TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar Ambiente Competitivo Face pizza.

Por:   •  14/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.403 Palavras (6 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL ADMINISTRAÇÃO

AGATHA CRISTHIE DIAS DE SOUZA – RGM: 3854450

DANIEL DE JESUS SILVEIRA – RGM: 22298894 

ESTER SCHER SILVA – RGM: 23411201

IGOR ALVES CARRIJO – RGM: 23105984

PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE COMPETITIVO

São Paulo - SP

2021


UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL ADMINISTRAÇÃO

AGATHA CRISTHIE DIAS DE SOUZA

DANIEL DE JESUS SILVEIRA

ESTER SCHER SILVA

IGOR ALVES CARRIJO

PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE COMPETITIVO

Trabalho de Projeto, apresentado ao Curso de Administração, como parte de requisitos para a conclusão da disciplina Projeto Multidisciplinar – Ambiente Competitivo - 2021, sob a orientação do Professor Tutor Elcio.

São Paulo - SP

2021

RESUMO

Este projeto tem por finalidade validar a importância da análise e planejamento  das vantagens competitivas organizacionais por meio de um estudo de caso de um negócio do ramo alimentício. Além disso, o objetivo é mostrar que o sucesso no mercado depende de ações estratégicas e da formação de demandas e adaptações na cultura organizacional.

Optou-se por uma pesquisa literária, associada a análise de cenários apresentados no estudo de caso oferecido no projeto.

Dos cenários apresentados, estão situações comuns do dia a dia organizacional, que vão da mudança física inicial do negócio, até o aparecimento de concorrência acirrada, ficando notório através das análises dos cenários apresentados que a implementação de estratégias nas organizações depende de uma série de estudos de fatores básicos para qualquer Plano de Negócios, como forças internas organizacionais, fraquezas, oportunidades e ameaças, além de abertura para inovações.

Palavras-chave: Vantagem competitiva. Ambiente competitivo. Estratégia. Análise SWOT.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO........................................................................................................5
  2. FACE PIZZARIA.....................................................................................................6

3. ANÁLISE SWOT – CENÁRIO ATUAL....................................................................7

4. CONCLUSÃO..........................................................................................................9

5.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................10

  1. INTRODUÇÃO

O termo “ambiente competitivo”  dentro do contexto organizacional é utilizado há tempos para tratar assuntos relacionados ao mercado em que as empresas estão inseridas e as forças variáveis provenientes deste que fazem com que os negócios funcionem, tenham êxito ou em certos casos não sobrevivam.

Por meio do estudo das cinco forças competitivas propostas por  Porter  e do conceito de ambiente competitivo, analisa-se neste projeto cenários diversos enfrentados por determinada empresa (objeto de estudo de caso) e, sua forma de gestão perante as forças impostas pelo ambiente em que se encontra.

Verifica-se neste estudo a análise interna de fatores necessários para planejamento estratégico e tomada de decisões denominada Análise SWOT, e seus principais desdobramentos práticos em cenários específicos vivenciados pela empresa analisada. .

  1. FACE PIZZARIA

A Face Pizzaria teve seu início dentro da residência de seu fundador, o Senhor George, que através do aprendizado culinário herdado de sua mãe, oferecia suas pizzas caseiras cujo maior diferencial estava no sabor inigualável.

 A priori, o mesmo conseguia realizar seu trabalho com qualidade e uma gama de dez sabores diferentes e, devido aoo fato de ter sucesso na vizinhança e por não existir concorrência direta próxima do local que Senhor George distribuía seus produtos, a ideia para a criação de um negócio maior e estruturado tornou-se atrativa.

Sendo assim, o proprietário inaugurou uma pizzaria no bairro, sendo a única inclusive, em um raio de 20 km da mais próxima.

Devido ao sucesso da Face Pizzaria, outras empresas foram abertas no mesmo bairro, de maneira que cada um dos concorrentes possuía estratégias um pouco diferentes. Enquanto uma empresa oferecia menor preço, outra por sua vez adotava a estratégia de maior variedade, fazendo com que os clientes do Senhor George diminuíssem, obrigando-o a se adaptar ao novo cenário do mercado que atendia.

Senhor George precisou adotar nova gestão para a produção de suas pizzas, mantendo a qualidade oferecida, flexibilizando formas de produzir seus produtos, revendo também os volumes, treinamento de pessoal e melhora do atendimento ao cliente, através do oferecimento de delivery e telefone.

Com as mudanças, novamente a Face Pizza passou a se destacar, obrigando a concorrência a se estruturar de novas formas.

Apesar da concorrência acirrada, Senhor George manteve-se no mercado, mas com atenção direta na melhoria de processos e estratégias que foram de ponto, preço, produto e promoções.


  1. ANÁLISE SWOT – CENÁRIO ATUAL

As mudanças de cenário em qualquer tipo de mercado são constantes, e a maneira como se realiza a análise destas para que haja adaptações internas e que reflitam também externamente são fundamentais para delimitação de estratégias competitivas.

No caso da Face Pizza, todas as mudanças ao longo da história da empresa contaram com análise do mercado, desde a concorrência a estrutura organizacional, sendo que o planejamento estratégico contou com uma análise específica, denominada SWOT que fundamentou as novas direções do negócio.

No cenário mais atual vivido pela Face Pizza, foram diagnosticados pontos relevantes na análise realizada que foram pautadas da seguinte maneira:

  • Forças: desde o início da empresa, a maior vantagem competitiva apresentada trata-se da qualidade do produto oferecido, sendo esta mantida em todas as mudanças de cenário vividas pela mesma. Em um primeiro cenário isso se verificou pelo fato de que apesar de não haver concorrência no bairro a decisão de compra dos clientes era pautada no quesito qualidade do produto, o que também foi incentivo para que houvesse uma expansão do negócio, deixando de ser uma pizzaria dentro de uma residência para um negócio mais formal, tendo um local próprio.
  • Fraquezas: dos pontos que possuem grande relevância para melhora da Face Pizza, notou-se que a política de preços poderia ser melhor pensada quando se comparava aos concorrentes. Vale ressaltar que o aparecimento da concorrência em um segundo cenário da trajetória da empresa fez com que a mesma precisasse tomar medidas diferentes em relação ao assunto, visto que o comportamento dos consumidores era aos poucos modificado em detrimento da nova situação. Nesta fase haviam mais opções no bairro, justificando essa mudança na clientela. Enquanto um concorrente se destacava pelo seu preço, outro aumentava a variedade dos produtos, de maneira que até então a Face Pizzaria não se adaptava por questões de custos internos.
  • Oportunidades: para aumentar sua vantagem competitiva, a pizzaria buscou num penúltimo cenário racionalizar o custo de produção e flexibilizá-la de maneira que pudesse melhorar ainda mais a qualidade do serviço oferecido, visto que a cultura do bairro modificou e o mesmo ocorreu com a clientela por isso. Outra mudança em um cenário mais atual adotado pela Face Pizza também foi a reforma no ponto. Mantendo a qualidade do produto e com aquisição de novos maquinários que facilitassem o processo, a empresa poderia se tornar ainda mais atrativa para os clientes como se vê em análises feitas por Kotler e Keller:

Para buscar satisfação, valor e retenção de clientes Kotler e Keller nos trazem uma citação muito apropriada: “Já não basta simplesmente satisfazer clientes. É preciso encantá-los” (KOTLER, KELLER, 2006, p.55)

  • Ameaças: o surgimento de novos concorrentes sempre devem ser considerados como fatores de ameaça em qualquer negócio, visto que as mudanças existem, mas só podem ser toleradas por aqueles que possuem boa capacidade de adaptação, algo que a Face Pizzaria conseguiu realizar em sua trajetória.

  1. CONCLUSÃO

 Há tempos que o termo “vantagem competitiva” é presente nas organizações, sendo a maior base para que estas criem estratégias e analisem seu dia a dia perante o cenário mercadológico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (78.6 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com