TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano Plurianual e Orçamento Público

Por:   •  28/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 4

Prezado Cursista, para esta Tarefa 1:

1 – Encontre o PPA de seu Município, de preferência o que esteja em vigor, se não encontrar do seu município escolha de algum próximo.

2 – Com o PPA em mãos encontre nele um programa [seja qual for o nome que sua prefeitura atribui], pode ser qualquer um, obras, manutenção, serviços, etc.... Após escolhido, faça uma relação com a figura apresentada.

Ampliação do acesso e qualificação do cuidado e gestão em saúde

Classificação: Projeto Estratégico e Transformador

Objetivo: Promover o cuidado integral à saúde na Atenção Primária à Saúde de forma humanizada, oportuna, resolutiva, segura e de qualidade, fortalecendo a Estratégia de Saúde da Família e assegurando a cobertura adequada.

Escopo: Redesenho e melhoria da qualidade no atendimento ao cidadão nas unidades básicas de saúde. Aumento da cobertura do serviço Saúde da família. Ampliação da capacidade de atendimento a usuários de álcool e outras drogas. Programa/Ações/Subações

(117) Melhoria do Atendimento em Urgência e Emergência

(2662) Gestão do SUS BH

(1)Manutenção e modernização dos sistemas de informação em saúde na PBH

(157)Atenção Primária à Saúde (APS)

(2690) Saúde da Família

(7) Equipes de Saúde da Família

(114)Rede de Cuidados Especializados Complementares à Saúde

De acordo com a Constituição Federal de 1988,art 196: A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

As demandas sociais converte-se em sistema orçamentário que é a primeira etapa do PPA. O orçamento público é o elo entre o atendimento das demandas sociais, por meio da elaboração de políticas públicas com este foco e o lado financeiro do Governo: arrecadar e gastar para atender a tais demandas.

Escolhi essa demanda por se tratar de um serviço essencial para a população que não vem sendo trabalhado corretamente não só no município como no Estado e no País, a saúde é um grande problema em todo o Brasil por falta de investimentos. Como a área da saúde tem várias demandas dentre elas consultas, cirurgias e acompanhamentos, como os postos de saúde, UPA’S (Unidade de Pronto Atendimento) e Hospitais sempre cheios achei essa ação da prefeitura excelente. As principais demandas da população na área da saúde são: Mais médicos nos postos de saúde e nas Upa’s, muitas das vezes a população vai para o posto de madrugada e só consegue a consulta no horário do almoço quando consegue consultar, demora nos exames necessários para diagnósticos, dificuldade na marcação dos retornos nos médicos, tenho um caso na minha família que a pessoa precisou de fazer um exame que demorou 6 meses para conseguir fazer, e demorou mais 3 meses para retornar no médico, quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (35.6 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com