TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PERFIL DO PROFISSIONAL EM LOGISTICA

Por:   •  18/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.676 Palavras (7 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CURSOS DE GRADUAÇÃO – EAD

FLAVIA MORAES MARANHÃO

ELIANE CUSTÓDIA DOS SANTOS

Gracielle Quaresma Dos Santos Silva

O PERFIL DO PROFISSIONAL EM LOGISTICA

Goianésia

2019

[pic 2]

CURSOS DE GRADUAÇÃO – EAD

FLAVIA MORAES MARANHÃO

ELIANE CUSTÓDIA DOS SANTOS

Gracielle Quaresma Dos Santos Silva

O PERFIL DO PROFISSIONAL EM LOGISTICA

Projeto apresentado é conjunto de diretrizes – objetivos e normas – que norteiam a Condução e elaboração do Projeto Integrador no curso Tecnológico em logística do Centro Universitário Claretiano.

Responsável: Prof. Dr. Francisco de Assis Breda

Goianésia

2019

SUMÁRIO

1    Introdução        ...04

2    Desenvolvimento        05

3    Conclusão.............................................................................................................09

4    Referências        ..........................................................................................................10


1  -  INTRODUÇÃO

Atualmente verifica-se a grande importância da logística para a empresa. De acordo com o processo logístico da empresa, possivelmente este pode trazer lucros ou prejuízos, aumento da procura pelos produtos ofertados ou ate a diminuição dos clientes.

 Neste projeto que tem como tema “O perfil do profissional em logística” abordará o perfil atribuído ao profissional em logística, destacando suas habilidades, competências, objetivos, suas funções, onde ele pode atuar e os cargos que ele pode ocupar e as habilidades necessárias que ele deve ter.

  Observa-se que o processo logístico se encontra em todas as empresas, publicas ou privadas, grandes ou pequenas, no interior ou nos grandes centros, mas em todas estas o processo logístico tem extrema importância: segundo (FILHO, 2006) nos dias atuais um planejamento logístico nas empresas vem a ser muito importante para seus lucros. E na maioria das vezes como se observa diariamente nos telejornais as dificuldades encontradas pelas empresas nesse processo logístico são observadas com facilidade.

 Neste trabalho se respondera a seguinte problematização: quais os problemas encontrados pelos os profissionais em logística nas empresas. Este problema será respondido através do meio bibliográfico com estudo de obras autores que abordam o assunto.

Como objetivo geral foi levantado a seguinte meta: avaliar o processo logístico nas empresas, pois esse processo pode fazer a diferença nas organizações. Serão abordados aspectos como: competência, organização, agilidade, leis, qualificação, etc.

Nota - se que seja de total importância o estudo sobre as competências atribuídas ao profissional em logística das empresas tendo em vista o alto índice de empresas que fecham as portas muitas vezes por dificuldades financeiras, e uma das causas dessas dificuldades financeiras pode estar relacionado ao mau planejamento logístico da empresa.

2   -  DESENVOLVIMENTO

Quando falamos em logística logo nos vem a cabeça processos de distribuição de materiais, porem o processo logístico envolve muito mais do que uma simples distribuição de materiais. Definimos a logística em um ramo de gestão cujas atividades estão voltadas para o planejamento da armazenagem, circulação (terra, ar e mar) e distribuição de produtos.

Neste projeto que tem como tema “a importância da logística na empresa” nota–se que seja de extrema importância para empresa tanto pública como privada uma gestão logística de qualidade, tendo em vista que por meio da logística a empresa pode agregar lucros e clientes.  Segundo Arbache, {et al}  “a logística estratégica é a chave para o sucesso empresarial de uma empresa”.

Um dos objetivos mais importantes atribuídos ao profissional em logística é conseguir criar mecanismos para entregar os produtos ao destino final num tempo mais curto possível, reduzindo os custos. Para isso, os especialistas em logística estudam rotas de circulação, meios de transportes, locais de armazenagem entre outros fatores que influenciam na área.

Nas empresas os empresários devem ter a ciência e o conhecimento do processo logístico para uma eficiente distribuição de seus produtos. Este processo logístico tem inicio na entrada dos recursos primários e vai ate a distribuição dos produtos finalizados.

O processo logístico atualmente é muito diferente do processo logístico de anos atrás, pois a concorrência atual entre as empresas é muito maior. As empresas e seus gestores e principalmente o profissional da logística da empresa, devem conhecer diferentes maneiras de se adquirir e disponibilizar seus produtos no mercado e efetuar a entrega desses produtos ao consumidor com eficiência. Para (LEMES e PISA. 2010, p.167) “a pontualidade da entrega dos materiais, influenciam no preço de venda, na qualidade dos produtos, na eficiência e na confiabilidade da entrega”.

O processo logístico pode interferir na gestão de uma empresa tanto positivamente como negativamente. Para se alcançar resultados positivos na empresa possivelmente deve haver profissionais qualificados atuantes na aérea de gestão.

Pode ser necessário que as empresas ofereçam cursos de aperfeiçoamento para seus funcionários atuantes na aérea logística da empresa, pois um profissional mais qualificado e preparado para a execução desse processo logístico pode fazer a diferença na empresa e para ele também, pois segundo (FILHO, 2012) “O profissional de logística, para ser mais valorizado tem que entender sobre todos os assuntos que dizem respeito à cadeia logística”.

Na empresa possivelmente o especialista em logística seja a pessoa responsável pela administração dos recursos matérias utilizados nela. Possivelmente ele tenha que controlar os estoques, a armazenagens dos produtos fabricados ali, planejar a movimentação e a distribuição posteriores a armazenagem.

Sendo assim vemos que os objetivos mais importantes para o profissional em logística é conseguir criar mecanismos para entregar os produtos ao destino final num tempo mais curto possível, reduzindo os custos. Para isso, os especialistas em logística estudam rotas de circulação, meios de transportes, locais de armazenagem entre outros fatores que influenciam na área.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (309.5 Kb)   docx (205.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com