TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento, Garantia e Controle de Qualidade

Por:   •  30/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  875 Visualizações

Página 1 de 4

Gerenciamento de Qualidade
Trilogia de Juran: Planejamento,  Garantia e Controle de Qualidade.
Planejamento: Identificar quais são os padrões de qualidade relevantes para o projeto e determinar como atende-los. (o que e como)
Garantia: Assegurar o cumprimento dos procedimentos técnicos e operacionais das pessoas que operam o sistema. (vendas, compras, entrega, financeiro, etc)
através de: capacitação de pessoas e auditorias internas do sistema de gestão da qualidade.
Controle: Monitorar os resultados para determinar se os padrões de qualidade estão sendo atendidos e identificar maneiras para eliminar causas do desempenho insatisfatório.
MASP: identificação, observação, análise, plano de ação, ação, verificação, padronização e conclusão. Possui 7 ferramentas para investigar o que aconteceu:
- Estratificação: quais dados devem ser coletados (definir os dados).
- Lista de verificação: Busca de dados.
- Gráfico de Pareto: Identificação (vitais/triviais) primeira análise, o que é importante.
- Diagrama de causa e efeito: entendimento das relações das causas e do efeito.
- Diagrama de dispersão: verificar a existência de correlação entre causa e efeito.
- Histograma: estudo da distribuição dos dados em relação á media.
- Gráfico e cartas de controle:  análise do comportamento temporal.

Gerenciamento de RH
1. Evolução do pensamento administrativo.
Teoria x/y Mc Gregor: X são folgadas e o chefe tem que cobrar sempre resultados. Y pessoas não admitem estar erradas.
Teoria das necessidades humanas Maslow: Pirâmide dividido em 5 partes: Topo Auto estima: reconhecimento do seu trabalho. Ego: você estar bem com você mesmo. Social: relacionamento com pessoas. Segurança: Salário, moradia. Fisiologia: Necessidades básicas. As 5 acontecem ao mesmo tempo, vai mudando conforme a situação.
Teoria da Motivação Hersberg (existência de um motivo)
Gestor tem a capacidade de contribuir para sua motivação. Fatores motivacionais (auto estima, ego e social) e Insatisfatório (Segurança e Fisiologia).
2.Gestão de Pessoas (fortalecer um capital humano)
Gerenciamento de conflitos: A visão tradicional de conflitos estava sempre associada a situações desagradáveis, geralmente ocorridas devido a diferenças de situação ou deficiência de liderança.
Fontes de Conflito: prazos, prioridades de projeto, recursos, questões técnicas, procedimentos administrativos, choques de personalidade e custo.

Gerenciamento de Riscos
Organizações de todos os tipos e tamanhos enfrentam influencias e fatores internos e externos que tornam incerto se e quando elas atingirão seus objetivos. O efeito que essa incerteza tem sobre os objetivos da organização é chamado de ‘riscos’.
Princípios: Criar valores, parte integrante dos processos organizacionais, parte da tomada de decisão, aborda expeditamente a incerteza, sistemática/estruturada/oportuna, baseada nas melhores informações possíveis, feita sob medida, considera os fatores humanos e culturais, facilita a melhoria continua da organização, entre outros.



Classificação:
 
Riscos Externos: Projeto depende criticamente de fornecedores externos, existência de sobreposição de escopos com outros projetos, processos de recrutamento de profissionais experientes longos.
Riscos Internos: Técnicos: Ferramentas e métodos não apropriados ao projeto, baixo conhecimento do time do projeto da área de negocio, habilidade inadequada da equipe de projeto. Gestão: Complexa dependência entre tarefas, data da implementação critica, metas temporais irreais. Organizacionais: Grande numero de tomadores de decisão, resistência a mudanças.
Fluxo dos processos:
1. Planejar o gerenciamento do risco
2. Identificar o risco
3. Realizar a analise qualitativa dos riscos
4. Realizar analise quantitativa dos riscos
5. Planejar as respostas aos riscos
6. Monitorar e controlar os riscos
Análise Qualitativa de riscos
Ambiente de decisão:
Ao tomar decisões, o administrador pondera e pega alternativas, muita das quais envolvem eventos futuros que são difíceis de predizer, ex: como o comportamento dos consumidores, as taxas de juros para os próximos anos, o nível de confiabilidade de um novo fornecedor, etc.
Ambiente de certeza: Existe quando a informação é suficiente para predizer os resultados de cada alternativa de curso de ação.
Ambiente de risco: O risco ocorre quando não se pode predizer os resultados das alternativas com certeza, mas apenas uma certa probabilidade.
Ambiente de incertezas: Sob condição de incerteza, conhece-se pouco a suspeita das alternativas e de seus resultados.

Gerenciamento de Comunicação
 
O gerenciamento das comunicações do projeto é a área de conhecimento que emprega os processos necessários para garantir a geração, coleta, distribuição, armazenamento, recuperação e destinação final das informações sobre o projeto de forma oportuna e adequada. Os processos de gerenciamento das comunicações do projeto fornecem as ligações críticas entre pessoas e informações que são necessárias para comunicações bem-sucedidas. Os gerentes de projetos podem gastar um tempo excessivo na comunicação com a equipe do projeto, partes interessadas, cliente e patrocinador.
Processos de gerenciamento das comunicações:
-
Planejamento das comunicações – determinação das necessidades de informações e comunicações das partes interessadas no projeto.
-
Distribuição das informações – colocação das informações necessárias à disposição das partes interessadas no projeto no momento adequado.
-
Relatório de desempenho – coleta e distribuição das informações sobre o desempenho. Isso inclui o relatório de andamento, medição do progresso e previsão.
- Gerenciar as partes interessadas – gerenciamento das comunicações para satisfazer os requisitos das partes interessadas no projeto e resolver problemas com elas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com