TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel da liderança nas organizações

Por:   •  27/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 3

Matriz de atividade em equipe – tarefa individual 3*

Módulo: 4

Atividade: Tarefa individual 3

Título: O papel da liderança nas organizações

Aluno: Isabella Grazzia Hidalgo de Araujo

Disciplina: Administração Geral

Turma: GAG180EAD_T0025_0817_E8

Introdução

Segundo Maximiano(1992)1 "uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa.”

Se temos como classificação de organização a combinação de esforços de pessoas para se chegar em um objetivo comum, devemos ter em mente que toda organização precisa de pessoas que gostem e saibam lidar com pessoas, de forma a nortear e desenvolver suas qualidades e serviço para obtenção de resultados. Essas pessoas são os líderes, peças chave dentro de toda e qualquer organização, para seu bom desempenho, funcionamento e competitividade no mercado.

O papel da liderança nas organizações

O papel do líder é fundamental na organização. Cabe a ele dar direcionamento, inspirar, motivar, elogiar, reconhecer, ser exemplo de integridade, ser educador, flexível e, por fim, ser positivo para energizar e conseguir o engajamento necessário de colaboradores para concretização de objetivos, bom funcionamento e sucesso da organização.

Líder é aquele que consegue entregar resultados através de pessoas.

Os desafios da liderança são inúmeros. Para entregar bons resultados o líder deve ser um profundo conhecedor dos negócios, da organização e do segmento onde essa organização está inserida. O líder precisa ter como foco de trabalho os resultados e as pessoas, devendo buscar harmonia entre os dois objetivos.

Se o líder precisa entregar resultados através de pessoas ele precisa saber fazer Gestão de Pessoas, portanto, precisa saber selecionar, recrutar, desenvolver e mobilizar pessoas. Como líder, Gestor de pessoas e conhecedor das características e das potencialidades de cada um dos colaboradores, o líder deve então criar situações para aumentar a complexidade de trabalho, criando oportunidades para que seus liderados enfrentem e vivenciem tais situações, sendo esse um poderoso mecanismo de desenvolvimento.  

Nos dias de hoje um bom líder precisa saber gerenciar processos e liderar pessoas.

O papel do líder é, além de gerir pessoas e alcançar metas, conseguir transmitir os princípios norteadores do negócio, os objetivos e os valores da organização, e trazer resultados consistentes e duradouros para ambos (organização e equipe) através da tomada de decisões importantes.

Trago a experiência de ter trabalhado com dois tipos de líderes. O primeiro, autocrático, se limitava a passar tarefas sem explica-las, tomar decisões sem consultar colaboradores, cobrava resultados porém não investia em treinamento ou conhecimento da equipe para selecionar corretamente qual colaborador tinha melhor desempenho em determinada função. Hoje trabalho com uma líder democrática, que envolve toda a equipe na tomada de decisões, procura entender as qualidades de cada um, motiva e direciona todos os colabores em suas devidas funções.

O que fica claro, após a pesquisa para execução dessa atividade, é que o líder ideal é aquele que desenvolve um perfil de acordo com as situações que vivencia, devendo ser, hora autocrático, democrático ou liberal.

Conclusão

Liderar de forma correta é conseguir focar igualmente na geração de resultados e na boa gestão da equipe. É saber ouvir as considerações de seus liderados e promover debates nos quais estes sintam-se participadores das decisões.

O estilo de liderança impacta no clima da equipe e consequentemente nos resultados esperados.

Cada líder pode ter um ou dois estilos preferenciais de atuação. Porém o melhor líder, é aquele que consegue extrair o melhor da equipe, não é aquele que atua apenas na sua zona de conforto, mas que atua de acordo com o ambiente e a circunstância.

Referências bibliográficas

1MAXIMIANO, ANTONIO CESAR A. Introdução à administração. 3ª ed., São Paulo, Editora Atlas, 1992.

Conteúdo Moodle FGV – Administração Geral

Liderança – um papel essencial no cenário atual FGV – Administração Geral

Papel da Liderança nas Organizações FGV – Administração Geral

https://revistapanorama360.wordpress.com/gestao-empresarial/lideranca-e-gestao-de-pessoas/lideranca-nas-organizacoes-contemporaneas-o-papel-do-lider-do-futuro-nas-corporacoes/

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (116.9 Kb)   docx (52.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com