TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PORTFÓLIO RELAÇÕES SINDICAIS

Por:   •  15/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.912 Palavras (8 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

...............................................................................................................................

PROCESSOS GERENCIAIS  - MÓDULO PCP PESSOAL

DAIANA GARCIA PINHA MODESTO – RA 515572018

RELAÇÕES SINDICAIS E NEGOCIAÇÕES TRABALHISTAS

o sentido do trabalho

...............................................................................................................................

Guarulhos

2019

DAIANA GARCIA PINHA MODESTO

RELAÇÕES SINDICAIS E NEGOCIAÇÕES TRABALHISTAS

o sentido do trabalho

Trabalho apresentado ao Curso Processos Gerenciais   da Faculdade ENIAC para a disciplina  PCP PESSOAL

Prof. Maria Helena

Guarulhos

2019

QUESTÕES PROPOSTAS 

  1. Leia o texto O Olhar da Sociologia no Mundo (Sennett, 2002), e responda a questão: “ O historiador Edward Thompson observa que no século XIX mesmo os trabalhadores menos favorecidos, com maus empregados, desempregados ou simplesmente sobrevivendo de emprego em emprego , tentavam definir-se como tecelões, metalúrgicos ou camponeses. O status no trabalho resulta de ser mais apenas “duas mãos”, os trabalhadores braçais, assim como os criadores, nas casas vitorianas, buscavam-no usando as palavras “carreira”, profissão, e arte de uma maneira mais indiscriminada do que julgávamos admissíveis. O desejo de tal status era igualmente forte entre empregados da classe média das novas empresas, como mostrou o historiador Olivier Zund [...]. tampouco o é o senso de que as carreiras, mais que os empregados, desenvolvem nosso caráter”. (SENNETT, p. 143-144).

 O sentido que o trabalho tem na realidade atual é o mesmo de outras épocas da história?

Resposta:

Ao meu ponto de vista sim, hoje temos pessoas comprometidas em busca de carreira profissional e reconhecimento quanto maior o status e cargo mais satisfação, eu acredito que isso seja referencia que a pessoa traz de sua criação segue passos ou referencias de seus pais que talvez tenham vivido uma época onde a etabilidade no emprego era mais importante que qualquer outra razão e isso lhe traria sucesso financeiro e conforto para sua casa, mas or outro lado temo tambem uma geração que não se prende a trabalho ou estabilidade , preza mais a qualidade de vida e tempo dedicado a si mesmo do que uma carreira porfissional com dedicação integral.o desenvolvimento do carater esta sim atrelado ao trabalho, pois é natural se deparar com situaçoes que exijam do profissional , sinceridade , honestidade e comprometimento.

  1. Prevenir assédio moral significa conforme Marie – France Hirigoyen,        “ reintroduzir o diálogo e uma comunicação verdadeira”. Assim, valendo-se de medidas de prevenção e erradicação do assédio moral, as              terríveis consequências deste fenômeno poder ser consideravelmente diminuídas. Entretanto, é necessário atuar como antecedência, obrigando as organizações empresariais, bem como Estado, a colocar em práticas políticas de prevenção eficazes.

Relate quais medidas recomenda-se para uma empresa adotar? E              quais seriam os benefícios que podemos pontuar, caso as medidas fossem efetivas.

Resposta: eu concordo com a escritora , a concientização é uma das medidas necessárias a serem tomadas pelos portadores de cargos hierarquicos, para respeitarem todos os colaboradores e trabalharem a empatia. A aproximação com os colaboradores é fundamental ninguem trabalha feliz se sentindo inutil, ou com a sensação de que não faz diferença para empresa, é necessario para  um trabalho ser bem realizado um colaborador feliz, sabendo que não é apenas um numero e sim uma pessoa importante para organização , independente de sua aparencia, religiao, sexualidade, ou ate mesmo desempenho. Se existir a empatia de ambas as partes sempre havera compreensao e bons resultados.

  1. Elabore um texto descrevendo o que é sindicato e como estes funcionam no Brasil?

O sistema sindical brasileiro possui uma organização bastante segmentada, sendo dividido em diversos níveis hierárquicos com funções que vão desde a proteção dos trabalhadores até a promoção dos setores econômicos do país. Essa hierarquia se divide em Sindicatos, federações, Confederações Nacionais e Centrais Sindicais. Entenda melhor a diferença entre elas: Os sindicatos protegem os direitos dos trabalhadores de uma categoria, negociando diretamente com os empregadores. Seus interesses dizem respeito sobretudo a defesa de direitos e negociação salarial; As Federações são associações criadas para defender interesses comuns aos sindicatos que as compõem. Elas podem ser regionais ou nacionais e só podem ser criadas se reunirem o mínimo de cinco sindicatos de um mesmo setor; Já as Confederações Nacionais constituem entidade formada pela reunião de pelo menos três Federações que representem um mesmo segmento. Seu papel vai desde a atuação em articulações políticas até a criação de projetos que promovam o desenvolvimento da sua área de atuação. Exemplos são a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Confederação Nacional do Comércio (CNC);

Por último, existem ainda as Centrais Sindicais, com atuação similar à das Federações, mas representando os interesses de Sindicatos de diferentes segmentos. Outra pontos do sistema sindical é a diferença entre os sindicatos patronais e sindicatos profissionais. O primeiro é uma associação representante da categoria econômica, ou seja, das empresas e dos empregadores. Já o sindicato profissional representa os interesses dos trabalhadores de determinada categoria profissional.

Com tantos sindicatos no Brasil, é difícil não pensar no papel que essas representações desempenham em todos os âmbitos da sociedade. Ainda que sua principal atribuição seja representar seus associados nos mais diversos interesses trabalhistas, a atuação dos sindicatos não se limita a isso. Além dos interesses coletivos no âmbito profissional, as entidades sindicais também se preocupam com a condição social dos trabalhadores enquanto cidadãos, direcionando parte do seu trabalho também para questões extra profissionais.Depois de passar a maior parte dos anos 1990 enfraquecido, com poucas mobilizações sociais, o movimento sindical voltou a crescer a partir dos anos 2000, especialmente a partir do segundo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, entre 2007 e 2010. Especialistas apontam inúmeros fatores para essa retomada de crescimento, como a conjuntura econômica favorável e a boa interlocução com o governo federal. Apesar dos motivos, não se pode negar que os sindicatos retomaram parte da importância política que possuíam em períodos anteriores. Para os líderes do movimento sindical, o maior número de greves, paralisações, conquistas salariais e abertura de espaços institucionais mostra como o movimento tem recuperado o protagonismo de tempos passados, como no período do regime militar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (159 Kb)   docx (106 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com