TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Pesquisa

Por:   •  8/4/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

ADMINISTRAÇÃO 4º SEMESTRE

PROJETO DE PESQUISA

AS MULHERES EO MERCADO DE TRABALHO

SANTARÉM-PA

19/11/2019

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

ADMINISTRAÇÃO 4º SEMESTRE

PROJETO DE PESQUISA

 A MULHER E O MERCADO DE TRABALHO

Trabalho apresentado a disciplina metodologia do trabalho acadêmico ministrada pelo professor Paulo de Tarso, para a obtenção de nota.

SANTARÉM-PA

19/11/2019

  1. PROJETO DE PESQUISA
  1. TEMA: AS MULHERES E O MERCADO DE TRABALHO
  1. Problematização (Problema)

Atualmente o perfil das mulheres é muito diferente daquele do começo do século. Além de trabalhar e ocupar cargos de responsabilidade assim como os homens, ela aglutina as tarefas tradicionais: ser mãe, esposa e dona de casa, conforme Ramos (2000).

Há muita desigualdade na sociedade brasileira, uma que muitos conhecem, é a desigualdade de gênero. No final do século XX, as mulheres foram conquistando seu espaço no mercado de trabalho, porém, acabaram encontrando alguns obstáculos.

As mulheres acreditaram na idéia de que era possível conciliar casa e carreira e foram em busca de mais uma conquista, qual era possuir uma dupla jornada de trabalho, mas não esperavam que passariam por diversas desigualdades e questões onde valorizam mais o sexo masculino do que o feminino mesmo ambos possuindo o mesmo nível de estudos.

As mulheres no mercado de trabalho não possuem tanta valorização, mesmo elas estando melhores qualificadas perante aos homens. Vivemos uma época que apesar do século XXI, as mulheres são subestimadas e algumas passam até por descriminação (caso que acontece principalmente com as mulheres negras), e não recebendo o seu real valor no mercado, onde os homens possuem mais chances do que elas e não havendo nenhuma igualdade, mesmo elas tendo tantas qualificações e tantas conquistas realizadas ao longo dos tempos. Por que a grande maioria das mulheres possui tantas dificuldades para se encaixarem e serem remuneradas de acordo a com sua qualificação?

  1. Justificativa

Na sociedade brasileira há diversas desigualdades, principalmente com as mulheres que buscam estabilidade no mercado de trabalho, onde ainda muita delas não tem a oportunidade de se destacar independente de sua qualificação para ser inclusa no mercado. Por tanto, ainda não foram superados essa corrente de dificuldades pelas trabalhadoras femininas no acesso de a cargo de chefe em comparação salarial com homens que ocupam os mesmos cargos. Entre todas as que mais sentem dificuldade no mercado de trabalho, são as mulheres negras, que além de já sofrerem desigualdades pelo simples fato de ser mulher, enfrentam também por sua cor negra.

Nos últimos anos a quantidade de mulheres tem aumentado no mercado de trabalho. As desigualdades de direitos entre os dois sexos impulsionaram ainda mais as mulheres estudarem para terem seus direitos na participação e no mercado de trabalho, mas ainda nem todas recebem o total do salário em comparação ao salário do sexo oposto exercendo a mesma função na empresa onde trabalha.

Para diminuir essa desigualdade é necessário que ocupem posição de liderança com responsabilidade social em relação para as novas gerações, se fazendo visível em sua organização, seja com as crianças na escola e também mulheres no início de carreira.

  1. Fundamentação teórica

A entrada da mulher no mercado de trabalho vai além de uma sustentação familiar ou à busca por uma independência. A satisfação do bem estar pessoal e psicológico torna-se fundamental e são pontos fortes para essa conquista.

Historicamente a mulher tem ocupado um sócio cultural menor que a do homem e isso lhe obrigam a sofrer algumas descriminações que vem se arrastando até os dias atuais. Mas a história é mutável e está em constante transformação. Grandes avanços são observados no que diz respeito ao reconhecimento da mulher como membro produtivo de desenvolvimento da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com