TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O NEUROMARKETING NA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  14/9/2020  •  Resenha  •  1.515 Palavras (7 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 7

NEUROMARKETING

Neuromarketing se refere a junção da neurociência com o marketing. Nós sempre vivemos com as chamadas lovemarks, que são aquelas marcas que amamos. As marcas buscam sempre estar dentro das pessoas de forma inconsciente, pois segundo estudos as decisões de compras inconsciente são representadas em 95 %.

As marcas estão transformando a comunicação, estamos vivendo a era da atenção, ou seja, temos que chamar a atenção do público, hoje por exemplo no youtube temos 5 segundos para chamar a atenção das pessoas. Temos o chamado remarketing aonde as marcas vêm atrás de seu consumidor, por exemplo quando você visualiza um produto em site de compra e após isso este mesmo produto aparece no seu e-mail, ou em outra página da internet em que você está acessando.

Temos 3 partes do cérebro que são divididas desta forma: New Brain – lado racional; Middle Brain – lado emocional, memória de longa duração; Reptilian Brain – sobrevivência, recompensa imediata.

O grande desafio das marcas hoje é ultrapassar a razão, gerar emoção e fazer o cliente comprar de forma inconsciente. Mas as marcas faziam e ainda fazem a gente gravar por repetição, exemplo: Big Mac – 2 hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles e pão com gergelim.

Os três índices da Neurométrica são: atenção, memória e emoção. Temos que trabalhar estes três índices de forma cruzada e em alta performance. No estudo do nosso cérebro Reptiliano vimos que ele é: egoísta; contraste; tangível; começo, meio e fim; visual e emocional.

O cérebro não presta atenção nas mesmas coisas que acontecem diariamente, ele economiza energia nessas situações. Para o cérebro guardar algo requer energia e química e para que isso ocorra precisamos trazer algo diferente para alterar os padrões neurais. Alterando os padrões neurais atingiremos o objetivo de reter atenção, gerar emoção e vender.

O cliente de hoje quer algo personalizado, ele tem que ver que o produto é feito para ele, como você poder montar o seu carro da maneira que você deseja. Muitas empresas já utilizam o CRM – creative relationship management, empresas que não adotam isso já estão para trás, o cliente liga você já sabe o que ele quer, você tem o perfil do seu cliente. Temos que saber para qual público estamos falando, público feminino tem um perfil diferente do público masculino.

O marketing do futuro é como as empresas irão misturar emoções, sensações e sentimentos dentro de suas comunicações, embalagens, atendimento, produtos, sites e etc.

Concluímos que na era da atenção que é o que vivemos hoje, não temos mais espaço para achismos, tudo tem que ser feito de maneira estudada. Temos que saber exatamente nosso público alvo e irmos atrás de dados e gerar em ações que prendam a atenção do nosso cliente, através de alterações dos padrões neurais, desta forma gerando emoção no cliente, deixar nossa marca realmente marcada para que ele faça a compra de forma inconsciente, esse é o caminho para fidelizarmos o cliente. Vejo que no dia – a – dia podemos empregar várias técnicas de neuromarketing até mesmo nas nossas relações com os outros colaboradores, no atendimento ao nosso cliente. Entregar um trabalho que marque que você mesmo que fez, sair daquilo padronizado que todo mundo faz, se continuar seguindo o padrão você não trará atenção para aquilo que você fez, não gerará emoção e simplesmente não será lembrado, se tornará mais um. No relacionamento com as pessoas dentro da empresa também se torna muito importante o neuromarketing, o que a minha imagem, a minha postura mostra para essa outra pessoa. Temos sempre que tentar manter uma postura adequada para o relacionamento interno com os outros do seu setor, de outros setores, chefes e diretoria, se não passarmos uma boa impressão, uma boa imagem, será difícil de evoluirmos dentro da organização, ou até encontrar uma boa oportunidade no mercado.

PARTE 2

A COMERCIALIZAÇÃO DA INFÂNCIA

A criança começa sua jornada de consumo na infância, esta é uma grande fatia de mercado que é explorada pelo comércio. O marketing está sempre atrás desta fatia mercado devido ao grande poder compra que as crianças têm. Crianças ganham dinheiros de seus pais e avós, elas têm permissão para gastar, mas o que o marketing realmente está de olho é no poder de influência de compra das crianças, os adultos gastam influenciados pelas crianças, seja com produtos diretamente para o consumo das crianças ou até por exemplo um carro para o pai poder transportar a família.

As crianças de hoje são multitarefas, fazem mais de uma coisa ao mesmo tempo e elas ficam o tempo todo expostas as mensagens de propagandas, as crianças e bebês são literalmente bombardeados de propagandas o tempo todo, em programas de Tv, em joguinhos na internet, no supermercado e etc. O objetivo é fidelizar a criança a comprar a mesma marca, consumidores para a vida toda, no passado essa cultura de consumo era pequena e barata, mais nos dias atuais, este consumo é alto e caro, produtos caros sendo vendidos para crianças.

Quando você utiliza um personagem de desenho favorito dela para ofertar um produto, você estimula uma emoção muito poderosa que elas têm. Isto é visto como uma publicidade de alto poder de influência, quando inseri em filmes, desenhos, programas infantis o “placement” de produto.

Psicólogos, antropólogos, sociólogos e cientistas comportamentais são usados pelo marketing para moldar a preferência de marcas da criança. Estudam tudo que as crianças fazem, desde tomar um banho até quando vão ao mercado, fazem relatórios que serão usados pelo marcado. As crianças acabam competindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com