TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO MULTIDISCIPLINAR: AMBIENTE COMPETITIVO EMPRESA: PIZZARIA FACE PIZZA

Por:   •  20/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.269 Palavras (10 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

NOME – RGM

PROJETO MULTIDISCIPLINAR: AMBIENTE COMPETITIVO EMPRESA: PIZZARIA FACE PIZZA

SÃO PAULO 2022

PROJETO MULTIDISCIPLINAR: AMBIENTE COMPETITIVO EMPRESA: PIZZARIA FACE PIZZA

Trabalho de projeto apresentado para conclusão da disciplina Projeto Multidisciplinar: Ambiente Competitivo, na Universidade Cruzeiro do Sul / UNICID.

Tutores: Prof. Me. Jean Carlos Cavaleiro, Prof.ª Wania Rosymaria Simões, Prof. Eduardo Rodrigues Alves, Prof.ª Cybelle Prince’s Vasconcelos da Silva e Prof. Rennan Oliveira de Brito.

SÃO PAULO 2022

RESUMO

Neste Projeto integrado multidisciplinar de formação acadêmica, apresentaremos uma análise aprofundada da atuação da empresa fictícia Face Pizza, tendo como suporte o “Estudo de caso projeto – Face Pizza”, disponibilizado pelos tutores via plataforma de estudos, BLACKBOARD, para discursão e realização do projeto em grupo. O Estudo de caso retrata a história da Face Pizza – pizzaria desde a sua abertura até suas primeiras dificuldades com a concorrência. Revela também como o Sr. George, proprietário da Pizzaria, superou cada desafio, conseguiu acompanhar

o mercado, encarar os concorrentes e satisfazer a clientela, utilizando os métodos valiosos da administração. Através deste Projeto é possível observar também como

o mal gerenciamento das concorrentes da Face Pizza, fez com que ficassem com suas finanças negativadas e algumas sem condições de se manterem no mercado. Precisaram até fechar as portas, enquanto a pizzaria do Sr. George, após a realização das mudanças necessárias e implementação dos métodos corretos, continua em total crescimento, mais produtiva e lucrativa do que nunca. Além disso, tornou-se referência de ambiente aconchegante quando o assunto é encontro entre família e amigos.

Palavras Chave: Vantagem Competitiva. Persistência. Inovação. Desafios. Superação.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        5
  2. A EMPRESA        6
  3. ANÁLISE DO CENÁRIO 1        6
  4. ANÁLISE DO CENÁRIO 2        7
  5. ANÁLISE DO CENÁRIO 3        7
  6. ANÁLISE DO CENÁRIO 4        8
  7. ANÁLISE SWOT DO CENÁRIO 4        9
  8. CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS        12

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho se baseia em analisar a trajetória da Pizzaria Face Pizza, desde o início até toda a trajetória, antes sem concorrência e passando o tempo, tendo que lidar com um ambiente competitivo, onde enfrentará o aumento da concorrência e tendo que buscar formas de superar sem afetar sua situação financeira. O projeto Ambiente Competitivo tem como objetivo o estudo e análise de organizações fictícias, nas quais são analisadas as ações estratégicas da empresa para se manter no mercado, estudando cada cenário e visualizando dificuldades, oportunidades e evoluções. O projeto desenvolvido tem como seu principal objetivo analisar diversas situações em diferentes cenários, com o intuito de perceber os possíveis tipos de mudanças nas ações de uma empresa, apresentando a Pizzaria Face Pizza que está dividida em quatro cenários desde o surgimento até as dificuldades. Tem-se que entender fatores de produções, estratégicos, desenvolvimentos de mercado, de pessoas e mercado financeiro. O ambiente competitivo se relaciona aos pontos observados no desenvolvimento da empresa, aos concorrentes e as estratégias tomadas em relação às ameaças e conseguir atender as necessidades dos consumidores.

  1. A EMPRESA

A Pizzaria Face Pizza surgiu após vários amigos e vizinhos elogiarem a deliciosa pizza de massa caseira que Sr. George aprendeu a fazer com sua “mama”.

No bairro em que ele morava não existia outra pizzaria, então sua única preocupação era oferecer a mesma qualidade da pizza que ele oferecia para os amigos em casa.

A pizzaria progrediu e com o sucesso, veio a duas concorrentes no bairro. Uma tinha como diferencial o preço baixo e a outra um amplo cardápio de pizzas salgadas e doces com preços abaixo do praticado pela Pizzaria Face Pizza.

Como o Sr. George não queria abrir não da qualidade do seu produto, precisou profissionalizar o modo de trabalho dos pizzaiolos, para que assim reduzissem o desperdício e o tempo de processamento das pizzas, diminuindo seu custo interno e deixando seu produto novamente competitivo.

Com essa reorganização interna, a empresa conseguiu se manter no mercado e focou em sua clientela que considerava a relação custo/benefício do local.

  1. ANÁLISE DO CENÁRIO 1

Quando a empresa começou, no início não havia concorrentes, não passava de um hobby fazer as pizzas, mas eram muito saborosas, quando amigos e vizinhos provavam diziam porque não faz para vender não existe igual na região.

Após um tempo foi despertado um encanto, um interesse sobre aquele assunto de criar de ter um negócio, uma nova fonte de renda.

Na região, por ser interior e não haver concorrentes, ficou mais fácil do Senhor George abrir seu pequeno negócio, a Face Pizza, sem pensar na concorrência.

Seu cardápio oferecia 10 sabores de pizza e como sua fama no bairro era de que não havia pizza melhor, ele atribuiu o preço que queria.

No primeiro momento a Face Pizza não tinha concorrentes, não pensava sobre estratégias competitivas, apenas sua qualidade e bom preço atraia a vizinhança. Mas ele sabia que em algum momento teria que lidar com a estratégia competitiva, lidar com visão diferente no mercado de negócios, tendo que ter metas, e como fará para manter suas metas, objetivos e como será feito para compra de produtos para continuar agradando a seus clientes.

  1. ANÁLISE DO CENÁRIO 2

No início a Face Pizza não tinha concorrentes, mas não demorou muito para isso acontecer. Com pizzas ao preço médio de venda a 30 reais, não muito caro nem barato, pois eram produzidas de forma artesanal, ele mesmo as fazia com grande qualidade, ele ficou surpreso com o surgimento de outras pizzarias, onde começaram a oferecer mais pizzas, de vários sabores, doces e salgadas, valor menor, uma delas com valor a 25 reais e a outra pizzaria com valor a 20 reais, mas não eram artesanais como as pizzas produzidas pelo Sr. George.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (104.5 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com