TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Pesquisa

Por:   •  10/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.614 Palavras (7 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 7

Sumário

Sumário

1. INTRODUÇÃO        3

1.1.APRESENTAÇÃO DO TEMA        3

1.2 OBJETIVOS        4

1.2.1. OBJETIVO GERAL        4

1.2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS        4

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        4

3. METODOLOGIA        6

4 - REFERÊNCIAS        10

COMO O PROCESSO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO INFLUENCIA NO DESEMPENHO DA ENY CALÇADOS?

1. INTRODUÇÃO

  1. APRESENTAÇÃO DO TEMA

Atualmente, a atualização das empresas tornou-se indispensável para deixá-las a frente de seus concorrentes. Dessa forma, pequenas vantagens são um diferencial e seus colaboradores tornam-se fundamentais para o seu bom desempenho.

Nesse contexto, sabe-se que o indivíduo é essencial para a realização das tarefas e cumprimento de prazos e metas. A frente de qualquer máquina está o homem, ele é capaz de pensar e desenvolver a solução que elas não podem fornecer às empresas. Com isso, o investimento feito para treinamento e desenvolvimento de seus funcionários é extremamente necessário para o próprio crescimento organizacional. Como diz Araújo (2008, p. 91) “vale refletir como o treinamento e desenvolvimento estão inseridos nesses novos tempos de competição diária pelo melhor posicionamento possível no mercado.”

Tratando sobre o assunto de treinamento e desenvolvimento, foi escolhida a empresa Eny Comércio de Calçados Ltda., para pesquisar se esse processo influencia ou não nas empresas. Essa empresa é localizada na cidade de Santa Maria-RS, fundada em 1924 por Luiz Andrade e Salvador Isaia, permanecendo nos dias de hoje a família Isaia, pois dois dos filhos de Salvador participam da administração da empresa, além de um dos irmãos. A empresa começou com apenas uma loja pequena e simples e hoje é composta por 11 lojas em Santa Maria e 1 em Santa Cruz do Sul. Tendo ao total de funcionários o número de  x  , sendo esses gerentes, atendentes, caixas, embaladores, entre outros.

Devido a isso, foi definido como problema central desta pesquisa o seguinte: Como o processo de treinamento e desenvolvimento pode influenciar na empresa Eny Comércio de Calçados Ltda.?

        

1.2 OBJETIVOS

1.2.1. OBJETIVO GERAL

O trabalho aqui apresentado consiste em identificar se o tema de treinamento e desenvolvimento influencia na eficiência do trabalho da empresa Eny Comércio de Calçados Ltda.

1.2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Identificar a percepção dos funcionários com relação as atividades de treinamento e desenvolvimento oferecidas pela empresa Eny Comércio de Calçados Ltda. ;

- Capturar a percepção dos pesquisados quanto à influência do treinamento e desenvolvimento;

- Coletar dados sobre o perfil demográfico dos entrevistados.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Atualmente, as organizações têm consciência da importância das pessoas e da maneira como elas são administradas, opostamente ao praticado no passado, quando era priorizada a tecnologia do produto ou do processo, com proteção ou regulamentação aos mercados, recursos financeiros e economia de escala (LACOMBE e HEILBORN,2006).

As funções de gestão de pessoas são: planejamento, análise, recrutamento, seleção, contratação, colocação, orientação, treinamento, desenvolvimento, formação de equipe, avaliação de desempenho, melhoria de desempenho, administração salarial, planejamento e administração de benefícios, disciplina, aconselhamento, demissão, relações com os empregados, leis trabalhistas, entre outras (TANKE, 2004).

        Ainda, de acordo com CHIAVENATO (2004), os seis processos de gestão de pessoas são:

1. Processos de agregar pessoas. São os processos utilizados para incluir novas pessoas na empresa. Podem ser denominados processos de provisão ou de suprimento de pessoas. Incluem recrutamento e seleção de pessoas.

2. Processos de aplicar pessoas. São os processos utilizados para desenhar as atividades que as pessoas irão realizar na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho. Incluem desenho organizacional e desenho de cargos, análise e descrição de cargos, orientações das pessoas e avaliação do desempenho.

3. Processos de recompensar pessoas. São os processos utilizados para incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas. Incluem recompensas, remuneração e benefícios e serviços sociais.

4. Processos de desenvolver pessoas. São os processos utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal das pessoas. Incluem seu treinamento e desenvolvimento, gestão do conhecimento e gestão de competências, programas de mudanças e desenvolvimento de carreiras e programas de comunicação.

5. Processos de manter pessoas. São os processos utilizados para criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas. Incluem administração da cultura organizacional, clima, disciplina, higiene, segurança e qualidade de vida e manutenção de relações sindicais.

6. Processos de monitorar pessoas. São os processos utilizados para acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados. Incluem banco de dados e sistemas de informações gerenciais.

        Segundo o autor citado acima (CHIAVENATO 2004), esses processos relacionam-se entre si, e dessa maneira passam a interligarem-se e com isso influenciam-se reciprocamente, podendo favorecer ou prejudicar um ao outro. Para que se agreguem pessoas é necessário que se desenvolva e compense as suas falhas. Quando um processo é falho, todos os outros processos podem também serem atingidos.

        Para sustentar a importância do treinamento e desenvolvimento nas organizações, foi elaborado um quadro com algumas concepções de diferentes autores sobre o tema estudado.

Quadro 1 – Diferentes conceitos de Treinamento e Desenvolvimento

Autores

Treinamento

Desenvolvimento

(LACOMBE e HEILBORN, 2006).

As empresas necessitam dispor de pessoas aptas e motivadas para apresentar rendimento. As organizações não podem escolher se treinam ou não seus empregados, pois colaboradores são admitidos com qualificações genéricas e cada empresa tem suas particularidades. Como o setor de gestão de pessoas são os mais importantes em qualquer empresa, a capacitação e a motivação da equipe são indispensáveis para que o trabalho seja desenvolvido de forma eficiente e eficaz.

Conforme o autor a empresa também deve elaborar programas de abrangência geral para a avaliação, capacitação e aperfeiçoamento dos colaboradores, especialmente no preparo do pessoal de potencial elevado e, para tanto, a atuação do setor de gestão de pessoas é extremamente importante.

(CHIAVENATO, 2004)

O treinamento bem realizado causará no colaborador uma mudança permanente, que o tornará mais apto na realização das tarefas de seu cargo.

A avaliação do desempenho proporciona um julgamento sistemático para fundamentar aumentos salariais, promoções, transferências e, muitas vezes demissões de colaboradores.

(KNAPIK, 2013)

O treinamento está focado no presente, em melhorar o desempenho a curto prazo e corrigir e em corrigir falhas e dificuldades atuais. A autora também afirma que o levantamento das necessidades de treinamento é a primeira etapa do programa de T&D  e consiste em verificar as necessidades de capacitação de competências percebidas na empresa.

Desenvolver pessoas é, acima de tudo, incentivar o autodesenvolvimento para a busca de uma renovação dos conhecimentos, das habilidades e das atitudes. Além disso, o desenvolvimento de pessoas está direcionado para o futuro, preparando pessoas para assumir outros cargos ou posições a médias e longo prazo, isso inclui o treinamento, a carreira e outras experiências e se alinha com os objetivos estratégicos da organização.

Fonte: Elaborado pelas autoras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (138.2 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com