TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Programa de Pós Graduação em Administração

Por:   •  6/12/2022  •  Resenha  •  1.123 Palavras (5 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 5

PPGA - Programa de Pós Graduação em Administração 2022

Disciplina: Método de Pesquisas

Professor: Dr. Rene Eugenio Seifert Junior

Aluno: Rogério Correia

Ficha de Leitura

Bryman e Bell (2011), Cap 1 - Business research strategies


           O principal objetivo deste capitulo é tornar evidente o que dever considerado no processo de execução de pesquisa de negócios, os autores e executores distinguem a pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa explorando as condições da natureza da relação entre teoria e pesquisa, questões epistemológicas e questões ontológicas. A relação de como essas questões se relacionam buscando a distinção das estratégias de pesquisas quantitativas e qualitativas, mesmo possuindo características diferentes, considerando que não se crie obstáculos entre as mesmas.

É relatado pelo autor que as pesquisas são feitas para responder a questões colocadas por considerações teóricas. Mas uma posição alternativa é ver a teoria como algo que ocorre após a coleta e análise de alguns ou todos os dados associados a um projeto. Outra variável a ser considerada é a relação entre teoria e pesquisa – se estamos nos referindo à teoria dedutiva ou indutiva.

A quantificação na coleta e validação dos dados é enfatizada como uma estratégia da pesquisa quantitativa sendo uma abordagem dedutiva se relacionando entre teoria e investigação, onde são testadas as teorias; se inserindo as normas e práticas da modelagem cientifica. Essa abordagem incorpora uma visão da realidade social como uma realidade objetiva externa.

Quando se trata a pesquisa qualitativa é dada ênfase as palavras e não a quantificação, acaba sendo estratégia de pesquisa a abordagem indutiva, gerando novas teorias como diretriz, dado ênfase em como os indivíduos veem seu mundo social, não leva em consideração as práticas e normas do modelo científico natural e do positivismo, insere a percepção da realidade social uma propriedade emergente em constante mudança da criação dos indivíduos.

Tanto a pesquisas quantitativas e qualitativas são consideradas como diferentes métodos de observação e que cada uma traz consigo particularidades consideráveis nas indagações quanto da função da teoria, questões epistemológicas e preocupações ontológicas. Entretanto entanto, a diferenciação é duradoura e complexa: estudos que têm o amplo de características de uma estratégia de pesquisa podem ter uma característica do outro

A identificação de métodos não é, portanto, uma técnica racional ímpar de eleger a o instrumento mais eficaz para abordar uma questão específica, mas sim um processo altamente complexo e em constante evolução.

É importante considerar deste capitulo que inúmeros autores reconheceram a viabilidade para a pesquisa quantitativa, particularmente quando ela é empregada em conjunto com pesquisa qualitativa (técnica racional e Stewart 1991; Oakley 1998).

Há que se considerar sofrem forte influência quando optam pela temática de pesquisa por seus próprios valores pessoais e experiências de vida. Isso pode ser positivo, pois ajuda a garantir que eles permaneçam interessados no assunto escolhido ao longo do projeto

O sistema de publicação de periódicos possui grande tendencia a valorizar mais a pesquisa quantitativa mais do que a qualitativa.

Outro ponto importante abordado é de que há uma maior dificuldade pesquisadores qualitativos com relação aos pesquisadores que usam métodos quantitativos para influenciar editores de periódicos, revisores e órgãos de financiamento, da credibilidade e qualidade de suas pesquisas (Easterby Smith, Golden-Biddle e Locke 2008; Symon et al. 2008).

Pesquisadores qualitativos tendem a uma maior exigência pra justificar e defender sua metodologia, já os que se nortearam pelo método qualitativo conseguem explicar de maneira mais clara os argumentos e resultados do estudo.

Concluindo, cada tipo de pesquisa resulta na geração de um tipo bastante diferente de análise organizacional, estes procuram abordar 'problemas' organizacionais específicos de uma maneira diferente.

Outro trecho a ser destacado no texto é que a escolha de qual paradigma adotar também tem implicações no desenho da pesquisa e na abordagem de coleta de dados que será adotada.

Palavras chaves: Pesquisa quantitativa, Pesquisa qualitativa, Metodologia

Tema geral: Análise de uso dos métodos qualitativos e quantitativos

 em pesquisas de negócios

Sobre os autores: “Alan Bryman” foi nomeado Professor de Pesquisa Organizacional e Social na Universidade de Leicester em agosto de 2005.

Professor de Pesquisa Social na Universidade de Loughborough por trinta e um anos.

 “Emma” Bell é professora sênior de estudos organizacionais na University of Exeter Business School. Antes disso, ela ocupou cargos de professora sênior na University of Bath School of Management e na School of Business and Management da Queen Mary University of London. Ela se formou com um Ph.D. pela Manchester Metropolitan University em 2000, antes de se tornar professor na Warwick University Business School. (Sage, 2004) com Melissa Hardy; Entendendo a Pesquisa para Políticas e Práticas Sociais Os seus principais interesses de investigação prendem-se com o estudo crítico dos discursos de gestão e da organização moderna

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (67.1 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com