TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO DE GESTÃO AMBIENTAL

Por:   •  6/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.687 Palavras (27 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 27

FACULDADE ANHANGUERA SANTO ANDRÉ

TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

Projeto Implantação de um

Sistema de Gestão Ambiental na Maxion Wheels do Brasil Ltda

Relatório Parcial

SANTO ANDRÉ/2016

Odalice Aparecida Pereira de Almeida Tavares.

RA 8501504840

Tutor presencial: Juliana Gonçalves.

Tutor a distância: Patrik Kelver Marçal Siqueira.

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia (ProinterII).

1.INTRODUÇÃO:

O ambiente empresarial está sempre em frequentes adaptações com a administração de seus negócios sendo assim a questão ambiental hoje é vista como um fator determinante para o bom desempenho de seus negócios, devido a globalização e a democratização, o acesso rápido dos consumidores às frequentes notícias de todo o cenário global de produtos.

Levando muitas vezes a sociedade decidir consumir ou não determinado produto apenas por uma notícia veiculada mostrando que a empresa em questão não está respeitando as normas ambientais. Não é uma empresa amiga da natureza. Esse marketing negativo leva prejuízo e pode ser determinante a vida dessa empresa.

Com essa pressão (invisível) as empresas estão migrando de uma visão focada apenas pela lucratividade de seus acionistas para uma com foco mais abrangente que leva em consideração a questão ambiental, mesmo porque existem auditorias ambientais onde elas precisam do certificado ISO 14001, que se refere ao Sistema de Gestão Ambiental.

1.1 Levantamento de Campo.

Em 1918 foi fundada a empresa Iochpe-Maxion, uma companhia global, líder nos segmentos que atua. Conta com 25 unidades fabris, 3 escritórios e aproximadamente 19 mil colaboradores localizados em 14 países.

A planta desde grupo que irei abordar neste projeto está localizada em Santo André, na rua Alexandre Gusmão nº834, produz e comercializa uma ampla gama rodas de alumínio para veículos utilitários e de passeio. Rodas reconhecidas mundialmente por sua qualidade, inovação e tecnologia.

1.2 Nome do negócio.

Maxion Wheels do Brasil Ltda.

1.3 Razão e justificativa da escolha do nome.

A razão para a escolha do nome da empresa é o nome do maior acionista do grupo Iochpe-Maxion e Wheels que significa roda em inglês.

1.4 Qualificação dos administradores:

Nome Qualificação

Pieter Klinger CEO

Giovani Sesso Plant Manager

1.5 Pontos Fortes:

1. Maxion Wheels tem certificação ISSO 14001/TS16949 por atender a mais alta qualidade e padrões ambientais no segmento de rodas de liga leve. É reconhecida e premiada por diversas empresas, se esforça continuamente para alcançar novas alturas em inovação, tecnologia, qualidade e serviços. Possui em sua galeria prêmios como:

Fornecedor Ford Brasil Top.

Ford World Award Excellence.

Fiat Qualitas em Materiais Metálicos e Powertain.

Qualidade Volvo Através Excellenc Award.

General Motors Corporation Fornecedor Quality Excellenc Award.

2. Possui uma seleta variedade de clientes reconhecidos mundialmente tais como: Man, Nissan, Peugeot, Renault, Tata, Toyota, Volvo, VW, BMW, Chrysler, Citroën, Daimler, Fiat, Ford, GM, Honda, Hyundai, Mitsubishi, Troller.

Possui capacidade de fornecer localmente 180 mil rodas/mês.

1.6 Pontos Fracos:

Apesar de ser uma empresa líder de mercado com o cenário de crise internacional teve que fazer ajustes para dar continuidade ao seu vigor automotivo.

Tendo em vista que várias empresas montadoras de carros tiveram que aderir ao programa governamental de lei off para diminuir as demissões que assolam o setor industrial, Maxion Wheels deu férias para 60 de seus colaboradores para um ajuste de mercado, que hoje já foi normalizado reduzindo assim sua produção em 20 mil rodas.

Apesar de ter uma produção de média de 140mil rodas mês esse número poderia ser ainda maior se o número de sucata e retrabalho fossem menores. Desafio que está sendo encarado por seus administradores e todo o setor produtivo, pois uma empresa deve ter melhoria contínua para estar no mercado com vigor.

2.Breve Histórico

A empresa Maxion Wheels nasceu em 2012 após a aquisição de 100% da norte americana Hayes Lemmers pelo grupo Iochpe-Maxion.

Maxion Wheels do Brasil Ltda. é uma empresa que produz rodas automotivas de liga leve pintadas e espelhadas para carros de passeio e utilitários. Localizada em Santo André no estado de São Paulo. Esta empresa de capital privado foi fundada em 2012, a organização apresenta uma estrutura corporativa grande e complexa.

Essa corporação tem como clientes as maiores empresas do mundo automotivo, são elas: Toyota, Nissan, Peugeot, Renault, VW, BMW, Honda, Hyundai, Chrysler,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.2 Kb)   pdf (95.2 Kb)   docx (32.2 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com