TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: MAGAZINE LUIZA

Por:   •  6/8/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.577 Palavras (19 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

BRUNA ORLANDELI OLIVEIRA

DENILSON PRADO RUFINO

ISABELLY CAROLINE DE MATOS FREITAS

JEAN FELIPE FRANCISCO

LARISSA YUMI KATSUI

RAFAELA GONGORA SILVEIRA DE CASTRO

PLANO DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS:

MAGAZINE LUIZA

LONDRINA

2021

BRUNA ORLANDELI OLIVEIRA

DENILSON PRADO RUFINO

ISABELLY CAROLINE DE MATOS FREITAS

JEAN FELIPE FRANCISCO

LARISSA YUMI KATSUI

RAFAELA GONGORA SILVEIRA DE CASTRO

PLANO DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS:

MAGAZINE LUIZA

Relatório de Pesquisa apresentado ao Curso de Administração de Empresas da Universidade Estadual de Londrina, na disciplina 7ADM058 – Gestão de Pessoas III, como requisito para obtenção de nota parcial na disciplina.

Orientador: Prof. Dr. Luciano Munck

LONDRINA

2021

LISTA DE QUADROS

Quadro 1 – Missão, Visão e Valores da Magazine Luiza        6

Quadro 2 – Definição dos Eixos de Desenvolvimento ou Áreas de Competência        10

Quadro 3

Quadro 4 – Definição dos Requisitos de Acesso        13

Quadro 5 – Certificações PMI        14

Quadro 6  Avaliação das Atribuições e Responsabilidades        16

Quadro 7  Avaliação dos Requisitos de Acesso        16

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – Pilares Estratégicos da Empresa        7

Figura 2 – Estrutura Organizacional da Magazine Luiza        9

Figura 3 – Posicionamento na Matriz para Endereçamento        17


SUMÁRIO

1 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA        4

1.1 OBJETIVOS DO TRABALHO        5

1.2 ESTRATÉGIA        5

2 DESENVOLVIMENTO        9

2.1 EIXOS DE DESENVOLVIMENTO OU ÁREAS DE COMPETÊNCIA        9

2.2 DEFINIÇÃO DAS COMPETÊNCIAS HUMANAS        11

3 AVALIAÇÃO DO PROFISSIONAL        15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        19

1 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A história da varejista Magazine Luiza e de seu crescimento exponencial no mercado brasileiro está relacionada a figura de liderança exercida pela empresária Luiza Helena Trajano, responsável por uma série de mudanças após assumir a diretoria executiva da organização: ela foi responsável pela informatização e automação do negócio em meados da década de 1980, e nos anos 90 apresentou ações de gestão que incrementaram sua vantagem competitiva.

A empresa foi uma pioneira ao criar o primeiro modelo de comércio eletrônico do mundo, considerado um projeto embrionário para o atual e-commerce. Seu processo de expansão se intensifica a partir de 2003, com a aquisição das lojas Líder e da rede Wendel, no estado de São Paulo (INSTITUTO BRASILEIRO DE COACHING, 2020).

De acordo com a Suno Research (2020), a empresa atualmente é constituída como uma sociedade anônima de capital aberto, e sua atividade econômica principal consiste na comercialização de móveis e eletrodomésticos em canais físicos e digitais, além da disponibilização de alguns serviços financeiros como seguros (LuizaSeg), financiamento de linhas de crédito (LuizaCred), e consórcios (Consórcio Luíza).

Por ser uma empresa que trabalha com varejo e com os segmentos populares e de classe média, sua carteira de clientes é ampla e composta por mais de 36 milhões de pessoas. A empresa tem se estruturado para atender as novas demandas em suas plataformas, e já contabiliza 16 milhões de downloads seu aplicativos para vendas: o Market share da Magazine Luiza desde então tem aumentado, e foi de 21% no ano de 2019, atualmente ela é considerada a quinta maior empresa do varejo brasileiro (VOGLINO, 2020).

Seus índices de rentabilidade mostram a evolução positiva do lucro líquido, com aumento de 0,73% da sua margem líquida em 2020. A rentabilidade dos ativos e do patrimônio líquido expressa um aumento e o giro do ativo diminuiu em 14,01% se comparado os períodos de 2019 e 2020. A empresa obteve um bom desempenho no ano de 2019 e se recuperou muito bem da crise financeira dos anos de 2015 e 2016, entretanto, por conta da pandemia, algumas tratativas dispenderam o uso de suas receitas.

A empresa conta com mais de 35.000 mil colaboradores atualmente, distribuídos em 1113 lojas físicas localizadas em 819 cidades, e presente em 21 estados. Também conta com uma estrutura de distribuição física de 17 Centros de Distribuição, que compõem sua malha logística, e que contam com mais de 2.500 caminhoneiros que atuam nos grandes centros urbanos do país, sem contar com a complexidade envolvida no App Magalu e nos seus cinco endereços eletrônicos de vendas.

1.1 OBJETIVOS DO TRABALHO

Diante disso, os objetivos do presente trabalho consistem em elaborar a avaliação e plano de gestão de pessoas da varejista Magazine Luiza. Também busca abordar a sua estratégia, as suas competências organizacionais, além de delimitar possíveis eixos de desenvolvimento e suas respectivas áreas de competência, de atribuições e responsabilidades, com a devida definição dos requisitos de acesso e posicionamento na matriz de análise e avaliação.

Quanto aos meios de investigação utilizados para buscar os dados e compreender os conceitos, as informações presentes nesse relatório, são oriundas de fontes de pesquisa bibliográfica, que consistem no estudo sistematizado, desenvolvido e publicado de artigos científicos, teses de mestrados, trabalhos de conclusão de curso e outras fontes primárias e secundárias sobre os temas investigados. (VERGARA, 2004, p. 46).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.3 Kb)   pdf (482.3 Kb)   docx (320.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com