TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Software

Por:   •  4/10/2023  •  Projeto de pesquisa  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

DEVOPS

TECNÓLOGO

CLAYTON SILVA SOARES - RA 3500444701

PORTFÓLIO – RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

PROJETO DE SOFTWARE

CLAYTON SILVA SOARES - RA 3500444701

PORTFÓLIO – RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

PROJETO DE SOFTWARE

Trabalho de portfólio apresentado como requisito parcial para a obtenção de pontos  para a média semestral.

Tutor(a): Fernanda Caroline da Silva Fernandes

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        4
  2. DESENVOLVIMENTO        5
  1. MÉTODOS.        6
  2. RESULTADOS.        7
  1. CONCLUSÃO        8
  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho retrata a elaboração de um relatório de aula prática que tem como objetivo demonstrar a resolução da Atividade Portfólio. Mais concretamente, referente a disciplina de Projeto de Software como forma de avaliação de aprendizagem.

A aula prática teve como objetivo desenvolver práticas de um projeto utilizando os princípios da metodologia ágil Scrum. A metodologia Scrum é amplamente utilizada no desenvolvimento de software devido à sua capacidade de promover maior flexibilidade, colaboração e entrega de valor incremental aos clientes. Durante a aula, podemos ver a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos em sala de aula em um cenário prático, focando na definição de funcionalidades, organização do trabalho e utilização de ferramentas ágeis para o gerenciamento do projeto.

  1. DESENVOLVIMENTO

A atividade proposta consistiu em duas etapas. Na primeira etapa, teve atuação como clientes e foram desafiados a pensar em um aplicativo que desejavam construir, levantando as funcionalidades e características desejadas. Nessa etapa, a criatividade e o detalhamento foram incentivados para proporcionar uma visão clara do produto final esperado.

Na segunda etapa, foi assumido o papel de Product Owners, representando a empresa responsável pelo desenvolvimento do aplicativo proposto. Nessa posição, teve a responsabilidade de definir as funcionalidades do produto, priorizá-las de acordo com o valor de negócio e montar um quadro do Scrum (Kanban) com as divisões de etapas, tarefas, datas de entrega e responsáveis por cada atividade. Para facilitar esse processo, foram sugeridas as ferramentas online IceScrum, Trello e Asana, que permitem o gerenciamento ágil do trabalho.

  1. MÉTODOS

O cliente, é um dono de Supermercado, por estar no ramo varejista, o dia a dia fica muito corrido, não sendo possível muitas vezes tirar um momento para   emitir   os   relatórios   que   o   seu   Software   dispõe,   dessa   forma,   solicitou   a empresa prestadora de serviço, que realizasse a criação de um aplicativo, onde ele consiga ver essas vendas de onde estiver, utilizando o celular.

Necessidades do produto: Conter todos os relatórios de venda, queo sistema utilizado atualmente pelo cliente dispõe, como Curva ABC, ContribuiçãoMarginal, Venda Diária Acumulada.Também   é   possível   pelo   aplicativo,   visualizar   vendas   pordepartamento de produtos específicos e até mesmo ticket médio de clientes.Ser de fácil usabilidade e navegação, pois como o próprio clientepontuou, não tem muito tempo durante o dia para manusear algo complexo demais,então a visualização de vendas pelo aplicativo deve ser de forma mais otimizadapossível.Realizar a criação da parte visual do aplicativo, de forma que fiquecondizente com   um   produto da empresa,   que  o   mesmo   já   utiliza,  criando  umasensação de cross selling.Legenda   de   cores   que   foram   definidas   para   designar   a   equiperesponsável por cada tarefa:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (154.2 Kb)   docx (86 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com