TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Sistematico de Layout é uma ferramenta que auxilia na tomada de decisões para se conseguir um melhor posicionamento de máquinas

Por:   •  16/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 2

O Planejamento Sistematico de Layout é uma ferramenta que auxilia na tomada de decisões  para se conseguir um melhor posicionamento de máquinas, equipamentos e pessoas, além de identificar as necessidades da empresa.

        Existem quatro fases do Planejamento sistemático de Layout, localização da área, arranjo físico geral, arranjo físico detalhado e a implantação.

        Cada uma das fases são de extrema importância para se ter uma boa estrutura. Quando falamos em localização de áreas, serve para determinar a localização das áreas de instalações. No arranjo físico geral é a posição relativa das diversas áreas. Na detalhação do arranjo, seria a localização de cada equipamento, máquinas  etc.  E na ultima fase que é a implantação, é feito o planejamento  das máquinas e equipamentos para poder fazer a melhor utilização do espaço.

        O Planejamento Sistemático de Layout toma decisões evitando modificações no layout para que não haja custos maiores.  Essa modificações só poderão ser feitas atráves de novos layout, que minimiza o tempo de movimentação, aumentando a mão-de-obra.

        São três os conceitos para o SLP que seriam Inter-relações , espaço e ajustes. Para cada um desses conceitos, os proedimentos são constituidos por elementos como, dados de entrada que são representados por  letras (PQRST), produto, quantidade, roteiro, serviço e o tempo. Fluxo de materiais que devemos identifica-los atráves das áreas envolvidas , na intensidade do deslocamento do material. E suas ferramentas para um bom fluxo de materiais são o fluxograma, carta de processos multiplos, carta de-para etc. Espaço necessário que é o espaço para cada equipamento. Espaço disponivel, que deve ser feito a ánalise do espaço para saber sobre as instalações de máquinas e equipamentos. Considerações de mudanças que ocorrem os ajustes como movimentação de materiais e as pessoas. Aaliação de alternativas que seriam avaliar os planos alternativos que foram gerados , visando seus benefícios e limitações.

        Segundo Costa(2004) para se fazer uma relação utilizamos a carta de inter-relações que representa o tipo de certa atividade. Para fazer a caracterização das interligações  utilizam as vogais A, E, I, O, U, e a letra X que significam:

  • A: Absolutamente necessário;
  • E: Especialmente importante;
  • I: Importente;
  • O: Proximidade normal;
  • U: Não importante;
  • X: Indesejável.

                Segundo Couto (2006) os pequenos espaços devem ser compativeis com as necessidades das pessoas, não devendo ser menor que 6 m² e o posto de trabalho ser desempenhado o mais proxímo possivel da luz natural.

                De acordo com o que foi abordado pelos autores citados, o planejamento sistematico de layout é a ferramenta de fundamental importância nos postos de trabalhos, obtendo um melhor layout .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (35.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com