TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Problema da Saúde Pública Brasileira

Por:   •  31/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM

PROGRAMA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PNAP

FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS - FES

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA - CED

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA MODALIDADE EaD

Nome da Disciplina: Seminário Temático I

Unidade I

Nome da Atividade: Atividade de Introdução Disciplinar I

Professor(A) Ministrante: Dr. Sandro Breval Santiago

Tutor(A) à distância: Karoline Souza Figueiredo

Tutor presencial: Jaira Oliveira da Silva

Nome do Acadêmico (A): Andréia Cristina

Aline Fuques

Caline Maia

Míriam Larissa

Polo - Estado

2018

Questão: Com base no texto discuta, em grupo de 5 alunos, se o problema da saúde pública brasileira é gestão ou financiamento (recursos) – 15 minutos. Após a discussão em grupo, cada equipe deverá apresentar as suas conclusões para as demais equipes. Cada aluno (individual) deverá elaborar um position paper com base na discussão em sala de aula e, deverá postar o arquivo no AVEA até o dia 12/08/2018 (mínimo de 2 páginas e, máximo de 3 páginas). Essa atividade irá valer 10 (dez) pontos.

O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos programas mais bem elaborados do mundo porém não é utilizado como deveria. A saúde pública no Brasil é uma questão bastante conflitante por parte da população e seus governantes. Um sistema público que deveria atender grande parte da população não consegue atender a metade. Isso acontece devido a falhas extremamente visíveis. Muitos dos profissionais que atuam na saúde não possuem capacitação profissional adequada, não recebem salários adequados, grande parte das unidades de saúde estão mal estruturadas tanto fisicamente quanto a equipamentos, hospitais lotados, falta de medicamentos, entre outras situações.

Os maiores problemas da saúde pública no Brasil é a gestão dos recursos públicos e o financiamento escasso que não contempla as reais necessidades da população usuária. Se faz necessário que haja financiamento voltado para a capacitação profissional para que os mesmos possam atuar com mais responsabilidade, gestores competentes que saibam administrar bem os recursos financeiros para que assim toda a população possa ser atendida. Investir na medicina preventiva, evitando doenças respiratórias e infecciosas que são as principais queijas nos hospitais e postos de saúde. Adquirir equipamentos e capacitar profissionais para fazer o uso correto dos mesmos incentivando-os a se tornarem cada dia mais qualificados nos setores onde competem.

Contudo, é necessário reaver a questão da saúde em nosso país criando incentivos fiscais e elaborando medidas para melhorar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com