TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abertura do Processo de Recrutamento

Pesquisas Acadêmicas: Abertura do Processo de Recrutamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.653 Palavras (7 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 7

Abertura do Processo de Recrutamento

A abertura do processo de recrutamento se dá através de solicitação, pelas chefias competentes, ao Departamento de Pessoal, dos funcionários de que necessitam e essa requisição deverá ser feita de maneira correta, em uma ordenação administrativa das admissões.

Deve o órgão de pessoal, com a colaboração de chefia requisitante, fazer a ficha de função, onde deverão constar os principais requisitos necessários para o bom desempenho da função, as principais responsabilidades do trabalho, as condições do trabalho, etc.

A ficha de função dará, não só ao órgão recrutador, mas também ao selecionador, elementos para entrevista, teste e parecer final mais adequado. Ela constitui um dos aproveitamentos da Descrição e Análise de função.

Após as providências inicias o órgão de pessoal, estabelecerá critérios de convocação dos candidatos para fins de Recrutamento. Essa convocação será feita de forma planejada, de onde e como encontrar candidatos de acordo com as características da vaga, ou vagas.

As formas de recrutamento são:

Quanto ao nível

Local- recrutamento feito visando atingir candidatos residentes próximos á localização da Empresa.

Regional- recrutamento feito, visando atingir os candidatos de região onde se localiza a Empresa.

Nacional-recrutamento feito, visando atingir os candidatos do país onde está localizada a Empresa.

Quanto á Área

Interno- ocorre quando se trata de cargos vagos a serem providos somente com os Recursos Humanos existentes na própria Empresa.

Externo- quando se trata de cargos vagos a serem providos por Recursos Humanos que não pertençam á Empresa.

Interno/Externo – quando se trata de uma conjugação, dos casos anteriores.

Quanto ao tipo

Recrutamento Orientado – ocorre quando o recrutamento é dirigido a uma determinada fonte de fornecimento ou atividade, com Faculdades, Escola Técnicas, áreas específicas da empresa.

Recrutamento não orientado – ocorre quando se dirige ao público em geral.

Conclusões

O recrutamento, nada mais é que a descoberta, atração, motivação e integração do indivíduo na empresa. Para os administradores, o recrutamento é uma das atividades mais importante na empresa.

Um bom recrutamento traz á administração bons elementos, de forma que a Seleção se torna mais eficiente, chegando com maior facilidade á pessoa adequada para o cargo. Um recrutamento inadequado pode trazer para a Empresa maior migração, má utilização dos recursos humanos, insatisfação e falta de confiança nos empregados: pode trazer também sérias consequências para o candidato e para a sociedade.

O recrutamento, em sua chamada, deve motivar os possíveis candidatos, atraindo-os á empresa, conseguindo assim, elaborar e manter cadastro para futuras eventualidades. Seu papel é importante dentro da política de pessoal, pois com um recrutamento correto, a empresa tem menores gastos, e uma melhor adaptação do homem á empresa.

Recrutamento e Seleção

O principal desafio do recrutamento e seleção no mercado de hoje é a capacidade de atrair e reter talentos. As formas tradicionais de relacionamento entre empresas e profissionais tornam-se rapidamente obsoletas. Mais do nunca é preciso apropriar-se das boas técnicas e tecnologias, principalmente a INTERNET, além de ampliar e mudar o foco de recursos humanos. Isso significa compreender o novo paradigma do mundo do trabalho: a empresa deve se tornar um lugar de desejo para os profissionais de talento. Para isso a empresa deve se preocupar em construir a marca do empregador.

É exatamente em recrutamento e seleção que se localiza uma das áreas estratégicas de maior importância para as organizações: o fornecimento dos talentos necessários para a sobrevivência e o crescimento da empresa.

A área de recrutamento e seleção é de extrema importância estratégica para qualquer empresa no Brasil e no mundo. É também uma área que precisa fazer mudanças rápidas e profundas em suas formas tradicionais de atuação. Já estamos vivendo dentro de um novo paradigma na relação entre empresas e profissionais. No entanto, as exigências impostas por esse novo paradigma ainda não foram completamente absorvidas e postas em prática em grande número de empresas. Isso significa que elas estão correndo o risco de ficar para trás em sua capacidade de sobreviver e crescer. E por uma razão direta: o desempenho e o diferencial das organizações estão hoje diretamente relacionados com sua capacidade de atrair e reter talentos. Tornou-se urgente mudar e ampliar o foco de atuação.

As organizações precisam de algo que as diferencie positivamente para obter vantagens e sucesso na competição pelo mercado. A diferença está no talento.

O mundo empresarial viu surgir, fora de seu controle, ações baseadas em tecnologia, conhecimento e entusiasmo: viu florescer o talento, uma forma de produzir riquezas e lucros à margem dos grandes movimentos estratégicos das empresas. A melhor empresa será aquela que reunir o maior número de profissionais de talento, à altura das novas formas de ação no mundo globalizado. E esse é um problema pela simples razão que o talento é um bem escasso, disputadíssimo. O profissional de talento pode escolher a empresa em que deseja trabalhar. É alguém a ser conquistado e mantido.

A empresa, especialmente a área de recrutamento e seleção, não pode agir como se estivesse com a faca e o queijo na mão. O profissional de talento não é um "candidato”, é um cliente. A escolha é mútua: tanto a empresa escolhe o profissional quanto o profissional escolhe a empresa. Esteja certo de que, ao tratar com um profissional de talento, ele dispõe de outras oportunidades de trabalho. Por isso precisa ser tratado como parceiro, não como subordinado. Se a empresa possuir um sistema desgastante de seleção, que exija muito tempo de espera, situações de desconforto e eventualmente pequenas aglomerações, esteja certo de uma coisa: nenhum verdadeiro talento vai querer ingressar nessa empresa. E isso não vale apenas para s altos escalões, fundamental hoje é que em todos os níveis de trabalho a empresa possa contar com os melhores profissionais.

O Impacto da internet

Quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com