TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento de Risco

Por:   •  9/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 2

IBMEC ONLINE

ATIVIDADE DISSERTATIVA - 3

Gestão de Risco

BRASILIA - DF

2015

INTRODUÇÃO

Planejar o gerenciamento de riscos é uma atividade primordial no ciclo de vida de um projeto. O objetivo deste processo é desenvolver estratégias que aumentem a probabilidade e o impacto de eventos positivos (oportunidades) e a reduza a probabilidade e o impacto de eventos negativos (ameaças) no projeto, que caso ocorra o impacte o mínimo possível.  

A organização abordada nessa atividade é uma rede de supermercados que tem por objetivo a implantação de minimercados “express”, localizados em bairros residenciais e seguindo o arquétipo e características de lojas de conveniências, conforme informações apresentadas no termo de abertura de projetos –TAP,

Trata-se de um projeto iniciado em setembro de 2017 com o objetivo de implantar 15 lojas no período de julho de 2018 a junho de 2019. Cada loja seguirá um projeto padrão e prazo máximo de 3 meses para sua implantação. A aquisição dos equipamentos necessários para a implantação das  lojas deverá ser realizada em conjunto. Quanto ao orçamento, este não deverá ultrapassar o montante de 140.000,00 por loja.

Para antecipar uma situação incerta que, se ocorrer, terá um efeito positivo ou negativo no objetivo do projeto foi realizado uma análise qualitativa que visa analisar as probabilidades de ocorrência fatos e os impactos destes, de forma a viabilizar a priorização individualizada em função dos objetivos do projeto.

Foram registrados 10 riscos (conforme tabela abaixo),

Registro de Riscos[pic 1]

Priorização de Riscos

[pic 2]

Conclusão

Os riscos causam impactos ao futuro de um projeto podem influenciar o objetivo almejado, negativamente ou positivamente, na forma de ameaças ou oportunidade. A identificação, controle e gerenciamento é uma ação que permite agregar respostas e soluções aos riscos que comprometem os objetivos de um projeto

Ao realizar esta atividade foi possível desenvolver uma percepção da importância de identificar, analisar e planejar respostas ao risco que permeiam um empreendimento, refletindo e buscando ações que sirvam para ampliar o desenvolvimento e reduzir as ameaças que o afetam.

No estudo em questão pude priorizar 6 (seis) riscos alto/muito alto para a implantação dos minimercados. Ainda assim, a empresa não estaria totalmente imune as incertezas, mas certamente o impacto e a probabilidade de eventuais ameaças seriam substancialmente reduzidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (152.4 Kb)   docx (54.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com