TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO DE AÇÃO PROFISSIONAL

Por:   •  3/9/2019  •  Artigo  •  3.035 Palavras (13 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR

CAROLINA DE ARAUJO VIEIRA

PAP – PROJETO DE AÇÃO PROFISSIONAL

 

LINS

2019

ETAPA DE DIAGNÓSTICO:

A UNIMED Lins é uma cooperativa de trabalho médico voltada ao ramo de operadora de planos de saúde, fundada em 1992 como grupo seccional, contendo 38 médicos, foi um marco na cidade no tocante a medicina de grupo. Como cooperativa, a UNIMED Lins foi inaugurada em 17 de maio de 1993, atendendo a cerca de 880 beneficiários, tornando-se em 1994 uma singular da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo.

Para a realização dessa etapa de trabalho foi agendada uma visita a sede administrativa da UNIMED/ Lins, situada à Rua Dom Bosco, nº 13, na cidade de Lins, e conta com toda a estrutura necessária para a gerência de suas atividade, bem como para o atendimento aos beneficiários e à sociedade em geral. Nessa visita foi feita uma entrevista onde se investigou e percebeu-se que:

  1. Área de Finanças:

 Para atingir o diferencial e satisfazer os clientes, é preciso conquistar a lealdade e adquirir do cliente sua fidelidade. O importante é superar suas expectativas com algo que ele não busque e que seja essencial para suas necessidades. Para atingir esse objetivo é preciso trabalhar em cima das estratégias de marketing com foco nos processos de saúde para se antecipar às exigências dos clientes e alcançar maior destaque sobre a concorrência.

Manter o cliente contente com os serviços que lhe é prestado, além de torna-lo fiel à marca, faz com que traga novos consumidores, pois o próprio cliente faz a propaganda da marca, aumentando assim, o interesse em adquirir a prestação de serviço ou produto para a futura clientela. Um segmento importante para a Unimed é o empresarial. Por meio de parcerias entre empresas, é feita uma divulgação junto ao proprietário e departamento de recursos humanos.

 Foi questionado sobre o processo para determinar onde, quando e quanto investir tendo por base a análise econômico-financeira de oportunidades de investimento, e foi elencado que prioritariamente no caso das cooperativas é a Responsabilidade Social, deste modo, as metas que definem suas ações não devem ser meramente econômicas, mas também englobar a justiça e o compromisso com a distribuição equitativa de renda.

A Unimed Lins cobra de seus fornecedores, pelo critério de desempate nas cotações de compras, que sejam empresas socialmente responsáveis.

A contabilidade da cooperativa é realizada no setor de Gestão Contábil e obedece às normas da ANS adotando, inclusive, o plano de contas padrão. O setor é responsável pela contabilidade da matriz, que é a operadora de planos de saúde e suas duas filiais: farmácia e hospital. O sistema contábil é todo informatizado integrando todos os outros sistemas, com exceção da folha de pagamento dos funcionários. As demonstrações contábeis são feitas de forma unificada englobando todas as movimentações da matriz e filiais. Assim, é utilizado um único plano de contas, sendo que a contabilidade de cada empresa é apresentada de forma individualizada dentro desse plano. A cooperativa atende todas as exigências das normas de contabilidade no que diz respeito à elaboração e demonstração dos relatórios obrigatórios.

O financiamento e a captação de recursos que é feito através das mensalidades dos cooperados e das parcerias com empresas que serão utilizados no financiamento de suas atividades.

Vale ressaltar que a UNIMED Lins preza pela prevenção através de seus projetos e programas, resultando assim em uma economia significativa.

É investido 1% do faturamento anual da cooperativa, no desenvolvimento de projetos sociais.

Indicadores econômicos mostra um resumo dos principais itens econômico-financeiros da cooperativa. São apresentados: receita bruta, patrimônio da cooperativa, remuneração dos cooperados, folha de pagamento com salários e encargos, sobras ou perdas no exercício, entre outros.

O Balanço Social elaborado pela Unimed Lins, está de acordo com a realidade brasileira observada, ou seja, é foco das demonstrações é interno, evidenciando salários, condições físicas e ambientais de trabalho, o bem-estar social e a seguridade social.

B) Área de Recursos Humanos:

Indicadores buscam fazer referência a funcionários e terceirizados que estejam sob responsabilidade da cooperativa e aos cooperados que exerçam atividades administrativas.

 São quantificados o número de pessoas na cooperativa, as admissões e demissões durante o período do ano, os trabalhadores terceirizados, pessoas em funções administrativas, negros e mulheres cooperados em funções administrativas, pessoas não alfabetizadas, mulheres que trabalham na cooperativa, portadores de necessidades especiais, entre outros.

A cooperativa incentiva o envolvimento de seus colaboradores em atividades que beneficiem a comunidade. São organizadas atividades como gincanas, além do estímulo à participação nas atividades sociais desenvolvidas, despertando a solidariedade e a consciência social.

É oferecido programas:

  • Orientação para os novos funcionários, o programa de treinamento e o sistema de avaliação de desempenho dos funcionários;
  •  Investimento em treinamento saúde e educação de funcionários;
  •  Escolaridade, índice de satisfação, faixa etária, tempo na entidade, dos funcionários;
  •  Investimento em higiene e segurança no trabalho;
  • Doações e investimentos em programas sociais e no meio ambiente. Informações desfavoráveis:

A UNIMED Lins no intuito de proporcionar motivação a seus colaboradores a fim de que com esta motivação, obtenha um feedback positivo, ou seja, maior produtividade por parte de seus colabores, desenvolve alguns projetos, tais como:

  •  Projeto investir: Direcionado aos colaboradores aprovados ou inscritos em curso técnico, de pós-graduação: Lato Sensu, Stricto Sensu (mestrado), adotou-se esta prática de gestão profissionalizada, capaz de promover a melhoria dos processos de trabalho, aumentando as competências individuais, incentivando a profissionalização através de concessão de bolsa de estudo. Esta prática foi adotada após ser evidenciada a necessidade de desenvolvimento e aperfeiçoamento por parte dos colaboradores UNIMED Lins
  • Projeto integra G P:  Com os objetivos de promover a integração e assimilação da cultura da empresa, reduzir a ansiedade dos novos colaboradores, reduzir a rotatividade e, economizar tempo com reuniões, o projeto trata-se de um programa de integração para os novos colaboradores que ingressam no sistema UNIMED de Lins, e, ainda, não conhecem a empresa, seus setores, profissionais e suas responsabilidades, proporcionando assim, a oportunidade para que estes aprendam e incorpore normas, padrões e processos de que a UNIMED Lins considera imprescindíveis e relevantes.

ETAPA DE HIPÓTESES:  

SOBRAL, Felipe. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. 2ª. Edição. Pearson Education do Brasil, 2013

  1. Área de Finanças:

SOBRAL, 2013 em seu Capitulo 12 trata da Gestão Financeira  - O planejamento e administração financeiro desempenha papel crucial no desempenho e sucesso da empresa.

Um questão que nos leva a refletir é como, quando e quanto investir tendo por base a análise econômico-financeira de uma cooperativa médica, que busca e tem como prioritariamente suas metas e ações voltadas para a Responsabilidade Social?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (140.1 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com