TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO GESTOR EM CRISES ECONÔMICAS

Por:   •  22/3/2017  •  Abstract  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

O empresário teme pela falência de sua empresa, e o trabalhador, a ameaça de uma possível demissão e ambos sabem que dependem um do outro para garantir os resultados da empresa, mas durante um período de crise tamanha é a instabilidade que o medo e o suspense imperam sobre a crença de que juntos podem chegar mais longe. Durante uma crise econômica, é imprescindível que os gestores saibam da importância do seu papel perante aos seus colaboradores para minimizar os conflitos e as indecisões dentro do ambiente de trabalho. O objetivo desta pesquisa foi o de apresentar formas e posturas do gestor para lidar com as crises e manter motivadas as pessoas de sua equipe. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e estudo de percepção de 23 profissionais que participaram de uma aplicação de um instrumento que objetivou o levantamento e posterior análise das suas percepções quanto ao papel dos gestores das pessoas de suas empresas durante o período da crise econômica do Brasil. A aplicação do questionário ocorreu dentro da sala de aula do 8º semestre do curso de administração do Centro Universitário Assunção – UNIFAI, no dia 29/09/2016, das 19h30min às 20h00min horas e os resultados demonstraram a dificuldade das empresas e gestores na comunicação transparente que transmite segurança aos colaboradores.

Palavras-chave: Gestor de Pessoas. Crises econômicas e políticas. Transparência. Feedback.

CONCLUSÃO

Crises econômicas em geral tem como efeito a insegurança generalizada a todos que depende do seu próprio trabalho para garantir seu sustento. No momento de incertezas, os empresários adiam os investimentos, novos empreendedores aguardam momentos mais estáveis para iniciarem seus projetos, e empregados se questionam sobre a solidez da empresa e sobre as possibilidades de demissão.

Tais crises se tornaram frequentes e intensas, afetando diretamente o cotidiano das empresas. Por este motivo, cada dia mais as empresas se conscientizam sobre a importância de uma boa gestão, não somente relacionado à resultados, mas também em relação à gestão de pessoas. Formar gestores que tenham atitudes voltadas não apenas para resultados, mas sim líderes, profissionais capazes de motivar seus colaboradores, além de gerenciar e solucionaras possíveis adversidades que possam eventualmente surgir.

Apesar deste objetivo, a maior parte dos gestores ainda não se adaptou ao papel que deveria. Conforme pesquisa, 61% dos colaboradores da amostra disseram que seus gestores não comunicaram adequadamente sobre os rumos da empresa num momento de crise, e falharam com a transparência esperada. A falta de uma comunicação transparente pode levar a insegurança quanto aos empregos e desmotivação da equipe.

Cabe aos gestores, e futuros gestores compreender o seu papel dentro das organizações e mais do que isso seu papel junto de suas equipes pois conforme o pensamento de Martins (2010) os gestores não possuem apenas responsabilidades táticas e operacionais; devem se posicionar como gestores da estratégia, devem participar e se apropriar do processo de gestão da estratégia e desenvolver consciência estratégica de suas equipes em momentos de incerteza minimizando os impactos dos boatos e dando segurança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com