TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE COMPETITIVO

Por:   •  4/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.206 Palavras (13 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL ADMINISTRAÇÃO

Denis Rodrigo de Jesus – RGM 23126051

Elbert Ferreira Nobre de Sousa – RGM 23511818

Lucas Ribeiro Souza – RGM 22123393

Natalia Garcia dos Santos – RGM 24563412

Paulo Siqueira Rabelo – RGM 3867880

Talles Magno Gonçalves Gomes – RGM 24247138

Tatielly Soares Neiva – RGM 25229206

PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE COMPETITIVO

2021


UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL ADMINISTRAÇÃO

Denis Rodrigo de Jesus – RGM 23126051

Elbert Ferreira Nobre de Sousa – RGM 23511818

Lucas Ribeiro Souza – RGM 22123393

Natalia Garcia dos Santos – RGM 24563412

Paulo Siqueira Rabelo – RGM 3867880

Talles Magno Gonçalves Gomes – RGM 24247138

Tatielly Soares Neiva – RGM 25229206

PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE COMPETITIVO

Trabalho de Projeto, apresentado ao Curso de Administração, como parte de requisitos para a conclusão da disciplina Projeto Multidisciplinar - Ambiente Competitivo - 2021, sob a orientação dos professores tutores Elcio  Assis Cardoso Junior, Gabrielle Carvalho, Márcio Francisco e Pedro Henrique Faria Carvalho da Costa.

2021


RESUMO

Este trabalho tem como intuito mostrar o ambiente competitivo da empresa Face Pizza e suas estratégias, na produção artesanal de pizza. A metodologia deste trabalho baseou-se em uma análise descritiva, de perfil qualitativo (exploratório), realizado dentro da própria empresa, onde se objetiva a descrição do ambiente competitivo e estratégias de mercado da Face Pizza. O principal referencial analítico é o de Michael Porter, um professor da Havard Business Shcool, autor de muitos livros, e de grande referência para tratar de estratégias de competividade. Dessa forma, para entrar no ambiente competitivo, a Face Pizza baseou as suas estratégias nas cinco forças apresentadas por Porter, sendo elas: a ameaça de novos entrantes, a rivalidade entre empresas existentes, a ameaça de produtos ou serviços substitutos, o poder de barganha dos compradores e por último o poder de barganha com fornecedores. A partir da análise estratégica do mercado entende-se que o empresário Sr. George, usando como base o pensamento estratégico moderno e a busca constante de novas vantagens competitivas, fez com que a empresa Face Pizza se tornasse o diferencial no ramos das pizzarias, além de saber avaliar e lidar com o marketing estratégico e  adaptar às novas barreiras e dificuldades que surgiam.

Palavras-chave: Vantagem Competitiva. Comportamento de Compras. Marketing Estratégico.

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        A EMPRESA        6

3.        ANÁLISE DO CENÁRIO 1        7

4.        ANÁLISE DO CENÁRIO 2        8

5.        ANÁLISE DO CENÁRIO 3        8

6.        ANÁLISE DO CENÁRIO 4        9

7.        ANÁLISE SWOT DO CENÁRIO  4        10

7.1.        Matriz de SWOT        10

7.2.        Analisando a Matriz de SWOT        11

8.        CONCLUSÃO        13

9.        REFERÊNCIAS        14

  1. INTRODUÇÃO

O objetivo do projeto multidisciplinar consiste em analisar a empresa Face Pizza, criada pelo Sr. George que ao perceber o grande sucesso que sua receita caseira da “mama” fazia entre amigos, familiares e vizinhos, teve a ideia de abrir uma micro empresa, visto que não existia concorrência nas proximidades.

Mas com o passar do tempo ele teve que reformular o seu negócio, criar estratégias para se manter competitivo no mercado e com isso reconquistar a sua clientela e cativar novos clientes.

No atual ambiente que se vive, a vantagem competitiva é essencial para uma organização se manter bem no mercado.

Observa-se que o foco do século XXI já não é somente o capital financeiro, mas agora também o capital intelectual, através de conhecimento e informações.

A vantagem que se obtém por meio disso é que quanto maior o índice de informações e conhecimentos obtidos, mais fácil são as adaptações e mudanças dentro da empresa. Entretanto, por outro lado, cada vez mais competitivo e atualizado se torna o cenário de atuação.

  1. A EMPRESA

A Face Pizzaria surgiu a partir do talentoso Sr. George, que fazia deliciosas pizzas caseiras a partir da prática adquirida com sua mãe. As pessoas que frequentavam a sua casa, entre eles alguns de seus vizinhos, sempre elogiavam suas pizzas, ficando assim, famoso no bairro. A partir disso, ele teve a ideia de abrir uma pizzaria, unindo o seu talento ao amor pelo o que fazia.

Sr. George iniciou em um negócio simples, oferecendo poucos sabores de pizzas e preço um pouco elevado, já que era a única pizzaria do bairro. Entretanto, com a entrada de novos concorrentes na região, suas vendas caíram e ele teve que reestruturar a sua empresa para reconquistar seus clientes perdidos e atrair novos consumidores.

Nesse novo cenário com o intuito de manter a qualidade do seu produto, Sr. George teve que tomar algumas medidas, tais como: ampliar o cardápio através da gestão de insumos, mudar o fluxo da operação para redução de custos internos e investir em treinamento dos colaboradores para evitar desperdícios.

Ele também, manteve um preço médio das pizzas e introduziu atendimento telefônico e delivery, que permitiu alavancar a empresa, superar os concorrentes e ser reconhecida no mercado.

O autor base para a análise estratégica da Face Pizza é Michael Porter. Nesse contexto, faz-se necessária a análise das 5 forças de Porter, as quais influenciam na determinação das estratégias adotadas pela empresa estudada para um melhor posicionamento no mercado de pizzaria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (106.8 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com