TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Pesquisa

Por:   •  27/11/2020  •  Relatório de pesquisa  •  4.027 Palavras (17 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]                                                                                          [pic 2]             [pic 3]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

GEP021 - TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO I - ADMINISTRACAO PUBLICA - SALINAS - 2016

TÍTULO: Acesso e qualidade da atenção básica: avaliação de uma Unidade do Saúde da Família de Salinas, Minas Gerais, Brasil

ACADÊMICO: Marcos Gonçalves

ORIENTADOR: Lelis Maia Brito

INTRODUÇÃO

Esta proposta pretende avaliar uma Unidade de Saúde da Família (USF) de Salinas, tomando como referência o acesso e a qualidade da atenção básica.

O estudo se justifica na importância de avaliar os serviços de saúde pública, fornecendo contribuições no diagnóstico das fragilidades, que possam subsidiar o planejamento de ações de enfrentamento aos problemas e operacionalização do Sistema Único de Saúde (SUS). Neste estudo, o enfoque será a avaliação no nível de Atenção Primária à Saúde (APS), que faz parte do SUS.

Problema:

Equipes de saúde raramente planejam suas ações em conjunto com a comunidade e outros trabalhadores dos serviços, sendo geralmente planejadas de forma centralizada e pouco participativa (KAWATA et al., 2009).

Objetivos:

Este estudo tem como objetivo geral “Analisar o acesso e a qualidade da atenção básica no âmbito de uma Unidade de Saúde da Família (USF) de Salinas, MG, Brasil, a partir da autoavaliação das equipes saúde da família.”

E como objetivos específicos:

  • Avaliar a organização do trabalho em saúde de uma Unidade de Saúde Família.
  • Identificar os aspectos facilitadores e dificultadores na organização do trabalho em saúde de uma Unidade de Saúde Família.
  • Propor melhorias na qualidade e no acesso da qualidade da Atenção Básica.

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

O SUS é um sistema de política pública avançada, que contempla o direito à saúde, o controle social, a integralidade e a equidade das ações. Esse Sistema foi promulgado pela Constituição Federal em 1988 e regulamentado pela Lei Federal 8080 (BRASIL, 1990). A caracterização dos princípios do SUS requer a estruturação de um novo modelo assistencial cujo foco de atenção esteja voltado para os determinantes das condições de saúde de uma população (COSTA, 2008). Nessa perspectiva instituiu-se a Unidade de Saúde da Família (USF), organizada a partir de uma equipe de trabalho multidisciplinar, no intuito de enfrentamento do complexo quadro de morbi-mortalidade e de seus determinantes (CASATE; CORRÊA, 2005).

Dentro da concepção de reestruturação do modelo assistencial, atualmente preconizado por meio da implantação da USF no nível de Atenção Primária à Saúde, demanda-se uma responsabilidade pelo acolhimento dos usuários, com quadros agudos ou crônicos, da área de cobertura e da clientela adscrita.

No entanto, no cenário atual percebe-se que existe uma problemática em relação à situações de garantia de acesso aos serviços de saúde, de assistência que não proporciona resolutividade aos usuários, desqualificação e equivocação dos profissionais diante do processo de trabalho em saúde e falta de um ambiente terapêutico nos serviços (SCHIMIT, LIMA, 2004). O acolhimento atua como uma tecnologia para reorganização dos serviços, com vistas à garantia do acesso universal, resolutividade e humanização do atendimento (FRANCO; PANIZZI; FOSCHIREA, 2004).

O Ministério da Saúde propõe iniciativas centradas na qualificação da Atenção Básica e, entre elas, destaca-se o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). Instituído pela Portaria de nº 1.654 GM/MS do dia 19 de julho de 2011 e foi produto de um importante processo de negociação e pactuação das três Esferas de gestão do SUS: Ministério da Saúde, gestores municipais e estaduais (BRASIL, 2011).

O Programa PMAQ apresenta como principal objetivo induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente, de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde. No entanto, são muitos os esforços empreendidos para a implementação de iniciativas que promovam o acesso com qualidade aos serviços de saúde à sociedade brasileira e fortalecimento do SUS, nos diversos contextos existentes no País. A garantia da qualidade da atenção apresenta-se, atualmente, como um dos principais desafios do SUS. Essa qualidade deve compreender os princípios de integralidade, universalidade, equidade e participação social (BRASIL, 2013).

Desde sua criação o SUS está pautado em princípios como: universalização do atendimento à saúde; integralidade do cuidado, considerando o indivíduo um ser integral inserido em um contexto social próprio; equidade, baseando-se na ideia de que todo cidadão é igual perante o SUS, sendo atendido conforme suas necessidades e, participação social (CUNHA; CUNHA, 2001).

O Sistema Único de Saúde, no Brasil, é composto por três níveis de atenção. As unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família são responsáveis pela atenção primária, ou seja, promoção e proteção da saúde. Os hospitais gerais e ambulatórios especializados têm a finalidade de proporcionar tratamento precoce e minimizar agravos à saúde, sendo classificados como atenção secundária. Na esfera da atenção terciária, encontram-se as ações de maior complexidade e de reabilitação, prestadas por hospitais especializados  (PAIM et al., 2012). Desse modo, a Atenção Básica à Saúde é a base dos sistemas de saúde sendo essencial para um bom desempenho da rede e está situada na atenção primária, como dito anteriormente.

Sendo assim, a APS é, então, uma forma de organização dos serviços de saúde que responde a um modelo assistencial, por meio da qual se busca integrar todos os aspectos desses serviços, e que tem por perspectiva as necessidades de saúde da população. A atenção primária é o primeiro contato com o sistema de saúde e o local responsável pela organização do cuidado à saúde dos indivíduos, suas famílias e da população ao longo do tempo e busca proporcionar equilíbrio entre as duas metas de um sistema nacional de saúde: melhorar a saúde da população com eqüidade na distribuição de recursos (STARFIELD, 2004).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (185.4 Kb)   docx (78.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com