TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Poder nas Organizações

Por:   •  23/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.601 Palavras (7 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 7

TRABALHO de relações sociais e politicas  

PODER NAS ORGANIZAÇÕES

Poder nas organizações

Introdução: Poder significa no dicionário ter força, possibilidade, autoridade, influência para. Através dessas informações veremos algumas habilidades de influenciar pessoas nas organizações, essa é habilidade para conseguir que as pessoas façam aquilo que quer.

Os estudos acerca do poder, suas relações e efeitos no âmbito das organizações e, mais especificamente, relativos ao comportamento organizacional, abrangem temáticas instigantes e polêmicas, que envolvem, entre outros elementos, a subjetividade, o conflito, a dominação e adesões e resistências no processo de gestão de pessoas. Nesse contexto, essas dimensões organizacionais, perpassadas pelas relações de poder, abarcam também as relações de gênero vivenciadas no espaço de interação social, cuja análise deve ir além da simples polarização entre o masculino e o feminino, em que o homem desempenha o papel de “dominador” e a mulher atua como “dominada”. A adoção de uma perspectiva politizada para o estudo do gênero nas organizações permite a ampliação das interpretações que são dadas às diferentes possibilidades de interação entre homens e mulheres, de acordo com as regras sociais vigentes nos respectivos espaços em que são percebidas; e admite que as modificações nos hábitos e condições de vida, permeadas por inovações tecnológicas e pelo desenvolvimento sociocultural, sejam inseridas nas análises.

Segundo David McCleland existe duas faces. Sempre é preciso analisar os pontos positivos e os negativos.

Positivo: Caracteriza uma preocupação com os objetivos no grupos.

Negativos: Expressa em termos de domínio-submissão, vaidade e individualismo.

        

O conceito de poder

Um dos mais importantes processos sociais é a capacidade que possuem os indivíduos e grupos sociais, entre os quais as organizações, de modificarem o comportamento de outros grupos ou pessoas. Esse processo social, fundamental para os seres humanos, é que denominamos poder.

A maior parte dos cientistas sociais compartilha da idéia de que poder é a capacidade para afetar o comportamento dos outros. O poder pode ser considerado como um meio, que o grupo ou indivíduo tem, de fazer com que as coisas sejam realizadas por outros indivíduos ou grupos.

O poder ocorre em todas as relações sociais, e está disseminado em todas as sociedades e grupos sociais. O poder é uma qualidade que um indivíduo ou grupo social possui em relação a outros indivíduos ou grupos. Constitui, portanto, um fenômeno social, e não individual. Sua característica fundamental é que é um componente de uma relação social.

Para Max Weber:

Poder significa toda probabilidade de impor a própria vontade numa relação social, mesmo contra resistências, seja qual for o fundamento dessa probabilidade. (1991, p.33)

http://vejasociologia.blogspot.com.br/p/o-poder-nas-organizacoes_1210.html

Tipos de Poder

 Poder de posição: É aquele tipo de poder que está no cargo, onde supervisores, gerentes só conseguem aquilo desejado, por causa do seu cargo.

Poder coercitivo: As pessoas reagem a esse tipo de poder por medo, de um resultado ruim, por medo de demissão, por medo de perder a função, entre outros.

Poder legítimo: representa o poder que uma pessoa recebe como resultado da sua posição na hierarquia organizacional.

Através de alguma informação passada vamos relatar um pouco sobre liderança, através do poder, para weber o poder se manifesta em três componentes: Força, Autoridade e Influência. A força e tipo de poder coercitivo através de ameaças, tendo em vista que muitas das instituições utilizam esse tipo de poder para se manter uma relação com seus colaboradores, vimos que esse tipo de poder é muito arriscado, pois ele está muito próximo do assédio moral, gerando um risco para os próprios gestores.

Autoridade é um tipo de poder, esse tipo de poder está muito relacionado a ao cargo, vimos no poder legítimo que fica relacionado a função onde colaboradores respeitam mais a função do que a pessoa, pois todos sabem que está no cargo apenas está, mas é um tipo interessante só tipo de poder.

Influência é o tipo ideal de poder, esse tipo de poder está muito ligado a carisma, identidade, empatia entre outros, quando utiliza esse tipo de poder consegui influenciar as pessoas que estão próximo sem que as mesmas tenham medo de errar, pois sabem que tem um gestor ali e não um chefe.

De acordo com Weber, a existência de um quadro administrativo configura uma forma de dominação. E qualquer que seja a associação, ela é sempre em algum grau associação de dominação. É importante destacar que não basta a vontade de dominar os outros para que haja dominação, o necessário mesmo é a disposição por obediência por parte de todos envolvidos.

Para Weber toda dominação tende de buscar legitimidade, que é o reconhecimento social e legal perante todos, e sua institucionalização está na base da autoridade, assim como já foi citado pode ser entre elas por carisma, burocrática e tradicional.

Entende-se por autoridade um direito estabelecido de tomar decisões e ordenar ações de outras pessoas, visto isso a legitimação do poder, através da incorporação jurídico ou moral. Esse tipo de legitimação tem uma aceitação entre os membros, grupos e sociedade relacionada, e tende a ser mais durável.

A influência através do poder, o que venha ser a influência, é a habilidade de afetar as decisões e ações dos outros, isso pode acontecer mesmo sem ter o poder direto (cargo), é influente uma pessoa que consegui modificar comportamentos das pessoas ou individuo, sem utilizar força coercitiva.

        Na estrutura de organizações a questão do poder é fundamental, pois trata-se de um sistema de relação social em que se existe permanentemente uma hierarquia, por diferentes tipos de cargos e capacitação nas posições que ocupam nas organizações, quando vemos a estrutura organizacional isso fica claro, pois vemos a hierarquia fica claro.

        O poder e o controle são fundamentais na estrutura organizacional e na sociedade, na vida dos seres humanos, e na estrutura politicar, todos os setores do nosso meio de vida precisam de poder e controle, isso vai de uma residência a um governo de um pais lide mundial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (118.2 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com