TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Organograma, qual sua importância para a Organização e a função que possui

Por:   •  20/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  737 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 1

A Empresa em questão, encontra-se num estado de Ambiente mutavel, em desfoque, com grande publico de clientes, no entanto não sua demanda não está sendo capaz de acompanhar os pedidos, o que os levam a mexer nos quadros de funcionários, forçando-os a se flexibilizarem a fim de satisfazerem seu público alvo, em vista disso foi contratada uma empresa de Adminstração e gestão, com a finalidade de trazer a empresa para um Ambiente Estável, rentavel e autamente lucrativo, e nos perguntamos de que forma; Atualizando a Piramente de Hierarquia, contratando os profissionais para o setor correto, buscando informações internas e externas, informatizando e ampliando o que já existe de tecnologia na empresa, e desenvolvendo um projeto de telecomunicação eficiente, em fim, reestruturando totalmente a empresa, de forma que os resultados a fim de tudo sejam plenamente satisfatórios.

ETAPA 2

1 - O que é um Orgonograma, qual sua importancia para a Organização e a função que possui?

Organograma é uma representação feita em gráficos para definir de forma hierárquica a organização de uma instituição qualquer; um negócio, ou, uma empresa.                                                                              A finalidade de um organograma é definir com perfeita ordem a função que desempenha cada um na organização perfeita definidas por postos em forma de pirâmide de acordo com o grau de competência.
Sua Função é
construir uma base sólida de planejamento estratégico.

2 – Organograma atual.

[pic 1]

3 – Nova Proposta Organizacional

[pic 2]

Como podemos ver, foi eliminado dois cargos de Diretores, bem como o cargo de Gerente de Compras, com a eliminação destes cargos de auto padrão, foi possível economizar verba e aumentar os cargos de montagem, para que possam atender a alta demanda, já o cargo de gerente de compras não se faz necessário tendo em vista que a contratação de um comprador apenas já é o necessário, bem como o custo de um Gerente de Compras é maior que de um comprador, onde o Gerente Geral poderá encarregar-se de supervisiona-lo, também foi eliminado um cargo de representante comercial, tendo em vista a desnecessidade de dois representantes um em cada cidade, o que eleva muito o custo da empresa, tendo em vista que apenas um representante consegue cobrir toda a área necessária. Como podemos observar também foi criado um cargo de RH (Recursos Humanos), haja vista que a empresa não disponibilizava deste Órgão fundamental para a Empresa.

ETAPA 3

Projeto de Estrutura Organizacional a ser apresentado para a Diretoria da empresa.

Seu Sistema Organizacional será reestruturado da seguinte forma:

ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
 processo de distribuição de autoridade, especificação de atividades em todos os níveis hierárquicos e delineamento do sistema de comunicação. A estrutura organizacional será um mecanismo que auxiliará as pessoas dentro da organização a caminharem em busca do objetivo que trata-se de atender a demanda.

Estrutura Organizacional Será elaborada basicamente em Três Subsistemas:

Divisão do trabalho: a decomposição de uma tarefa complexa em componentes, de modo que os indivíduos sejam responsáveis por um conjunto de atividades limitado, e não por tarefa como um todo.

Departamentalização: agrupamento, em departamentos, de atividades de trabalho que sejam semelhantes ou logicamente conectadas.

Coordenação: integração das atividades realizadas pelas partes separadas de uma organização, para alcançar objetivos organizacionais.

Divisão do Trabalho:

Especialização de tarefas: divisão do trabalho em tarefas padronizadas e relativamente simples.

Departamentalização e Alcance de Gerência:

Organograma: diagrama da estrutura de uma organização, mostrando as funções, os departamentos ou as posições na organização, e como estes elementos se relacionam.

Alcance de gerência (ou alcance de controle): o número de subordinados que se reporta diretamente a um dado administrador.

Estrutura organizacional alta: estrutura organizacional caracterizada por um alcance de gerência pequeno e muitos níveis hierárquicos.

Estrutura organizacional achatada: estrutura organizacional caracterizada por um grande alcance de gerência e poucos níveis hierárquicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (169.8 Kb)   docx (69.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com