TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento estratégico: administração e gestão de riscos

Por:   •  2/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.802 Palavras (8 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 8
  1. Sumário

1.        Introdução        2

2.        Missão e visão        2

3.        Eficiência e eficácia        3

4.        Modelos de decisões        4

5.        Geração de valor no mercado        4

6.        Planejamento estratégico: pontos fortes e fracos        5

7.        Planejamento estratégico: administração e gestão de riscos        6

8.        Mapa estratégico e Balanced Scorecard        6

9.        Considerações finais        7

10.        Referências bibliográficas        8


  1. Introdução

O presente trabalho tem como objetivo apresentar um relatório descritivo bem como um plano de ação integrado para o norteamento na tomada de decisões da empresa Grande Bahia, uma empresa atuante no mercado automotivo de Salvador desde 2002, contando com 3 lojas físicas onde são comercializados veículos novos da marca Chevrolet e veículos seminovos de diversas marcas. A empresa atua no varejo e também com serviço diferenciado para frotistas (táxis, locadoras, frotas empresariais e afins). A visão e missão da empresa são os elementos utilizados como base para a elaboração do plano de ação, tendo este o objetivo de auxiliar no sucesso da consolidação da nossa visão e missão.

  1. Missão e visão

Valeriano (2000) diz que “a missão, em essência, é o propósito da organização”, ou seja, é a finalidade da sua existência para com a sua comunidade e também para consigo. A missão organizacional da Grande Bahia é “proporcionar soluções em mobilidade com excelência, segurança e sustentabilidade, visando a satisfação do cliente e o desenvolvimento da empresa. ”

A visão de uma empresa é fator primordial para uma organização, é nela que está expressa qual o rumo da organização. Ter a visão bem definida e consolidada nas atitudes da empresa é o que a permite administrar a sua continuidade no mercado e suas mudanças, simultaneamente (Collins e Porras, 1998). A visão organizacional da Grande Bahia é “se manter líder de mercado no segmento automotivo e expandir a rede de concessionárias para todo o estado da Bahia em 5 anos.

  1. Eficiência e eficácia

Os três serviços básicos executados pela loja são: vendas de veículos novos e seminovos; serviços de revisão de veículos novos, sendo eles obrigatórios e padronizados para a manutenção da garantia de fábrica dos veículos; e por fim a assistência técnica, sendo essa prestada para veículos multimarcas que derem entrada na oficina.

A eficácia e eficiência medidas relacionadas as vendas e as revisões de garantias dos veículos atingem índice satisfatório para a política da loja, pois o tempo é calculado utilizando o tempo de separação de estoque do veículo e regularização junto ao departamento de trânsito, para a venda de carros, bem como o tempo de entrega para revisões, por se tratar de manutenção básica, tais serviços são entregues no mesmo dia.

Os serviços de assistência técnica são o ponto crítico no que diz respeito a eficiência. Os veículos que dão entrada para assistência técnica são submetidos a vistoria visual, para detecção de avarias nas partes internas e externas do veículo, bem como a verificação de funcionamento do motor e os principais acessórios, tais como faróis, limpadores de para-brisa, por exemplo. O maior impacto a eficiência está nos problemas relacionados aos itens não verificados anteriormente a execução dos serviços, tal problema não causa impactos financeiros, pois tais reparos são cobrados dos clientes, porém o tempo de entrega fica muitas vezes comprometidos, acarretando assim em perda de eficiência na prestação do serviço.

As medidas que deveriam ser tomadas para minimizar esse problema de eficiência seria uma melhor análise dos veículos no momento da vistoria de orçamentos e a aquisição de ferramentas de diagnóstico de defeitos, pois os veículos tem cada vez mais tecnologia embarcada, possibilitando que boa parte dos defeitos possam ser diagnosticados via ferramentas computacionais.

  1. Modelos de decisões

As decisões tomadas no dia a dia da empresa são tipicamente programadas, pois a gama de serviços prestados é o mesmo desde a constituição da empresa, que são basicamente venda e assistência técnica. As situações atípicas que ocorrem são reportadas para os gestores que decidem o que deve ser feito. O que poderia auxiliar na tomada de decisões seria a elaboração de um manual de ações de serviços da empresa no intuito de abranger mesmo as situações mais remotas relacionadas a operação da empresa.

        A decisão não programada que está no horizonte atual da empresa é a expansão dos negócios para todo o estado da Bahia. Tal expansão vem tendo sua viabilidade estudada a partir de pesquisas de mercado e pesquisas estatísticas, tais como a demanda de determinados modelos por região e se estas regiões têm concorrência, mesmo que seja em municípios próximos.

Ainda relacionado a expansão da empresa, pode-se classificar tal empreitada como sendo uma decisão racional limitada, por contar com pesquisas para dar maior confiabilidade aos dados e projeções. A limitação da racionalidade desta decisão se dá justamente pelo caráter empírico da mesma, sendo ela amadurecida a partir da percepção do número de clientes de outras cidades, tanto da região metropolitana de Salvador, quanto de cidades mais distantes.

  1.    Geração de valor no mercado

O foco da empresa é o lucro, porém, por se tratar de uma revendedora de automóveis novos atrelada a montadora Chevrolet, consequentemente são tomadas medidas que são também relacionadas a geração de valor de mercado. Existem alguns processos que identificam esta ideologia “mista” da companhia, sendo algumas delas: a criação de sala exclusiva para frotistas e o atendimento personalizado, diferenciando-os do consumidor varejista comum pela fila de serviços exclusiva para taxistas; mudança de layout para melhor visualização dos produtos da concessionária; otimização do tempo de entrega dos serviços; ampliação e inovação de toda oficina com acesso do cliente tratando diretamente com o mecânico são alguns dos diferenciais das lojas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (257.9 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com