TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Município de Natividade da Serra

Por:   •  16/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.238 Palavras (13 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 13

FATEC TAUBATÉ

TOBIAS EVANDRO ALVES

Projeto Integrador 1

MUNICÍPIO DE NATIVIDADE DA SERRA

Trabalho apresentado como Projeto Integrador do primeiro semestre do curso de Tecnologia de Gestão EAD sob orientação da Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Vendrameto.

TAUBATÉ

2017


FATEC TAUBATÉ

Autor: TOBIAS EVANDRO ALVES

Título:  MUNICÍPIO DE NATIVIDADE DA SERRA

Trabalho apresentado como Projeto Integrador do primeiro semestre do curso de Tecnologia de Gestão EAD sob orientação da Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Vendrameto.

 

Projeto Integrador recebido e aprovado em _____/_____/_____

_________________________________________

Prof. Orientador de Polo

_________________________________________

Prof. Orientador do PI

 

TAUBATÉ

2017


RESUMO

Este projeto interdisciplinar irá mostrar aplicação das disciplinas ministradas no primeiro semestre do curso Tecnologia em Gestão Empresarial da instituição FATEC Taubaté (Ensino a Distância) e demonstrar a importância do uso da matemática, informática, administração, contabilidade e o estudo da sociedade, tecnologia e inovação, o funcionamento da comunicação dentro da empresa, e critérios estabelecidos de administração empresarial , inovações tecnológicas na empresa Município de Natividade da Serra, localizada à Rua Jose Fernandes da Silva, 28, centro, Natividade da Serra/SP, este  projeto justifica-se para compor a nota do curso. Foram utilizados o histórico e a rotina de trabalho da empresa. Através dos resultados obtidos, pode-se perceber que a aprendizagem das disciplinas mencionadas, será de grande utilidade para a vida profissional de um gestor em uma organização pública ou privada, além do aprendizado para o exercício da cidadania, para a fiscalização do uso dos recursos públicos.

Palavras chaves: Gestão Pública; Administração Pública; Prefeitura; Natividade da Serra; Gestão Empresarial; FATEC-Taubaté.


ABSTRACT

This interdisciplinary project will show the application of the disciplines taught in the first semester of the Business Management Technology course of the FATEC Taubaté institution (distance learning) and demonstrate the importance of the use of mathematics, computer science, administration, accountancy and the study of society technology and innovation, the functioning of communication within the company, and established criteria of business administration, technological innovations in the company Natividade da Serra, located at Street José Fernandes da Silva, 28, center, Natividade da Serra / SP, this project is justified to compose the course note. The company's history and work routine were used. Through the obtained results, it can be perceived that the learning of the mentioned disciplines will be of great use for the professional life of a manager in a public or private organization, besides the learning for the exercise of the citizenship, for the control of the use of the resources the public.

Keywords: Public Management; Public Administration; Natividade of the Serra; City Hall; Business management; FATEC-Taubaté.


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        6

2. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA        7

2.1 HISTÓRIA        7

2.2 MISSÃO        8

2.3 VISÃO        8

2.4 VALORES        8

2.5 ORGANOGRAMA        8

3. ASPECTOS RELACIONADOS AO AMBIENTE EXTERNO        9

3.1 ATIVIDADE        9

3.2 SERVIÇOS        11

4. ASPECTOS RELACIONADOS AO AMBIENTE INTERNO        12

4.1 ÁREAS        12

4.1.1 Recursos Humanos        12

4.1.2 Finanças        12

4.1.3 Publicidade        12

4.2 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL        13

5. CONCLUSÃO        14

6. REFERÊNCIAS        15


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho terá como fonte de estudo o Município de Natividade da Serra, empresa de direito público, inscrita sob o CNPJ: 45.686.227/0001-70, localizada à Rua Jose Fernandes da Silva, 28, centro, Natividade da Serra/SP.

Fundada em 29 de maio de 1853, o Município de Natividade da Serra tem como o principal objetivo, o bem-estar social de sua comunidade (Lei Orgânica Municipal, 1990) e eficiência nos serviços prestados, como educação, saúde e saneamento. Trata-se de uma empresa de médio porte segundo parâmetro de número de empregados (SEBRAE, 2011), com 396 funcionários ativos, o Município possui uma área de influência de 833 km², sendo o 3º maior município do Vale do Paraíba.

O Município é formado por dois órgãos principais, sendo o primeiro a Prefeitura Municipal, dirigida pelo Prefeito Municipal, órgão executivo responsável pelas finanças e serviços públicos, e o segundo a Câmara Municipal, com 11 vereadores , sendo responsável por legislar sobre assuntos que impactem no orçamento, ou que gerem o ordenamento do Município, tendo também como função a fiscalização da aplicação dos recursos públicos aplicados pela Prefeitura em seus serviços, prevendo maior eficiência de sua utilização e combatendo os desvios.

2. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

2.1 HISTÓRIA

Incrustrada em um mar de morros, nos contrafortes da Serra do Mar, Natividade da Serra com seus quase 7 mil habitantes (IBGE 2011), “ressurgida das águas”, preserva com carinho a culinária tropeira e possui uma riqueza natural inigualável.

No ano de 1823, a família dos Toledo veio de Portugal e instalou-se, primeiramente na cidade de Cunha, depois receberam um pedaço de terra onde hoje é o município de Natividade da Serra para explorá-la racionalmente, deslocou-se primeiro para a Vila do Bairro Alto, naquela época um amontoado de casinhas e depois instalou-se as margens do rio do Peixe. A data mais antiga documentando a origem de Natividade da Serra é 29 de maio de 1853, data de Emancipação Política do Município.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (230.3 Kb)   docx (320.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com