TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Multidisciplinar Ambiente Competitivo

Por:   •  9/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.194 Palavras (9 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL ADMINISTRAÇÃO

ANA FABIANA MACHADO -8012878031

DANIELY VENTURA DE SOUZA - 26560445

FERNANDA ROSA DE PAULO - 23749318

JOSÉ ROBSON SANABRIA TRINDADE - 27440532

REGIANE CRISTINA DE LIMA SILVA – 26514214

RAFAEL AUGUSTO DE MELO E SILVA - 29880122

PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE COMPETITIVO

Franca - SP

2022

ANA FABIANA MACHADO -8012878031

DANIELY VENTURA DE SOUZA - 26560445

FERNANDA ROSA DE PAULO - 23749318

JOSÉ ROBSON SANABRIA TRINDADE - 27440532

REGIANE CRISTINA DE LIMA SILVA – 26514214

RAFAEL AUGUSTO DE MELO E SILVA - 29880122

PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE COMPETITIVO

Trabalho prático apresentado para conclusão da disciplina projeto multidisciplinar ambiente competitivo.

Orientadores: Professoras Tutoras Wania Simões e Cybelle Prince's, Professor Tutor Eduardo Rodrigues e Tutor Assistente Rennan Brito

Franca - SP

2022

RESUMO

O objetivo deste estudo é uma análise e estudo aprofundado da empresa fictícia Face Pizza, a pesquisa foi feita através do estudo de caso fictício disponibilizado pelos tutores. O foco comercial dessa empresa são pizzas artesanais, observamos as estapas de surgimento, desenvolvimento e crescimento da empresa. Vemos como essa organização reagiu a concorrência e as ações tomadas pelo Sr. George, o dono da Face Pizza, para sobreviver no mercado competitivo e conseguir atrair e manter os clientes. Através deste projeto os alunos conseguiram observar como funcionam na prática os conhecimentos adquiridos do curso de Administração.

Palavras-chave: Análise SWOT; estudo de caso; ambiente competitivo.


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        4

2. FACE PIZZA        5

    2.1. CENÁRIO 1        6

    2.2. CENÁRIO 2        7

    2.3. CENÁRIO 3        9

    2.4. CENÁRIO 4        10

3. CONCLUSÃO        11

4. REFERÊNCIAS        12

1. INTRODUÇÃO

O Sr. George fundador da empresa teve a ideia de abrir a pizzaria Face Pizza depois de vizinhos e amigos experimentarem suas pizzas caseiras e gostarem muito de seu sabor. A Face Pizza foi a primeira pizzaria do bairro, a qualidade foi o ponto principal que ajudou a empresa a ganhar reconhecimento pelos clientes. Com o sucesso da pizzaria, surgiram novos concorrentes, que começaram a interferir no cenário confortável em que se encontrava a empresa no mercado.  

E devido ao crescimento da concorrência, o Sr. George teve que utilizar métodos estudados no curso de administração para poder sobreviver ao mercado competitivo. Ele lidou com a concorrência de maneira inteligente, superando as ameaças; investiu em treinamento aos seus funcionários para manter a qualidade de seus produtos e evitar desperdícios no setor de produção, para que assim o setor financeiro não padecesse, e através da barganha com fornecedores para que o custo dos ingredientes utilizados em seus produtos fosse inferior para que o preço final competisse com as demais.

O objetivo do Sr. George era superar a concorrência sem perder a qualidade de suas pizzas, por isso buscou maneiras para conseguir diminuir o custo e preservar a qualidade desejada tanto por ele quanto por seus clientes.

Neste estudo também será apresentado em forma de figuras a análise SWOT contrastando a Face Pizza em relação as suas concorrentes diretas em quatro cenários apresentados no estudo de caso.

2. FACE PIZZA

A Face Pizza surgiu através do Sr. George, cujo possuía uma prática adquirida junto a  sua mãe, que fazia pizzas caseiras deliciosas. Após observar que todos que experimentavam suas pizzas, a elogiavam muito, o Sr. George resolveu abrir uma pizzaria em seu bairro. A pizzaria mais perto ficava a um raio de 20 km, até então a concorrência não era um problema para o Sr. George que obtinha sucesso em seu empreendimento. A qualidade das pizzas foi sempre o foco principal, e como não havia pizza igual à da Face Pizza no bairro, o Sr. George fixava o preço que queria.

Com o sucesso da pizzaria, temos o surgimento de concorrentes, duas outras pizzarias foram abertas, com características distintas e cada uma com seus pontos fortes. Vemos então o desenvolvimento da Face Pizza e a tomada de ações para se manter no mercado, agora competitivo.

Para agregar valor à empresa, o Sr. George investiu na estrutura da pizzaria, reformando-a para que passasse a ser utilizado por seus clientes como um ponto de encontro e investiu em equipamentos para melhorar na qualidade das pizzas. Tudo isso agregou ainda mais valor a Face Pizza.

Podemos descrever mercado como grupo de compradores reais ou que tem o poder de adquirir um produto e que tem o poder necessário para obtê-lo. Segundo Kotler e Keller presam por outra definição de mercado, de modo contemporâneo, onde os autores descrevem como um local físico onde os compradores e vendedores se agrupavam para comprar ou vender os seus produtos. Dirigindo esta definição para o nosso estudo, definimos que a Face Pizza são os vendedores que colocam no mercado as suas pizzas e os compradores são os clientes que vão até a pizzaria para saborear as pizzas que são elogiadas pelos mesmos.


2.1. CENÁRIO 1

A Face Pizza começou como pizzaria de bairro, onde sua única concorrente estava a cerca de 20 km e não lhe oferecia risco, seus clientes elogiavam a qualidade e o sabor delicioso de suas pizzas, que são feitas de maneira caseira. Sendo assim, podemos ter como base um critério ganhador a favor da Face Pizza, que como já referido, a qualidade sempre foi um ponto positivo para a empresa. A confiabilidade podemos definir como fator qualificador como requisito mínimo para atender o mercado, o custo/preço definiremos como fator ganhador, porque até o momento este requisito estava a favor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (234.9 Kb)   docx (124.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com