TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR IV

Por:   •  18/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.808 Palavras (12 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR IV

São Paulo

2021


UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR IV

EVEN CONSTRUTORA E INCORPORADORA

Projeto Integrado Multidisciplinar IV apresentado a Universidade Paulista – UNIP como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Processos Gerenciais.

São Paulo

2021


Resumo

O presente trabalho objetiva apresentar o estudo das práticas organizacionais da Even Construtora e Incorporadora e elaborar uma análise da gestão financeira e de pessoal da empresa. A gestão financeira tem papel importante na maximização de lucros e riqueza, que é imprescindível para empresas de capital aberto, como é o caso da Even. Dentro dessa gestão, outro ponto de atenção é o gerenciamento de pessoas e de recursos materiais e patrimoniais, que estão diretamente ligados ao pleno funcionamento da empresa, quando consideramos que a eficiência dos funcionários e o controle de custos melhora a qualidade e satisfação dos clientes na entrega dos seus produtos e serviços, que se liga diretamente ao faturamento da empresa e consequentemente, seu lucro.

Palavras-chave: gestão financeira, gerenciamento de pessoal, recursos humanos, recursos patrimoniais, Even.


Abstract

The present research aims to present the study of the organizational practices of Even Construtora e Incorporadora and to elaborate an analysis of the company's financial and personnel management. Financial management plays an important role in maximizing profits and wealth, which is essential for publicly traded companies, such as Even. Within this management, another point of attention is the management of people and material and patrimonial resources, which are directly linked to the full functioning of the company, when we consider that employee efficiency and cost control improve quality and customer satisfaction at delivery of its products and services, which is directly linked to the company's revenue and, consequently, its profit.

Keywords: financial management, personnel management, human resources, patrimonial resources, Even.


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        APRESENTAÇÃO DA EMPRESA        6

2.1.        Histórico da Empresa        6

2.2.        Organização da empresa        6

2.2.1.        Área Financeira        8

2.2.2.        Gerenciamento de Pessoas        10

2.2.3.        Recursos Materiais e Patrimoniais        11

3.        CONCLUSÃO        13

REFERÊNCIAS        14


  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo analisar a empresa Even Construtora e Incorporadora, estudando sua organização interna e processos operacionais para observar como é a gestão do negócio em questões financeiras e de pessoal e como a empresa administra seus recursos materiais e patrimoniais.

Através da pesquisa nos relatórios divulgados pela empresa para os investidores e pesquisa com funcionários da empresa, foi possível identificar o organograma da empresa e alguns dos processos internos foi possível analisar os principais pontos que a empresa preza dentro da sua organização, como por exemplo, a presença de padrões em todos os setores, para obtenção de certificações de qualidade e melhor controle das atividades realizadas pelos colaboradores e o cuidado da empresa com os planos de carreira dos funcionários e retenção dos mesmos na empresa.

Sendo a Even uma das maiores construtoras do país e em constante crescimento, o trabalho permite entender como as práticas organizacionais da empresa contribuem para essa colocação da empresa no mercado.


  1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

  1. Histórico da Empresa

Chegando a ter mais de 40 anos de presença no setor imobiliário, uma vez que a Terepins & Kalli já atuava desde 1978, a Even Construtora e Incorporadora atua principalmente com empreendimentos verticais, podendo ser prédios residenciais, comerciais e de escritórios. A empresa realiza desde a prospecção do terreno, incorporação imobiliária e vendas, até a construção e entrega dos empreendimentos.

A marca Even surgiu em 2002, a partir da fusão entre a ABC Investimentos e Terepins & Kalli e em 2006, foi transformada em uma sociedade acionária quando a Spinnaker Capital, um fundo de investimento de Londres, realizou um aporte de recursos. Nesse mesmo ano a empresa começou sua operação no Rio de Janeiro. Em 2007 a Even passou a ser uma empresa de capital aberto, negociando ações no Novo Mercado, na bolsa de valores. Ainda nesse ano, ampliou sua atuação para o mercado em Belo Horizonte, Minas Gerais. No ano seguinte, 2008, a empresa teve um aumento de capital em 150 milhões de reais e investiu em uma jointventure[1] com a Melnik Construções, alcançando também o mercado do Rio Grande do Sul. Até 2018 a empresa havia entregado mais de 40 mil unidades e mais de 200 empreendimentos.

A Even possui marcas internas relacionadas aos tipos de empreendimentos e serviços prestados, como por exemplo, a openEven, que atuava com empreendimentos de baixo padrão, com custo menor para os consumidores ou o EvenVendas e o Evenmore, que presta serviços para a Even, comercializando as unidades da construtora.

  1. Organização da empresa

A Even é uma empresa de capital aberto, composta por um conselho de administração e uma diretoria executiva, sendo essa responsável pelos setores de atuação da empresa. Dentro da diretoria executiva, as áreas que atuam diretamente com as operações da empresa, são o diretor financeiro e de relações com investidores, diretor técnico e diretor de incorporações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (363.2 Kb)   docx (249.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com