TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO DE TRABALHO – DADOS RELATIVOS AO LOCAL DE ESTÁGIO

Por:   •  31/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.039 Palavras (9 Páginas)  •  780 Visualizações

Página 1 de 9

RELATÓRIO PARCIAL DE ESTÁGIO - OBSERVAÇÃO EMPRESARIAL

SEMESTRE 2017. 01

Aluno (a): Edson Pereira Gusmão da Silva

Matrícula: 201102141488

Empresa: Mercadinho 2 Irmãos

Endereço da empresa: Rua Flamarion, 151 – Jardim Carioca – RJ CEP:21921-480

Telefone da empresa: (21) 3366 1922

Site/e-mail da empresa: edsonngusmao@yahoo.com.br

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A empresa é nova no mercado com poucos meses de inaugurada, um pequeno comércio de produtos de alimentos com um sistema de autosserviços, oferecem uma variedade de alimentos e produtos domésticos atendendo a vizinhança local.  Um ambiente agradável e familiar onde o cliente se sente à vontade para escolher os seus produtos com qualidade e eficiência.

A) PROCESSO DE TRABALHO – DADOS RELATIVOS AO LOCAL DE ESTÁGIO

  • Função exercida: Proprietário e Administrador da empresa
  • Descrever o processo de trabalho indicando as atividades desempenhadas:

Todas as decisões são desempenhadas por mim, onde procuro desenvolver e aplicar todo conhecimento que vim adquirindo no curso de Administração dentro da minha empresa.

As atividades são:

  1. Pedido e controle de compras;
  2. Definição do preço dos produtos;
  3. Recebimento de mercadorias;
  4. Controle de estoque;
  5. Inventário;
  6. Controle de caixa;
  7. Pagamento de fornecedores;
  8. Propaganda e marketing;
  9. Rotina administrativa;

  • Apresentar fluxo ou mapeamento das atividades desenvolvidas:
  1. Pedido e controle de compras:

Todo dia é feito um levantamento por mim de todos os produtos que estão em quantidade insuficiente para atender a população local. Depois que faço todo esse levantamento, defino as quantidades necessárias para repor, entro em contato com os fornecedores, faço um orçamento para escolha do melhor preço, depois disso realizo o pedido. É feito um controle para que não falte o produto procurado pelo cliente, para que o mesmo não saía a procura do produto em outro local. Evitar que isso ocorra para não perder aquele cliente devido a falta do produto.

  1. Definição do preço dos produtos:

Depois que os produtos são entregues faço o cálculo de cada um deles para a definição do preço unitário ou kg, dependendo do produto. Para definir o preço de venda de um produto, considero dois aspectos: o mercadológico e o financeiro. Pelo mercadológico, o preço de venda estar próximo do praticado pelos concorrentes diretos. No aspecto financeiro, o preço de venda deverá cobrir o custo direto do produto vendido, das despesas fixas. Para oferecer um preço competitivo no mercado, diminuo as despesas fixas e custos diretos. Quando consigo comprar um produto por um bom preço, consigo colocar o produto a venda com preço promocional, atraindo a clientela. Passo os valores para meu colaborador onde o mesmo etiqueta cada um dos produtos com os valores que determinei para cada um deles.

  1. Recebimento de mercadorias:

As mercadorias ou produtos são conferidos por mim, onde verifico data de validade, marca, se o produto não tem nenhuma avaria, se a quantidade está batendo com o meu pedido e com a nota fiscal.

  1. Controle de estoque:

O mercadinho é um espaço pequeno onde as mercadorias são de fácil controle, por enquanto este controle é feito manualmente. Todas mercadorias são lançadas em uma planilha Excel, onde é alimentada diariamente com os produtos comprados e com a saída dos mesmos. Nesta planilha consigo visualizar o produto que tem mais saída, onde posso investir sem medo. Visualizo os produtos que estão com poucas quantidades onde há a necessidade de repor. Com a saída dos produtos consigo ver quanto foi faturado naquele dia.

  1. Inventário:

Toda semana faço uma contagem de todos os produtos, na correria do dia a dia, posso ter esquecido de lançar algum produto que saiu e achar que o mesmo está em estoque. Com a quantidade em mãos, verifico a planilha de estoque e acerto algum erro que possa ter encontrado nas quantidades. Não faço este controle somente nos produtos, mas também em todo vasilhame que tenho, como por exemplo o vasilhame da coca retornável ou cerveja. Pode ocorrer do cliente por ser conhecido na vizinhança prometer que levará o vasilhame depois e não entregar;

  1. Controle de caixa:

O controle do caixa é feito diariamente, onde são registradas todas as entradas e saídas de dinheiro. É conferido no final do dia para ver se não houve erro de lançamento para que seja corrigido no mesmo dia. Numa planilha é lançado todos os valores que entraram, saíram e o saldo final do dia.

  1. Pagamento de fornecedores:

Tenho uma planilha onde controlo todas as entradas dos boletos dos fornecedores por data de vencimento. Esta planilha é verificada por mim, fazendo parte das minhas funções diárias.  Assim evito de esquecer de pagar algum fornecedor na data correta, evitando multas desnecessárias. Outros pagamentos são efetuados a vista no momento do recebimento. Onde são lançadas na planilha controle de caixa.

  1. Propaganda e marketing:

Todo dia faço propaganda com cartazes chamativos para produtos que estão na promoção, com preço bem a baixo dos concorrentes diretos da vizinhança. Assim chamo a atenção do cliente que acaba não comprando apenas o produto da promoção como outros também. Uma outra maneira de chamar a atenção, foi a reforma que fiz usando cores agradáveis e iluminando todo ambiente.

  1. Rotina administrativa:

Mesmo em pequenos estabelecimentos há rotinas administrativas a serem realizadas diariamente, como atendimento ao telefone ao receber chamadas, assim como também realizá-la para contato com fornecedores, impressão de cartazes para propagandas, verificar a caixa de e-mails diariamente, responder os e-mails, organizar e arquivar todas as notas fiscais, dar entrada e saída na planilha de controle de estoque, preencher as planilhas de Excel (controle de estoque, Caixa, Inventário).Separa os boletos para pagamento assim como o dinheiro do mesmo. Verificar a conta bancária se está batendo com o relatório dos registros de pagamento a cartão (debito, crédito). Todos esses procedimentos executados por mim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (102.3 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com