TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Multidisciplinar –Ambiente Operacional Grupo Ambev

Por:   •  17/11/2023  •  Artigo  •  3.351 Palavras (14 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

ADMINISTRAÇÃO- BACHARELADO

PROJETO MULTIDISCIPLINAR –AMBIENTE OPERACIONAL

GRUPO AMBEV

PIUMHI- MG

2023


Gilmar Donizete dos Santos Junior- 2228392159

GRUPO AMBEV

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Projeto Multidisciplinar – Ambiente operacional, na Universidade Cruzeiro do Sul.

Tutor(a): Pedro Henrique Faria Carvalho da Costa

PIUMHI- MG

2023


RESUMO

Este trabalho de pesquisa explora a Ambev no Brasil, explorando suas estratégias inovadoras e impacto no mercado de bebidas. A Ambev, uma das maiores empresas de bebidas do país, é conhecida por sua postura pró-consumidor e busca constante por inovação. O estudo analisa as estratégias implementadas pela empresa para se adequar às demandas do mercado, como diversificação de produtos, expansão internacional e investimentos em desenvolvimento sustentável. Além disso, avalia as implicações de marketing dessas estratégias, analisando métricas de desempenho, participação de mercado e percepção do consumidor. Os resultados confirmam a importância da inovação e das iniciativas estratégicas da Ambev para seu sucesso no mercado brasileiro de bebidas.

Palavras-chave: Ambev, estratégias inovadoras, mercado de bebidas.


SUMÁRIO

1.  INTRODUÇÃO

A Ambev, uma das maiores empresas de bebidas do país, foi formada a partir da fusão da Brahma e da Antarctica em 1999, o país estava sob a presidência de Fernando Henrique Cardoso em seu segundo mandato. Naquela época, o Brasil enfrentava desafios econômicos como a crise financeira asiática e a desvalorização do real frente ao dólar. O governo tomava medidas para mudar a realidade econômica do país, incluindo o Plano Real implementado em 1994. Desde então, a empresa vem apresentando um crescimento sólido e contínuo, ampliando sua presença nos mercados nacional e internacional. A Ambev implementou estratégias inovadoras para se adaptar às demandas do mercado, como diversificar seu portfólio de produtos e buscar a sustentabilidade. Segundo Barney (1991), a busca por recursos complementares e sinergias é uma das principais motivações por trás das fusões e aquisições, permitindo que as empresas aproveitem vantagens competitivas e alcancem maior escala. Graças à sua presença consolidada e posição única no mercado, a Ambev continua a dar as boas-vindas ao setor de bebidas no Brasil.

2.  OBJETIVOS

Analisar e entender a estratégia da empresa e as  práticas operacionais  para garantir eficiência operacional e competitividade. Isso inclui examinar as políticas de fabricação, gestão da cadeia de suprimentos, controle de qualidade, logística e distribuição de produtos. O objetivo é investigar como a empresa otimiza seus processos de negócios para atender a demanda do mercado, reduzir custos, melhorar a produtividade e garantir a satisfação do cliente.

3.  DESENVOLVIMENTO

    3.1  Apresentação da empresa

A Ambev é uma das maiores empresas de bebidas do mundo, com um histórico de sucesso de mais de um século. Fundada em 1999, a Ambev nasceu da fusão das cervejarias brasileiras Brahma e Antarctica. Desde então, a empresa  se consolidou como  líder global no setor de bebidas com marcas de renome internacional como Cerveja Brahma, Antarctica, Skol, Budweiser e Stella Artois.

 A história da Ambev começa em 1888, quando foi fundada a Cervejaria Brahma  no Rio de Janeiro. Nas décadas seguintes, a empresa se expandiu e adquiriu várias outras cervejarias pelo Brasil. Fundada em São Paulo em 1921, a Antarctica também cresceu e  se tornou uma  marca líder em cervejas e refrigerantes.

  Em 1999, a Brahma e a Antarctica se fundiram para formar a Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) com o objetivo de criar uma empresa líder no mercado latino-americano de bebidas. A fusão é um marco para a indústria brasileira de bebidas, resultando em uma empresa com  vasto portfólio de marcas e  capacidade produtiva superior.

 A partir daí, a Ambev embarcou em um processo de expansão internacional, adquirindo diversas cervejarias e empresas de bebidas em diversos países. A empresa cresceu e se tornou uma das maiores produtoras de cerveja do mundo, expandindo seu portfólio além da cerveja para incluir  refrigerantes, água mineral, sucos e bebidas energéticas. Ao longo dos anos, a Ambev continuou inovando e se adaptando às mudanças no mercado de bebidas. A empresa tem investido em pesquisa e desenvolvimento para criar novos produtos e opções de bebidas não alcoólicas para atender à crescente demanda por alternativas saudáveis ​​não alcoólicas. Além disso, a Ambev também implementa iniciativas sustentáveis ​​para reduzir o impacto ambiental de suas operações e promover a responsabilidade social corporativa, Bertocello e Júnior (2007) explicam que a empresa socialmente responsável é aquela que possui a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes (acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio ambiente) e incorporá-los ao planejamento e estratégia de suas atividades, buscando atender as demandas de todos, não apenas dos acionistas ou proprietários.

  Um dos eventos mais importantes da história da Ambev foi a aquisição da cervejaria belga Interbrew em 200

 e a criação da InBev. A fusão criou a maior cervejaria do mundo na época, abriu novas oportunidades de mercado e expandiu a presença global da empresa. A InBev então adquiriu a Anheuser-Busch em 2008, criando a Anheuser-Busch InBev (AB InBev), a maior cervejaria do mundo até hoje.

 Como parte da AB InBev, a Ambev continuou a crescer e se estabelecer firmemente como uma empresa global. A expansão internacional foi acompanhada por uma eficiente estratégia de marketing  com campanhas publicitárias de sucesso para promover a marca e aumentar a visibilidade global da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (111.8 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com