TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE OPERACIONAL

Por:   •  26/2/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.237 Palavras (5 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

ADMINISTRAÇÃO

ERICK SAYMON DE MENDONÇA GALDINO - 26983281

PROJETO MULTIDISCIPLINAR – AMBIENTE OPERACIONAL

STELA SEMIJOIAS

ITAJUBÁ

2021


ESTUDO DE CASO – STELA SEMIJOIAS

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Projeto Multidisciplinar – Ambiente Operacional, na Universidade Cruzeiro do Sul.

Tutor: Wania Rosymaria Simões

ITAJUBÁ

2021


RESUMO

O presente trabalho realizado tem como objetivo o estudo de caso da empresa Stela Semijoias, para descrever e enfatizar o início e a sua atuação no mercado, além dos métodos de trabalho utilizado em sua empreitada. A Stela Semijoias foi uma empresa informal e pequena, mas com grande potencial de mercado. Nesse projeto conheceremos o início e a parte operacional da empresa desde a criação até o momento atual no mercado. Vamos conhecer como ela opera e quais os problemas enfrentados e quais soluções adotadas, em sua melhoria e crescimento. Teremos uma visão do percurso da Stela Semijoias de quando começou até os dias atuais. Quais os sistemas de trabalhos, os obstáculos encontrados, tomadas de decisão e até a intervenção de um consultor para orientar e corrigir problemas encontrados desde sua criação até os dias de hoje.

Palavras-chave: Semijoias, empresa, consultor.


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        DESENVOLVIMENTO        6

3.        CONCLUSÃO        8

4.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        9


  1. INTRODUÇÃO

O projeto multidisciplinar tem como foco o estudo, a análise e reflexão do ambiente interno da Stela Semijoias e foi utilizado o método de pesquisa descritiva, sendo autorizada pelos proprietários na intenção de auxílio na solução dos problemas existentes internamente.

Uma pesquisa descritiva é a maneira de descrever fenômenos ou estabelecer relações entre variáveis. O pesquisador vai observar, registrar, analisar e interpretar o fenômeno estudado, por meio de técnicas de coleta de dados como questionários e observações. Estudamos a relação entre variáveis de um fenômeno sem qualquer tipo de manipulação. Esse estudo constata e avalia essa relação entre variáveis que se manifestam espontaneamente. Essa pesquisa é muito solicitada em organizações e empresas comerciais no cotidiano sempre.


  1. DESENVOLVIMENTO

2.1        A EMPRESA 

A Stela Semijoias é uma distribuidora de semijoias – folheados a ouro - de moda feminina e masculina, como correntes, brincos, pulseiras, pingentes, anéis, entre outros. A empresa compra as peças em grande quantidade diretamente da fábrica que fica localizada há uns 400km de distância de sua cidade, e depois revende aos clientes somente no atacado. Por sua vez, esses clientes compram as peças no atacado e revendem no varejo.

2.2        DADOS, FATOS E A ORIGEM DA EMPRESA

        No início da década de 90, quando a empresa surgiu, não se existia um local físico, o proprietário ia de porta em porta em busca de revendedores bem como visitas periódicas aos revendedores já atuantes.

        Passados quase vinte anos, viu-se a necessidade de ter um local físico para atendimento aos seus clientes – que são chamados de revendedores devido às vendas serem realizadas somente no atacado.

        Com a abertura da loja física, uma das filhas do proprietário entrou no negócio, pois além da demanda ter aumentado exponencialmente, havia a necessidade da criação de alguns processos, tornando a empresa mais formal. Sendo assim, pai e filha se tornaram sócios. Logo, vemos que a Stela Semijoias é uma empresa de pequeno porte e familiar. Podemos dizer que uma empresa familiar é a interação entre dois sistemas separados – a família e o negócio – mas que estão conectados.

2.3        HIERARQUIA

        Hoje, a empresa Stela Semijoias é composta por dois sócios e cada um é responsável por uma parte da empresa.

        O Senhor Z. é responsável pelas compras e marketing, e a Senhora S. é responsável por toda parte administrativa, financeira e gestão de pessoal, considerando o quadro de colaboradores ser de quatro funcionários que são exclusivos para o atendimento ao cliente e organização dos mostruários.

2.4        PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO

        Na Stela Semijoias não tinha o princípio da administração, eles não conseguiam se planejar para reposição de peças nem na logística de envio à fábrica para banho de ouro nas peças que escureciam, uma vez que todas as peças tinham garantia de um ano para eventuais problemas. Com isso, os proprietários resolveram contratar um consultor desta área para ajuda-los na estruturação desses processos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (93.5 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com