TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo de Abertura de Capital - Iguatemi

Por:   •  31/10/2016  •  Artigo  •  8.034 Palavras (33 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 33

O PROCESSO DE ABERTURA DE CAPITAL – O CASO IGUATEMI

Fernando Schirmer da Costa [1]

Resumo

Neste artigo é apresentado como é feita e quais são as etapas para se executar uma Oferta Pública Inicial (OPI) de ações. Este mecanismo é utilizado mundialmente para a captação de recursos financeiros junto a investidores, e o conhecimento deste processo é de grande importância devido ao fato de ser uma alternativa aos tipos convencionais de captação de recursos. Para o desenvolvimento do artigo foi utilizado como estratégia de pesquisa um estudo exploratório de revisão bibliográfica, juntamente com uma pesquisa documental, que foi realizada com a Iguatemi Empresa de Shopping Centers S/A. Como fonte adicional de coleta de dados foi utilizado também uma entrevista semi-estruturada. Constatou-se que o processo de OPI possui várias etapas a serem cumpridas, mas que o sucesso da operação é baseado no planejamento inicial e análise da viabilidade. O processo traz também consigo grandes mudanças para a companhia, sendo vital a adaptação e profissionalização da mesma, de maneira que possa atender as novas exigências do mercado.

Palavras-chave: Oferta Pública Inicial, captação de recursos, profissionalização.

Abstract

This paper presents how it is done and what are the steps to perform an Initial Public Offering (IPO) of shares. This mechanism is used worldwide for raising funds from investors, and the knowledge of this process is of great importance due to the fact of being an alternative to conventional types of fundraising. For the development of the paper was used as a research strategy an exploratory literature review, along with a documentary research. that was conducted with the Iguatemi Empresa de Shopping Centers S/A. As an additional source of data collection was also used a semi-structured. It was found that the process of IPO has several stages to be completed, but that the success of the operation is based on the initial planning and feasibility analysis. The process also brings with it major changes for the company, is vital to adaptation and professionalization, so that you can meet the new market demands.

Keywords: Initial Public Offering, raising funds, professionalization.

1 INTRODUÇÃO

No atual cenário global, mesmo com países passando por crises econômicas, está sendo presenciado um momento de crescimento e principalmente de estabilização dos mercados ao redor do mundo. O crescimento da economia mundial previsto ainda para 2013 é de 2,3%, e para 2014 o aumento seria de 3,1%, conforme a cartilha da Organização das Nações Unidas (ONU) “Situação Econômica Mundial e Perspectivas 2013”.

O Brasil está inserido nesse cenário e acompanha o crescimento econômico global, com uma expansão prevista de 3,0% para 2013 e 4,2% para 2014. Em função deste crescimento, mesmo que seja considerado abaixo do seu potencial, torna o ambiente empresarial muito propício para o desenvolvimento de negócios.  

        Neste panorama encontram-se as empresas brasileiras, vivendo em um ambiente altamente competitivo e querendo aproveitar o momento oportuno para se desenvolver e consolidar as suas marcas, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Para bancar esse desenvolvimento as empresas necessitam de uma quantidade cada vez maior de recursos financeiros, e uma alternativa para a captação desses recursos é a oferta pública de ações na bolsa de valores.

Contextualizando esse cenário, o presente trabalho objetiva identificar como é feito e quais são as etapas para a realização da primeira colocação pública de ações na Bolsa de Valores. Este mecanismo é conhecido mundialmente nos mercados financeiros como Initial Public Offering (IPO) e é um processo que traz resultados muito além da captação do recurso em si, costuma trazer também uma maior visibilidade, transparência e profissionalização da empresa.

 Como objetivos específicos da pesquisa se busca identificar as motivações e objetivos da abertura do capital e analisar as vantagens e desvantagens percebidas após o processo. Para tornar o entendimento do assunto mais simples, se buscou uma  pesquisa documentala fim de confrontar os conceitos estudados na bibliografia com um caso real. Dentre as possíveis empresas a serem analisadas, se escolheu a empresa Iguatemi, que efetuou a sua abertura de capital no ano de 2007.

A marca Iguatemi se tornou muito reconhecida em todo o país como símbolo de solidez, dinamismo, serviços diferenciados, gestão eficiente e parcerias nacionais e internacionais, muito bem sucedidas. Pioneira ao lançar o primeiro shopping center do país, continuou inovando permanentemente nos mais variados aspectos do seu negócio, lançou os primeiros shoppings sustentáveis do país, adotando práticas de consumo racional de energia e de outros recursos naturais, sendo pioneira ao incorporar a seus novos projetos o conceito dos “green buildings”.  Foi também a primeira a abrir seu capital e a primeira do setor a ser listada no Novo Mercado da Bolsa de Valores, cumprindo normas rígidas de governança corporativa. Novos empreendimentos se encontram em diferentes fases de desenvolvimento.

        Ainda sobre este atual contexto abordado até aqui, este estudo se torna de fundamental importância por se tratar de um mecanismo alternativo para a captação de recursos. Os gestores de empresas necessitam do conhecimento dessa fonte de capitalização, sendo muito importante estar ciente das implicações que o processo de abertura do capital trará para a empresa.

        No próximo capítulo, intitulado “abertura do capital”, serão abordadas as etapas para uma IPO, descrevendo os passos e exigências legais para tal processo. Posteriormente, no capítulo denominado “procedimentos metodológicos”, serão apresentados os métodos de pesquisa e como foi feita a coleta dos dados utilizados para o desenvolvimento deste trabalho. A partir de então, a “análise de resultados”, tendo como base  a pesquisa documental juntamente com a entrevista, objetivam identificar as mudanças percebidas na empresa após o processo de abertura do capital. Por fim, em “considerações finais”, são confrontados e analisados os resultados obtidos com relação o que tinha sido proposto inicialmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.6 Kb)   pdf (586.4 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com