TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Programa 5S como uma ferramenta de Gestão da Qualidade nas Organizações

Por:   •  6/4/2015  •  Artigo  •  1.588 Palavras (7 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 7

O Programa 5S como uma ferramenta de Gestão da Qualidade nas Organizações

Resumo:

A atual situação econômica mundial exige das organizações uma nova postura tanto com os consumidores, colaboradores e com sociedade em geral. Custo, atendimento, qualidade e inovação são pontos críticos para que as organizações possam permanecer no mercado. Os programas de gestão da qualidade são indispensáveis para as organizações nos dias de hoje. Este artigo apresenta um dos principais programas de gestão da qualidade existentes, o programa 5S, com um método prático, simples e eficiente foi desenvolvido no Japão e espalhou-se pelo mundialmente, e se tornou a base para a implantação da qualidade total nas organizações. O nome 5S origina de cinco palavras japonesas que começam com “S”: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketso e Shitsuke. Que podem ser traduzidas para o português como 5 Sensos: Organização, Ordenação, Limpeza,Saúde e Disciplina. Qualquer método de qualidade necessita de uma base forte, o programa 5S tem como base a educação. O programa 5S deve ser exercido por todos os níveis das organizações. Se faz necessário que os cinco sensos sejam compreendidos e executados, para que possam contribuir para a busca do progresso do ambiente de trabalho, da mudança no comportamento e atitudes, que favorecem o crescimento como pessoa, e como elemento na organização ao qual se esta inserido. O programa 5S é uma ferramenta extremamente eficiente, capaz de modificar a cultura da organização, auxiliar na busca por um ambiente de trabalho econômico, organizado e limpo, e disciplinar os colaboradores, proporcionando inúmeros benefícios como uma maior qualidade, e favorecendo também a elevação dos índices de produtividade.

Palavras chave: 5S, Pessoas, Qualidade, Organizações, Produtividade.

1. Introdução

No mundo atual, onde a evolução é constante, as instituições necessitam cada vez mais de processos que permitam a transformação e a adaptação para permanecer no mercado. Toda organização que anseia se desenvolver e obter estabilidade no mercado emprega pessoas em suas atividades, modifica seus conceitos e altera seus métodos administrativos.

O programa 5S, se firmou no Japão, a partir na década de 50, como uma excelente forma de obter mudança comportamental, tanto pela alteração dos ambientes de trabalho, quanto pelo comprometimento que pode causar nos envolvidos (ABRANTES, 2001).

O que mantêm uma organização funcionando, produzindo, comercializando, tomando decisões, gerenciando e dirigindo os negócios da empresa são as pessoas, portanto faz-se necessário um ambiente favorável, harmonioso e estimulante entre os colaboradores, para que estes produzam mais e melhor, alcançando resultados com qualidade.

O termo 5S's procede de palavras que, em japonês, começam com S: Seiri (senso de utilização), Seiton (senso de ordenação), Seiso (senso de conservação), Seiketsu (senso de saúde) e Shitsuke (senso de autodisciplina).

O programa 5S, deve ser um plano incorporado na rotina organizacional, contribuindo assim, para a obtenção da qualidade total (ARANTES,2001). Define-se qualidade total, como todos os fatores que interferem a satisfação das necessidades das pessoas, e as organizações. Desta forma, a qualidade deve ser melhorada de forma permanente, metódica e planejada.

“Todas as empresas que desejam melhorias de qualidade têm que começar pelos aspectos básicos, ou seja, pelos 5S’s, uma campanha dedicada a organizar o ambiente de trabalho, e conservá-lo arrumado e limpo, manter as condições padrão e a disciplina necessária para a execução de um bom trabalho”. (OSADA, 1992, p. 203).

Enfatizando essa idéia, este artigo tem o objetivo de enriquecer reflexões sobre o programa 5S. Desta forma, é necessário conhecer a origem, a definição dos cincos sensos, conhecer os benefícios e as vantagens que podem ser proporcionados as organizações, bem como, compreender como a modificação de costumes e atitudes podem aperfeiçoar o ambiente de trabalho e a qualidade de vida de todos os envolvidos, bem como as dificuldades de implantação e os métodos de avaliação do programa nas organizações.

2. O programa 5S

O Programa 5S, é um dos programas mais conhecidos, quando se trata de método de organização no local de trabalho. Criado no Japão na década de 50, logo após a Segunda Guerra Mundial, com o intuito de combater as perdas, desperdícios e a falta de desorganização nas empresas japonesas. Porém, logo após a segunda grande guerra; sua prática se espalhou pelo mundo, como uma sugestão de mudança e conscientização das pessoas em relação à organização do ambiente de trabalho, e interferindo na relação do trabalhador com o ambiente de trabalho( OSADA, 1992). Pode-se afirmar que o programa 5S é a base de qualquer programa de gestão da qualidade existente nos dias de hoje.

Normalmente o programa 5S é implementado como uma alternativa estratégica para que alguns fatores essenciais da organização comecem a apresentar melhorias rumo à qualidade total. Além da busca de melhoria da qualidade e produtividade, as organizações visam também melhorias na qualidade de vida do trabalhador.

O Programa 5S segundo Costa (2002), visa combater as principais causas dos desperdícios, sejam eles: materiais, recursos humanos, recursos minerais, tempo e custo, e na identificação dos pontos críticos e ações para a redução ou extinção dos mesmos.

O nome 5S origina de cinco palavras japonesas que começam com “S”: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketso e Shitsuke. Que podem ser traduzidas para o português como 5 Sensos: Organização, Ordenação, Limpeza,Saúde e Disciplina.

2.1 O programa 5S no Brasil

Devido ao crescimento da busca de sistemas de gerenciamento mais produtivos, o programa 5S começou a ser implantado nas organizações brasileiras no inicio da década de 90. A implantação do programa 5S tem por finalidade demonstrar os bons hábitos e a diminuição de desperdícios e perdas.

De acordo com Ribeiro (1994), o programa 5S vem sendo desenvolvido há alguns anos nas organizações brasileiras que buscam competitividade e sobrevivência, incorporadas ao progresso da qualidade de vida de seus profissionais, muitas organizações brasileiras vem aplicando o programa 5S com bons resultados. A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com