TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DA PESQUISA CIENTÍFICA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Por:   •  19/8/2019  •  Monografia  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

Produzir conteúdo científico é um desafio em meio ao padrão encontrado no centro acadêmico. Existe o impasse de associar teoria e prática assim como a instrução dada em sala de aula e a pesquisa, esse tema é discutido por tempo e por diversos autores (Demo, 1997; Peixoto, 1992). A dificuldade de relacionar ensino e pesquisa na graduação remonta ao fato de que alguns professores estabelecem uma diferença entre a sala de aula e o espaço da pesquisa.

A iniciação científica em si promove mudanças na forma de pensar e agir daqueles que estão envolvidos com algum propósito em um projeto. Essa metamorfose de atitudes e pensamentos transformam não só aqueles que estão comprometidos com a investigação, mas todos os que estão em sua volta, pois a descoberta gera resultados e resultados trazem transformações no âmbito, estudantil e pode ser expandido para ambientes diversificados, como o social e profissional, pois permite a

...construção de uma via de mão dupla entre ensino e pesquisa, vai além de estabelecer entre eles uma relação de interdependência: também aporta um novo significado ao ensino de graduação, ao visualizar a sala de aula como mais um espaço de construção do conhecimento. (Breglia, 2002, p.64)

Para que discentes aprendam a aprender de fato, é necessária uma imersão dentro dos conteúdos apresentados no meio acadêmico. Que vai além da aprovação em uma avaliação com dez questões. Conhecer de fato vai além dos tópicos ensinados em sala de aula. Na perspectiva de Almeida (1996, p.22) “parece claro que a pesquisa científica pode ser um excelente instrumento educativo na medida em que leva os alunos a lidarem com o processo de conhecer e não apenas com o produto desse processo”. As técnicas de busca pelo conhecimento renovam forma de estudar, alcança maiores objetivos que vão além da classificação em um teste. A pesquisa ensina como o aluno entende o sentido de aprender.

A pesquisa tem seu papel fundamental no aprendizado de forma geral, traz consigo uma bagagem enorme e faz com que aqueles que especulam sobre temas variados ou específico em sua vida acadêmica, tenham mais criatividade e capacidade de resolver problemas de forma mais ágil e eficiente. Dessa forma a IC promove um “melhor aproveitamento no curso de graduação, que passa a ser mais valorizado” ou “melhor aproveitamento das disciplinas de graduação, ampliando o âmbito das análises e conteúdos de ensino” (Caberlon, 2003). Além disso, a IC proporciona a “formação abrangente”, “pela possibilidade de aquisição de conhecimentos científicos e específicos” (Bridi, 2004).

Além disso, a prática de ler e escrever artigos baseados em opiniões dá ao aluno mais liberdade de debater sobre temas de forma segura dentro e fora da sala de aula, que lhe dará uma visão mais ampla do curso e de seus anseios profissionais Essas certificações        são atestadas nos dados confrotados por Aguiar (1997, p.88), segundo a qual “para muitos alunos a iniciação científica no meio acadêmico serve como um refúgio para frustração que é a grade curricular”. Onde é apresentado um conteúdo que em muitas da vezes não tem um aproveitamento nas aulas que saõ por regra demonstrativas.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com