TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO INTEGRADOR: DESENVOLVER A PRÁTICA SUTENTÁVEL NA INDÚSTRIA GRÁFICA

Por:   •  21/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.750 Palavras (7 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO PAULA SOUZA

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GUARULHOS

CURSO GESTÃO DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL

Elizeu Quintela da Silva Filho RA-1670772113023

Luiz Carlos dos Santos Junior RA-1670772113003

Renato Moreira Picoli RA-1670772113053

 

PROJETO INTEGRADOR: DESENVOLVER A PRÁTICA SUTENTÁVEL NA INDÚSTRIA GRÁFICA

Elizeu Quintela da Silva Filho RA-1670772113023

Luiz Carlos dos Santos Junior RA-1670772113003

Renato Moreira Picoli RA-1670772113053

PROJETO INTEGRADOR: DESENVOLVER A PRÁTICA SUTENTÁVEL NA INDÚSTRIA GRÁFICA

Trabalho apresentado ao Curso de Gestão de produção industrial da Faculdade Fatec para a disciplina Projeto integrador.

Prof. Mirian Lima Battistini

  1. INTRODUÇÃO

O nível de desenvolvimento de nossa sociedade vem gerando recursos e materiais diversos para uma parcela cada vez maior da população mundial. Com a aproximação dos países no mundo do capitalismo, à conscientização crescente dos atuais consumidores e a educação ambiental discutida a todo o momento nas escolas conscientizando os futuros consumidores. Todos esses fatores representam mudanças na maneira de pensar e agir da sociedade que irá exigir respeito com a questão ambiental.

A preocupação das empresas com a preservação do meio ambiente tem aumentado significativamente nos últimos anos em função de uma série de exigências como cumprimento da legislação, desenvolvimento sustentável, proteção ao mercado e consumidores cada vez mais exigentes. As questões ambientais vêm prevalecendo nas estratégias para tomada de decisões que busca um equilíbrio econômico, ambiental e social.

Portanto neste contexto, é necessário que as empresas identifiquem os resíduos gerados dentro dos seus processos, qualifique-os quanto ao grau de risco e contaminação do meio ambiente, transportando e destinando-os de maneira adequada; quando possível, reciclar e diminuir os resíduos gerados, eliminando desperdícios, documentar o que acontece com os resíduos, e se eles não são destinados de maneira correta, estabelecer uma política de gestão ambiental que garanta uma forma correta de trabalhar e proceder.

 

  1. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

  1.  Objetivo Geral

Analisar e viabilizar implantação de melhorias no desempenho ambiental, a fim de estabelecer boas pratica de sustentabilidade na indústria gráfica, visando a correta destinação dos resíduos gerados sem comprometer o meio ambiente.

  1. Objetivos Específicos

  • Disponibilizar treinamento (workshops, dinâmicas) para conscientização dos colaboradores, com foco em redução de desperdício, conservação dos recursos naturais, redução ou eliminação do uso de substancias toxica;
  • Propor medidas corretivas, trabalhando o descarte sustentável dos resíduos gerados na indústria gráfica; (Resíduos sólidos) lata de tintas, apara de papel e laminas de facas de corte vinco. (Resíduos líquidos) solução de fonte, solvente, borra de tinta.
  • Selecionar fornecedores que estejam alinhados com a estratégia da empresa, com a política voltada para preservação ambiental.
  1. Tipo de pesquisa utilizada

        

  • Levantar os dados históricos para contribuição da analise dos fatos nos anos 2018 a 2019.
  • Com a finalidade de alcançar os objetivos propostos neste trabalho, a pesquisa pode ser classificada como descritiva, que se darão através de revisão bibliográfica, artigos e pesquisa de campo.

  1. DESCRIÇÃO DA EMPRESA PESQUISADA

A empresa Cor e Brilho Artes Gráficas é uma empresa do setor industrial gráfico com foco em produção de embalagens de papel cartão e alguns impressos editorial, que atua no ramo há 14 anos e atende o município de Guarulhos e todo o estado de são Paulo. É atualmente dirigida por seus fundadores e conta com um quadro de 16 colaboradores, entre funcionários e representantes comerciais.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Investir em sustentabilidade é cada vez mais necessário e dentro do segmento gráfico, não seria diferente. Isso porque, a Indústria Gráfica é uma grande consumidora de papéis, tintas, substratos, químicos, além de responsável de gerar uma quantidade considerável de resíduos. A crescente conscientização ambiental está encorajando gráficas a se concentrarem em uma nova forma de impressão, com processos mais sustentáveis, papéis recicláveis e produtos ecológicos.  

Segundo Barbiere e Silva (2011), são necessários que empresas assumam medidas estratégicas para se mantiver competitivas no mercado. Explicam, dessa forma, que a crescente diversidade de interpretações referentes à sustentabilidade resulta da apropriação do termo por interesses e necessidades de diferentes grupos, adotando significados e práticas que representam sua maneira direcionada a interpretar sustentabilidade.

Sartori, Latrônico e Campos (2014) apontam que as discussões e interesses atuais voltados para a sustentabilidade e desenvolvimento sustentável desmembram-se em diversas abordagens, mencionam que as abordagens para sustentabilidade estão diretamente vinculadas ao campo em que são aplicadas: sustentabilidade econômica, sustentabilidade estrutural, sustentabilidade social, sustentabilidade ecológica, entre outras. A sustentabilidade requer uma nova ordem mundial, associada a uma profunda mudança de atitude no interior de cada nação, de cada instituição, de cada indivíduo. Isso significa também uma profunda mudança de atitude empresarial, até porque vivemos num mundo em que várias empresas.

Segundo um estudo recente da Associação Brasileira de Indústrias Gráficas, ABIGRAF demonstra que a atividade na indústria gráfica brasileira transformou 6,5 t de papel em 2012, quantidade equivalente a mais de 70% deste insumo disponível ao mercado brasileiro, resultando um faturamento de quase R$ 25bi.O setor emprega mais de 270 mil pessoas em mais de 20 mil unidades produtivas (ABIGRAF, 2012).

Diante destes números grandiosos, o impacto ambiental dos processos envolvidos nesta atividade não pode ser desconsiderado e desafia as empresas quanto ao paradigma do tema sustentabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (111.9 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com