TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Pesquisa

Por:   •  5/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 3

Acadêmica: Renata Fernandes Firmo 

PROJETO DE PESQUISA

Esse projete de pesquisa foi criado de forma hipotética, ou seja, inventado para o desafio proposto na disciplina online.

 

Tema: A invasão escolar e o problema do bullying na realidade das escolas estaduais, nos anos de 2000 a 2015.

Problematização: Podemos dizer que o grande número de alunos que invadem as salas de aula, nas escolas estaduais, nos tempos de hoje, está ligado à crescente prática do bullying no espaço escolar?

Objetivos:  

Objetivo geral: Verificar que a invasão escolar está diretamente ligada ao bullying no ambiente escolar.

Objetivos específicos:  

  • Conceituar a noção de bullying.  
  • Reconhecer as práticas de bullying na escola.  
  • Demonstrar que as práticas de bullying provocam o aumento nos índices de evasão escolar.

Justificativa: É sabido que as práticas de bullying, nas escolas estaduais, nos últimos anos, estão crescendo de forma assustadora, o que corrobora a percepção de um aumento da evasão escolar, devido às diversas formas de violência física e verbal que sofre um considerável número de alunos. Podemos compreender por bullying, grosso modo, as práticas e ações de agressão sofridas por alunos no espaço escolar, ocasionando perseguições, violência, sentimento de exclusão e não pertencimento ao espaço escolar. São piadas de mau gosto, brincadeiras de cunho jocoso, xingamentos e, até mesmo, atos de espancamento, ocasionados na grande maioria das vezes por motivos banais, tais como obesidade, orientação sexual, altura, forma de se vestir etc. Nesse sentido, é papel da escola e de sua equipe pedagógica inserir práticas socioeducativas com o objetivo inibir a prática do bullying e coibir ações nefastas, já que, na grande maioria dos casos, é possível constatar que um número crescente de alunos estão abandonando o ambiente escolar por medo dessas agressões, por não se sentirem seguros e acolhidos e por identificarem o espaço da escola como um local ruim e nocivo para seu bem estar.

Levantamento de dados: Foram feitas entrevistas elaboradas com os alunos que evadiram o ambiente da escola, organizadas conforme uma seleção de perguntas de uma pesquisa empírica, constatando-se que 75% dos casos de abandono da escola ocorreram devido à sensação de perseguição de alguma natureza, averiguando-se, assim, a prática do bullying. Do número de entrevistados que abandonaram a escola, 20% disseram já terem sofrido algum tipo de agressão física, 45% algum tipo de agressão verbal e em 60% dos casos ocorreram relatos de alunos que disseram não se sentirem protegidos ou amparados no interior do espaço da escola.

Cruzamento de dados: Ao serem cruzadas as informações levantadas, associadas também a uma pesquisa prévia de informações acerca da evasão escolar e a prática do bullying nas escolas, constatou-se que a grande maioria das pessoas que abandonam a escola assim o fazem porque afirmam terem sofrido alguma agressão física ou verbal, e não se sentiram bem em tal ambiente, tão hostil à sua presença.

Conclusão: Concluímos, de forma preliminar, que, infelizmente, a prática do bullying nas escolas estaduais, ocorrida entre os anos de 2000 a 2015, auxiliou de forma direta o aumento do número de evasão dos alunos, o que representa uma necessidade urgente de se repensar as práticas pedagógicas de intervenção, com o objetivo de sanar tais problemas e fomentar ações que tornem a escola um local sadio e atrativo, para que os alunos possam estudar e interagir entre si, seguindo as noções de Inter pessoalidade, algo intrínseco à existência humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com