TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Multidisciplinar Ambiente Competitivo

Por:   •  27/2/2024  •  Trabalho acadêmico  •  1.547 Palavras (7 Páginas)  •  23 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

ADRIANA JOSÉ BRAUNA DOS SANTOS - RGM: 27815943

GUSTAVO FERRETI DA SILVA - RGM 28700368

JULIANE DE SOUZA SILVA - RGM: 27794679

YASMIN FRANCO DE CARVALHO - RGM: 27599981

PROJETO MULTIDISCIPLINAR - AMBIENTE COMPETITIVO

EMPRESA: FACE PIZZA

 

BRASIL

2022

ADRIANA JOSÉ BRAUNA DOS SANTOS - RGM: 27815943

GUSTAVO FERRETI DA SILVA - RGM 28700368

JULIANE DE SOUZA SILVA - RGM: 27794679

YASMIN FRANCO DE CARVALHO – RGM: 27599981

PROJETO MULTIDISCIPLINAR - AMBIENTE COMPETITIVO

EMPRESA: FACE PIZZA

 

Trabalho de Projeto, apresentado ao Curso de Administração como parte de requisitos para a conclusão da disciplina Projeto Multidisciplinar - Ambiente Competitivo, sob as orientações do Professor Tutor Jean Cavaleiro e a Equipe de Tutores.  

 

 BRASIL

2022

RESUMO

O projeto tem por objetivo o estudo de caso da empresa fictícia Face Pizza, que atua no ramo alimentício de pizza, onde inicialmente não havia concorrente e dominava o mercado e não tinha necessidade de realizar estratégias para obter vantagens competitivas, porem foram surgindo concorrentes e com eles novos atrativos e vantagens competitivas, e a Face Pizza necessitaram de uma atualização para a sua permanência no mercado. Que no estudo de caso será aplicado os elementos de análise do ambiente competitivo em diversos cenários, analisando a perspectiva dos clientes, os atrativos oferecidos pela Face Pizza e as vantagens que foram criadas para cada cenário tomados. Buscando contrapor as práticas da empresa com a teoria apresentada até o momento.

Palavras-chave: Marketing; Qualidade; Estratégia de mercado; Vantagem competitiva.

SUMÁRIO

 

1.INTRODUÇÃO        5

2.DESENVOLVIMENTO        6

2.1 A empresa ............................................................................................................6  

2.2 Analise do Cenário 1 ...........................................................................................6

2.3 Analise do Cenário 2 ...........................................................................................7

2.4 Analise do Cenário 3 ...........................................................................................7

2.5 Analise do Cenário 4 ...........................................................................................8

3 CONCLUSÃO        9

        

        

1. INTRODUÇÃO

 

O objetivo do projeto tem como o foco a análise de ambiente competitivo. Tendo como estudo a empresa "Face Pizza", onde foram analisadas suas estratégias e reorganização para a permanência no mercado.

"Face Pizza", traz uma análise de cenários, tirando a ideia do fundador Sr. George, de se tornar pioneiro no ramo alimentício de pizza em seu bairro. Que no primeiro momento, tinha como vantagem competitiva um mercado sem concorrentes em seu bairro, já que a maioria de seus clientes conhecia sua pizza por conta da sua fama. Contudo, com o surgimento de concorrentes, algumas preocupações sugiram, pois os consumidores começaram a diminuir, onde se fez com o que os clientes tenham outras opções onde a prioridade não se trata mais somente da qualidade. Apesar da diminuição de fluxo, o Sr. George não dispensou a qualidade do produto, fazendo assim necessário a negociação com os fornecedores, reduzindo o custo de ingredientes necessários e, portanto a diminuição do preço do produto, fazendo assim a qualidade à única vantagem competitiva novamente. Com esse cenário a pizzaria aumenta a suas variedades de sabores e investi em treinamentos de funcionários, visando à redução do desperdício e na melhoria do atendimento ao cliente e no serviço de entrega em menor tempo, criando assim um novo atrativo com um fator decisivo que é uma pizza de ótima qualidade, com preço baixo e opção de entrega rápida. Logo uma nova vantagem competitiva surgiu quando a Face Pizza passou a ser referência após tornar-se um ponto de encontro, com um cardápio renovado, ambiente agradável e familiar, além de sua nova massa fina e crocante. Logo o local voltou a ter sua clientela tornando o ambiente cada vez mais movimentado, assim criando assim a melhor pizzaria do bairro por ter combinado essas ações no ambiente competitivo. 


2. DESENVOLVIMENTO

2.1 A empresa

O Sr. George, que adquiriu com a sua “mama” a habilidade de realizar deliciosas pizzas. Onde sua fama era reconhecida até pelos seus vizinhos. Com o grande interesse, o Sr. George decidiu começar seu próprio negócio, pois não havia uma pizzaria em uma distância de 20 km, com esse cenário finalmente a abertura da “Face Pizza”.

A ideia era oferecer para os seus clientes uma ótima pizza com a máxima qualidade, além de um atendimento diferenciado. No princípio o cardápio foi elaborado com 10 sabores diferentes.

No início, havia alguns fatores a favor do negócio, e com isso, a “Face Pizza” prosperou. Com o passar do tempo foram surgindo alguns concorrentes e com eles algumas dificuldades, pois, a rentabilidade da “Face Pizza” começa a cair.

Com a aparição dos concorrentes precisou ser planejada e executada projeto de táticas de empreendedorismo, negócio e marketing. Onde finalmente o Sr. George conseguiu prosperar novamente e permanecer no mercado.

        

2.2 Analise do Cenário 1

2.1.1 O que a empresa significa para os clientes?

Sr. George, já tinha uma fama pelas suas deliciosas pizzas, admirado pela sua família e vizinhos e decidiu fundar a Face Pizza, que era a única pizzaria em seu bairro, com uma pizza de qualidade e sucesso.

2.1.2 O que a empresa oferecia como atrativo principal?

O maior atrativo era a qualidade, trazida pela prática adquirida com sua “mama”.

2.1.3 Qual a vantagem competitiva?

A Face Pizza tem como vantagem competitiva um mercado sem concorrentes em seu bairro, podemos também colocar como vantagem que a maioria dos seus clientes já conhecia sua pizza por conta da fama do Sr. George que já era conhecida por muitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (88.6 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com