................9
  1. REFERENCIAIS TEÓRICOS........................................................................10
  1. Eficiência versus Eficácia.................................................................................
  2. Gerência...........................................................................................................

2.1.1 Conceitos

2.1.2 Papel dos Gerentes

2.1.3 Habilidades dos gerentes

2.1.4 O perfil do gerente capaz

3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – Primeiro o mais importante (Drucker, 1967)

Figura 2 – Modelo eficiência x eficácia. The effective executive. HarperCollins Publishers, 1993.

ABREVIATURAS

ISO – International Organization for Standardization (Organização Internacional para Padronização)

1 – INTRODUÇÃO

O papel e o trabalho dos gerentes são temas centrais no estudo da administração. A globalização vem aperfeiçoar e integrar os gerentes a um mundo mais evoluído, dinâmico e bem mais criativo. Também deve ser levado em conta que a concorrência está a cada dia mais acirrada, fazendo com que as organizações precisem de todas as maneiras criar estratégias que causem fortes impactos. Portanto, o objetivo principal deste trabalho consiste em observar, descrever e analisar qual o diferencial utilizado pelos gerentes ao desenvolver suas competências gerenciais dentro das organizações, buscando assim, respostas tais como: a) Identificar e descrever o perfil, as habilidades e os papéis do gerente dentro das organizações; b) Identificar e descrever de que maneira essas variáveis contribuem para o desenvolvimento da organização; c) Analisar as diferenças no trabalho de diversos gerentes definidos de acordo com sua posição na hierarquia da organização.

 

  1. OBJETIVOS GERAIS

Analisar as principais contribuições

  1. OBJETIVOS ESPECIFICOS

Identificar necessidades de aprimoramento de empresas prestadoras de serviços de hotelaria marítima e adequá-los aos requisitos da norma ISO 9001.

Impulsionar mudanças na cultura da empresa.

Analisar o desenvolvimento dos processos relacionados a qualidade.

Analisar indicadores funcionais para melhoria continua dos processos.

  1. JUSTIFICATIVA

A gerência é um processo contínuo e interligado. Uma função conduz para a outra, em um ciclo de auto renovação. Profissionalmente, você não pode planejar sem uma organização; organizar sem um objetivo estabelecido; delegar sem um esquema de controle; controlar o progresso, sem a existência de um plano, exercer qualquer função, sem tornar decisões, e as boas decisões requerem um padrão de gerenciamento, para terem efeitos eficazes.

A realização deste trabalho possibilita o conhecimento prático e reflexivo a cerca do papel da gerência eficaz nas organizações.

1.4 METODOLOGIAS DE PESQUISA

Foi selecionada para este estudo a pesquisa bibliográfica para formar a base teórica que decorrerá através dos métodos qualitativos e exploratórios do ponto de vista do procedimento técnico de pesquisa documental, devido a natureza das fontes já terem sido processadas. A pesquisa será concebida com cooperação e participação direta ao objeto de estudo.

2 REFERENCIAIS TEÓRICOS

Serão abordadas neste capítulo, as principais questões relacionadas ao tema do trabalho. Primeiro, os aspectos e conceitos de gerência e sua evolução histórica, as características do líder, conceitos de eficiência e eficácia.

2.1 EFICIÊNCIA VERSUS EFICÁCIA

Peter Drucker, o pai da Administração moderna, define os termos da seguinte forma:

A eficiência consiste em fazer certo as coisas: geralmente está ligada ao nível operacional, como realizar as operações com menos recursos – menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, etc… Em uma empresa, o profissional precisa ser o tempo todo eficiente para gerar resultado no seu trabalho e no objetivo primordial de toda a companhia. Por outro lado, para ser eficiente, o profissional deseja estar sempre agregado à eficácia de suas ações. A eficácia consiste em fazer as coisas certas: geralmente está relacionada ao nível gerencial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (213.4 Kb)   docx (541.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com