TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE MATERIAIS

Por:   •  24/9/2018  •  Monografia  •  3.792 Palavras (16 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 16

2. MRP – PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE MATERIAIS

O MRP surgiu nos anos 60, mais conhecido como Material Requerements Planning, atualmente chamado de MRPI. Sua utilização permite as empresas poderem calcular a quantidade de materiais de determinado tipo são necessários e em que momento. Portanto, verifica todos os componentes necessários para atender os pedidos, garantindo que sejam providenciados a tempo. (Slack, 1997).

O objetivo principal do sistema de cálculo das necessidades é o cumprimento dos prazos de entrega dos pedidos, com pouca formação de estoque, planejando a compra e a produção de itens apenas no momento e nas quantidades necessárias. (Corrêa, 2001).

Para que seja executado os cálculos de quantidade e tempos descritos, o MRPI normalmente necessita manter certos dados em arquivos de computador, os quais quando o MRPI é rodado são verificados e analisados, esses arquivos de computador devem ser entendidos e adicionados para que o sistema rode perfeitamente.

2.1. Itens Necessários ao MRPI

a) Gestão de Demanda

Engloba processos que realizam a interface da empresa com seu mercado consumidor.

Podem incluir, dependendo do negócio, cadastramento de pedidos, a previsão de vendas, a promessa de entrega, o serviço ao cliente e a distribuição física. Por exemplo, em uma empresa de vendas por catálogo, se você faz o pedido e depois de uma semana liga para saber o porquê seu pedido não foi entregue, a atendente do SAC já sabe através do sistema onde seu pedido atrasou.

Para isso serve a Gestão de Demanda, para que os pedidos sejam controlados de forma que tanto a empresa quanto o cliente possam saber aonde está o pedido e porque de seu atraso.

b) Carteira de Pedidos

Na maioria da empresas, a função vendas é gerenciada pela Carteira de Pedidos. Nessa carteira de pedidos existem informações sobre os pedidos realizados pelos clientes. Para a realização do cálculo das necessidades de materiais do MRP I, são de extrema importância que esses registros estejam certos de acordo com que cada cliente pediu, na  quantidade e no momento certo, para garantir que a operação do MRP I seja realizada com sucesso.

c) Previsão de Demanda

Independente do grau de sofisticação do processo de previsão numa empresa, é difícil utilizar os dados históricos que prevêem futuras tendências, ciclos ou sazonalidades.

A previsão de Demanda basicamente é responsável por prever o quanto vai ser demandado de tal item e em qual período, para não ser surpreendido com altas demandas, assim não podendo ser as vezes aceitas e atendidas.

d) Lead Time

Significa o tempo entre a liberação de uma ordem (compra ou produção) e o momento em que o material referente a ordem está pronto e disponível para poder ser utilizado. Em se tratando do MRP é importante que se consiga diminuir os Lead Times, tornando este fator uma vantagem para a empresa.

É responsável por calcular o tempo entre compra de materiais e a entrega, pois, quando é realizado um pedido é feito todo um cálculo para saber se há materiais disponíveis para a produção do mesmo e quando dá necessidade de comprá-lo é necessário saber quando ele estará disponível para a linha de produção utilizá-lo, sendo nesse momento que entra o Lead Time para saber o quanto cada máquina terá que esperar para prosseguir com a produção.

O Lead Time não é somente usado para apurar tempos de espera das máquinas, mas também calcula o quanto tempo irá perder com a formação de filas, com isso obrigando a empresa a recorrer a medidas preventivas, como por exemplo, o aumento do volume de estoques para evitar a falta do produto, ou seja, indo contra as idéias do Just in Time descritas nesse trabalho. A ocorrência desses efeitos obriga a empresa a recorrer a medida preventiva, como por exemplo, o aumento do volume de estoques para evitar a falta de produto.

Suponha-se que um pedido de 50 unidades do produto A, a ser entregue na semana 19, esteja sendo planejado.

Na Figura 1 encontra-se um exemplo de como ficaria o cálculo dos momentos em que as ordens de compra e produção deveriam ser liberadas, fazendo uso de um esquema que represente estas ocorrências no tempo. Esse esquema mostra o Lead Time da estrutura D de um determinado produto, ou seja, o quanto o mesmo terá de tempo de espera entre a compra de materiais e sua entrega.

Figura 1 – Lead-Time D de Uma Estrutura de Produtos[pic 1]

Fonte: Corrêa (2001)

Na Tabela 2 temos um exemplo de Lead Time de uma estrutura de produtos, ou seja, quais os Lead Times de cada item que forma o produto final e quais são seus tempos para que seja feito o cálculo nas máquinas.

Tabela 2 – Lead-Time Para Determinada Estrutura de Produto

A

1 semana

B

2 semana

C

1 semana

D

1 semana

E

2 semana

Fonte: Corrêa (2001)

  • Vantagens da Redução na Organização do Lead Times: Com essa redução pode - se atingir tempos de atravessamento menores, menos estoques em processo, mais agilidade e rapidez as mudanças de mercado e redução do tempo de entrega aos clientes. Para contribuir com os Lead Times dentro do processo surge um sistema conhecido como ABC.

e) Sistema ABC

Empresas que possuem um grande número de pessoas ou itens de material, apresentam duas variáveis conhecidas como valor e quantidade. Isso tudo se dá por que existem produtos que não possuem a mesma rotatividade e valor do que outros. São realizadas classificações para saber o que é mais importante em se tratando de produtos dentro do mix de produtos que a empresa possui. Também auxiliam no funcionamento do MRP os Lotes Econômicos de Compras (LEC).

Para construir maior controle é comumente usado tabelas descritivas que demonstram a movimentação e os valores dos itens. Os itens de baixa movimentação e custos baixos não necessitam de altos estoques e nem de um maior controle.

f) Lote Econômico de Compra (LEC)

Os estoques necessitam de uma reposição e para isso são realizados pedidos para que sejam repostos. Através do LEC é possível identificar o quanto comprar de cada item, medindo vantagens e desvantagens em se manter os estoques. É necessário saber o custo total de manutenção de uma unidade de estoque por um período de tempo (Ce) e os custos totais de colocação de um pedido (Cp).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (220.6 Kb)   docx (34 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com