TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Princípio da Ética

Por:   •  28/10/2018  •  Resenha  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha

O princípio da ética se refere ao modo de ser, ao caráter, à natureza do cidadão diante da sociedade. Podendo ser de convicção, se refere ao princípio do respeito às regras; a de responsabilidade, com finalidade se alcançar os objetivos, de qualquer maneira.

A palavra ética tem sido muito popularizada no contesto atual, principalmente nos aspectos pessoais e profissionais, ligado ao sentido de moral e honesto, porém suas definições têm sentidos diferentes.

O nosso comportamento está inserido no contexto do controle organizacional de convívio, as nossas atitudes estão diretamente ligadas ao equilíbrio da organização. Ser ético passa a ter um significado similar a “não ser hipócrita”, visto que a imoralidade se dá no descumprimento das regras de conduta social e que mais cedo ou mais tarde a maioria das pessoas às cometem.

A ética envolve determinados tipos de comportamentos, sejam eles considerados corretos ou não, já a moral estabelece as regras que permitem determinar se o comportamento é correto ou não.

Às vezes, julgamos as pessoas por um ato irresponsável, sendo que, nós cometemos exatamente os mesmos erros. Julgar ética, moralidade é muito fácil. O difícil é fazer esta alto avaliação e nos enquadrar em atos antiéticos e imorais.

Levando em consideração o questionário aplicado, o fato de uma situação específica – dirigir falando ao telefone – compreendo o risco, mas a necessidade faz com que atenda naquele exato momento, situação isolada. Procuro andar sempre em acordo com as normas, de acordo com as leis, para que não haja um pré-julgamento da minha conduta diante da sociedade.

A moral é formada pelos valores previamente estabelecidos pela própria sociedade, os nossos comportamentos são passíveis de questionamentos. Dessa forma, a moral engloba as regras tidas como necessária para o bom convívio perante a sociedade, determinar se o comportamento é certo ou errado.

Somos passíveis de erros a todo instante, mas particularmente busco diariamente manter os meus princípios de ética e moral lado a lado e ter uma conduta o mais correto possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com