TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O OPERADOR DE TRANSPORTE MULTIMODAL COMO FATOR DE OTIMIZAÇÃO DA LOGÍSTICA

Por:   •  9/6/2015  •  Monografia  •  6.412 Palavras (26 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 26

UNIVERSIDADE GAMA FILHO

CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU

MBA EM GESTÃO EM LOGISTÍCA E OPERAÇÕES GLOBAIS

O OPERADOR DE TRANSPORTE MULTIMODAL COMO FATOR DE OTIMIZAÇÃO DA LOGÍSTICA

Valnez do Amparo Santos Silva

Orientador: João Carlos Batista

Endereço para correspondência:

Rua: Marcos Plenciz 33

Bairro Jd. Lucélia - Grajaú

CEP: 04852-430 São Paulo-SP

valnezsilva@yahoo.com.br

SÃO PAULO, SP

2013

Resumo

Para a elaboração desse artigo foi realizado uma pesquisa exploratória voltada para levantamento bibliográfico, utilizou artigos originais publicados no Brasil e indexados pelo Scielo (Scientific Electronic Library Online), Biblioteca Digital da Universidade Gama Filho – Revista Brasileira de logística e Revista Eletrônica de Comercio Exterior. Com a realização das pesquisas, foi detectado que o sistema de transporte brasileiro depende fortemente do modal rodoviário, o mau aproveitamento de outros modais de transporte também foi indicado. Utilizou alguns indicadores para identificar as possíveis melhorias no setor de transportes brasileiro e compará-lo a outros Países. Entre esses indicadores estão os de extensão e de quantidades movimentadas pelos modais de transporte. Conclui-se que o Brasil ainda está atrás de outros Países, não havendo uma política definida no País para resolver os problemas do setor de transporte brasileiro.

Palavras – Chave: TRANSPORTE; LOGÍSTICA INTERNACIONAL E EXPORTAÇÂO

Abstract

For the preparation of this article was made an exploratory research focused on bibliographical survey, using original articles published in Brazil and indexed by SCIELO (Scientific Electronic Library Online), Digital Library of the University Gama Filho - Brazilian Journal of Logistics and Electronic Journal of Foreign Trade. With the completion of the research, it was found that the Brazilian transportation system depends strongly on road transportation, the poor performance of other modes of transport was also indicated. It was used some indicators to identify possible improvements in Brazilian transportation and compare it to other countries. Among these indicators are the extension and amounts moved by transportation modes. We conclude that Brazil is still behind other countries, without having a defined policy in the country to solve the problems of the transport sector in Brazil.

Keywords: TRANSPORTS; INTERNATIONAL LOGISTICS AND EXPO

Introdução

O trabalho tem muita citação direta (o que foi escrito por outro autor)... deve ter citação indireta (interpretado por você).... para começar, faça a introdução apenas e me encaminhe... nela deve constar uma breve abordagem sobre o tema que pretende discutir até a discussão do problema de pesquisa.... se quiser, encaminho um material que explica como montar o trabalho.... meu email é jonnybarreto@hotmail.com

Preciso entender o que se pretende fazer... falar de modais, logística etc fica muito vago.... deve ter foco.

Com a globalização os países impulsionou o volume de transporte de cargas entre as empresas e o mercado sem fronteiras fez a unificação entre as companhias, assim, vários segmentos impulsionaram a busca pela excelência para oferecer produtos e serviços de qualidade que atendam os requisitos dos clientes. Tem erro de concordância... rever texto.

Dessa forma Rodrigues diz que a logística“ tem uma amplitude muito mais dinâmica e global, abrangendo não somente todas as tarefas pertinentes a gestão de materiais, como também a coordenação sobre os processos de manufatura, embalagem, manuseio, (...) distribuição e gerenciamento da informação” (RODRIGUES, 2002. p. 122)

"A logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados ( e os fluxos de informações correlatas) através da organização e seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presente e futura através do atendimento dos pedidos a baixo custo" (CRISTOPHER, 1992 p.35).

Precisa ter recuo acima de três linhas... 4 recuos à direita.....

Em relação ao transporte e logística, BALLOU (1993, p. 113), afirma que: transporte é uma das mais importantes tarefas logísticas, agregando o valor de lugar ao produto. Seu conceito acaba sendo confundido por leigos com o próprio conceito de logística, talvez pela sua participação nos custos totais logísticos. O autor ainda destaca que o frete costuma absorver dois terços do custo logístico na maior parte das firmas e cerca de 10% do custo total da mercadoria.

Observa-se ainda que o transporte marítimo pode ser usado para todos os tipos de carga e para qualquer porto do globo, sendo o único meio de transporte que possibilita a remessa de milhares de toneladas ou de metros cúbicos de qualquer produto de uma só vez. MENDONÇA (1997, p. 82),

Em relação ao mercado internacional, Ballou (1993, p.113) diz que:

Para atender às necessidades do consumidor no mercado internacional a tempo justo e com qualidade total é necessário observar dois fatores no comportamento dos exportadores e importadores no tocante à tomada de decisão quando vendem ou compram mercadorias: o tempo de entrega, a qualidade do produto (carga) e os serviços para transportá-lo até o destino final, aspectos que são de importância fundamental no que diz respeito à competitividade em relação aos outros fornecedores. Dentro do processo de distribuição, o transporte é fator relevante, pois o frete pode absorver até dois terços do gasto logístico.

Verifica-se que dentro do processo de distribuição, o transporte é fator relevante, pois o frete pode absorver até dois terços do gasto logístico, como já foi citado acima, conforme Ballou (1993, p.113). Quando não existe um bom sistema de transporte, a extensão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45 Kb)   pdf (110 Kb)   docx (34.2 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com