TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE OPERACIONAL

Por:   •  28/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.405 Palavras (10 Páginas)  •  848 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

CURSO ADMINISTRAÇÃO

JULIANA CHAIM – RGM: 22048006

PROJETO MULTIDISCIPLINAR – AMBIENTE OPERACIONAL

NOME DA EMPRESA: PULL SPORT

SÃO PAULO-SP

2021

ESTUDO DE CASO – PULL SPORT

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Projeto Multidisciplinar – Ambiente Operacional, na Universidade Cruzeiro do Sul.

Tutor:. Wania Simões

SÃO PAULO-SP

2021

RESUMO

Este Projeto Multidisciplinar Ambiente Operacional, tem como o foco o estudo e a análise do ambiente interno da empresa Pull Sport. fabricante de vestidos e malhas de alta moda foi grande na década de 60 mas acabou encerrando as suas atividades. Para a elaboração do projeto foi usado o conhecimento obtido pelas disciplinas já estudadas no curso de Administração e a análise da empresa realizada por um consultor contratado que avaliou os diversos departamentos e procedimentos da empresa por mais de 6 meses, apresentando no final do estudo a sua opinião e as mudanças necessárias para a empresa.

Palavras-chaves: Ambiente Operacional; Administração; Pull Sport.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        5
  2. A EMPRESA        6
  3. DA HIERARQUIA        7
  4. DIVISÃO DE TAREFAS        7
  5. PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO         8
  6. GESTÃO DE MATERIAL        9
  7. ESTILO DE LIDERANÇA EXISTENTE NA EMPRESA        10
  8. DA RELAÇÃO DE ADMISSÃO E DEMISSÃO        11
  9. CULTURA ORGANIZACIONAL        12
  10. DA RELAÇÃO DE PODER DA EMPRESA.....................................................13
  11. EMPRESA BOA?.............................................................................................14
  12. ANÁLISE DO CONSULTOR......        15
  13. PONTOS POSITIVOS DA EMPRESA         16
  14. PONTOS NEGATIVOS DA EMPRESA         17
  15. CONCLUSÃO        18
  16. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...............................................................19
  1. INTRODUÇÃO

O projeto tem como objetivo mostrar, os motivos que levaram empresa Pull Sport, fabricante de vestidos e malhas de alta moda que se mostrava consolidada no mercado falir poucos meses depois.

A empresa possuía quatro sócios, mas o comando efetivo estava apenas com um, desta forma os outros três sócios, entendendo que a administração da Pull Sport era "Uma grande confusão" resolveram contratar um consultor que avaliou os diversos departamentos e procedimentos da empresa por mais de seis meses.

Onze meses após o consultor dar a sua opinião, a empresa quebrou.

A metodologia empregada é a análise do estudo de caso, seu ambiente operacional, comportamento dos funcionários, hierarquia, funcionamento e as mudanças realizadas na empresa que fizeram com que ela se quebra.

  1. A EMPRESA

A empresa ocupava dois prédios em um mesmo terreno, sendo um a fábrica de malhas e outro a administração e almoxarifado.

No início da década de 60 a empresa estava muito bem, fabricava vestidos e malhas de alta moda, sendo referência no mercado de confecções.

Possuía cerca de 200 empregados e muitas costureiras autônomas

Planejavam ainda, ampliar o setor de malharia que receberia, daí a seis meses com contratação de maquinários modernos comandados por computador eliminando a operação de corte e desperdícios de tecido ao cortar.

  1. DA HIERARQUIA

O capital da empresa pertencia a quatro pessoas, mas o comando efetivo estava com o Sr. D.Z, sócio com comando efetivo era administrador de tempo integral e não decidia nem opinava sobre moda e estética

Os outros três sócios participavam também das atividades da empresa, mas principalmente nas questões de moda e de estética, não tendo qualquer atuação administrativa.

Desta forma é possível perceber pelo estudo de caso que os três sócios que não atuavam administrativamente resolvem contratar um consultor alegando que a administração da Pull Sport era "Uma grande confusão". Decisão essa que deveria Sr. tomada pelo Sr. D.Z, sócio administrador

Ainda, quando o consultor procurou o Sr. Paulo, gerente administrativo para obter o organograma foi informado que a empresa não possuía organograma, sendo realizada uma lista de chefes na hora já que também não existia e informado que: "olha tem outras pessoas que as vezes mandam e não são chefes" e quando pedido para informar quem era chefe de quem, a resposta: : "eu tenho vergonha disso mas eu não sei dizer quem manda em quem”.

O consultou logo chegou a conclusão que quem realmente coordenava a todos os setores era o “chefe de expedição”

Sem o organograma os funcionários têm maior dificuldade de possuírem uma visão clara a respeito da organização e quais os níveis de autoridade de cada um. Prejudicando a organização dos fluxos de trabalho, integração entre as áreas e comunicação interna

  1. DIVISÃO DE TAREFAS

A empresa possuía quatro sócios, o Sr. D.Z, sócio com comando efetivo era administrador de tempo integral e não decidia nem opinava sobre moda e estética e os demais participavam também das atividades da empresa, mas principalmente nas questões de moda e de estética, não tendo qualquer atuação administrativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (108.1 Kb)   docx (43 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com