TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Pesquisa

Por:   •  6/7/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.399 Palavras (6 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ

UNIDADE VIA CORPVS

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

PROJETO DE PESQUISA

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 360 GRAUS: UM CAMINHO PARA O CRESCIMENTO INDIVIDUAL E ORGANIZACIONAL

FORTALEZA

2016


AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 360 GRAUS: UM CAMINHO PARA O CRESCIMENTO INDIVIDUAL E ORGANIZACIONAL

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Administração do Centro Universitário Estácio do Ceará como requisito parcial à aprovação no Trabalho de Conclusão de Curso.

Orientador: Jorge Vieira Da Rocha

FORTALEZA

2016


1. TEMA:

Avaliação de desempenho 360 graus: um caminho para o crescimento individual e organizacional.

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA:

O foco principal deste trabalho de pesquisa será investigar o método de avaliação 360 graus e sua contribuição para a melhoria do desempenho dos funcionários e, por consequência, das organizações.

  1. PROBLEMA:

Considerando que a avaliação 360 graus é uma metodologia muito utilizada pelas empresas para mapear e desenvolver as competências técnicas e comportamentais essenciais ao bom desempenho dos colaboradores e da organização, indagamos:

– Qual a contribuição da ferramenta para o desenvolvimento dos colaboradores e das organizações?

– Como verificar e acompanhar as melhorias e/ou deficiências individuais e organizacionais?

– Quais os desafios que seus resultados impõem aos colaboradores e às organizações?

  1.  PRESSUPOSTOS (HIPÓTESES):

As hipóteses que o este trabalho pretende demonstrar são:

– O feedback contribui de forma significativa para a avaliação de  desempenho 360 graus;

– Os gestores que aplicam a avaliação de desempenho na organização obtêm sempre os melhores resultados de seus colaboradores;

– A produtividade é otimizada quando há orientação direcionada para os colaboradores;

– A avaliação 360 graus diagnostica pontos fracos e permite a adaptação às mudanças dentro da organização e a modificação do comportamento do colaborador.

  1. OBJETIVO GERAL:

 – Investigar a importância da metodologia de gestão avaliação 360 graus nas organizações.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Discutir as premissas da avaliação 360 graus;
  • Identificar as vantagens e desvantagens da avaliação 360 graus;
  • Identificar a importância do feedback na avaliação de desempenho 360 graus;
  • Apresentar os limites e desafios desta metodologia de gestão.
  1. JUSTIFICATIVA

A importância desse estudo está em analisar como a avaliação de desempenho pode contribuir de forma significativa para o crescimento da organização, tendo e vista que discutir as influências presentes nas relações interpessoais dos colaboradores das organizações é fundamental para o desenvolvimento do trabalho nas organizações.

A avaliação de desempenho está diretamente ligada às motivações de todas as pessoas da organização. De acordo com Antonio Carlos Gil (2001), as organizações, enquanto sistemas de papéis, tendem a definir o comportamento desejado de seus empregados no desenvolvimento de uma tarefa. Ora, nem sempre o que o empregador efetivamente faz corresponde àquilo que se espera dele. Entre o desempenho real e o desempenho esperado costuma ocorrer um hiato que pode ser designado, de acordo com o autor, como discrepância de desempenho.

Conhecer a extensão dessa discrepância em relação a cada um dos empregados é muito importante para identificar problemas de integração dos empregados, de supervisão, de motivação, de subaproveitamento do potencial etc. Por isso, as organizações estão cada vez mais preocupadas com a implantação de sistemas de avaliação de desempenho de seu pessoal.

Diante disto, é de extrema importância identificar as principais vantagens e desafios da implementação da avaliação de desempenho nas organizações para a busca do melhor desempenho dos colaboradores e suas organizações.

  1. METODOLOGIA

Método é o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo, conhecimentos válidos e verdadeiros, traçando o caminho a ser seguido. (LAKATOS, 2010). Sendo assim, o método científico é caracterizado como a teoria da investigação.

Já a pesquisa é um processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico. O objetivo fundamental da pesquisa é descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científico (GIL, 2002).

A pesquisa bibliográfica é aquela que se realiza a partir do registro disponível, decorrente de pesquisas anteriores, em documentos impressos, como livros, artigos, teses etc. Utiliza-se de dados ou de categorias teóricas já trabalhados por outros pesquisadores e devidamente registrados (SEVERINO, 2007).

Dito isto, a metodologia aplicada a este trabalho de pesquisa será a pesquisa bibliográfica, com a pesquisa em livros e sites que abordem o tema proposto, de forma a identificar as vantagens, desvantagens, características, implementação, limites e desafios da utilização desse método avaliativo.

A metodologia será utilizada de forma a identificar a produção teórica relevante sobre o tema que, na atualidade, influencia a vida das organizações.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

Define-se feedback como um processo de fornecer dados para uma outra pessoa ou grupo para que possa melhorar seu desempenho alcançando, assim, os objetivos propostos. Ainda complementa que a necessidade do feedback se dá em virtude do envolvimento das pessoas no trabalho, ou seja, perdemos a visão do todo quando, sem perceber, focamos no trabalho.

O feedback consiste na comunicação verbal (palavras escritas ou faladas) ou não verbal (gestos, expressões, tom de voz, postura, entre outras) dirigida a outros, tornando-os cientes de qual é o impacto de sua conduta nos participantes do grupo. É transmitido por meio de uma metodologia específica, direta e clara, informações sobre a eficácia de seu desempenho na execução das atividades inerentes ao cargo que ocupa. (MISSEL, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (138.5 Kb)   docx (29.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com