TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE O ARTIGO SE PROPÕE A ESTUDAR

Por:   •  27/6/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 2

NOME DO ARTIGO

O QUE O ARTIGO SE PROPÕE A ESTUDAR

REVISÃO TEÓRICO-EMPÍRICA

CATEGORIAS DE ANÁLISE

PRINCIPAIS REFERÊNCIAS

PRINCIPAIS CITAÇÕES DIRETAS (relacionadas aos autores / categorias acimas):

PRINCIPAIS CITAÇÕES INDIRETAS DO AUTOR:

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

ACHADOS & CONCLUSÕES

NOME DO ALUNO: ............................................................................................

COMENTÁRIOS SOBRE O ARTIGO


EXEMPLO:

NOME DO ARTIGO

O Impacto da Cultura Organizacional nas Práticas de Gestão Ambiental: um estudo no Pólo Costa das Piscinas, Litoral Sul Paraibano, 2007.

Autor: Francisco Eugenio Musiello Neto.

O QUE O ARTIGO SE PROPÕE A ESTUDAR

Propõe estudar a relação entre cultura organizacional e a utilização de práticas de gestão ambiental nos meios de hospedagem.

REVISÃO TEÓRICO-EMPÍRICA

CATEGORIAS DE ANÁLISE

PRINCIPAIS REFERÊNCIAS

Cultura organizacional

Cameron e Quinn (1996); Shein (1990).

Níveis de qualidade

Cameron e Kim (1997)

Gestão ambiental

Steger (2000); Nahuz (1995); Silva (2002)

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

A pesquisa caracterizou-se como descritiva-correlacional utilizando o método quantitativo, onde os dados foram analisados visando alcançar respostas ao objetivo geral e aos objetivos específicos. Foi aplicado o Modelo de valor Competitivo (CVM).

ACHADOS & CONCLUSÕES

  • Foram abordados quatro tipos de cultura que, juntos, representam o perfil cultural da organização: Cultura Clã; Cultura Inovativa; Cultura de Mercado e Cultura Hierárquica.
  • As práticas de gestão ambiental é uma variável dependente da Cultura organizacional.
  • A Cultura da Qualidade: mostra a evolução das fases - detecção do erro – prevenção do erro – qualidade criativa perpétua.
  • Os perfis Culturais, considerados ideais, foram tratados de forma semelhante ao perfil atual. As diferenças entre os perfis atuais e ideais representam as mudanças desejadas na cultura organizacional pelos dirigentes.
  • Há uma forte tendência nos meios de hospedagem de fortalecer ainda mais o perfil cultural Clã (dominância do elemento clã).
  • Identificou a necessidade de alcançar um padrão cada vez mais elevado da cultura da qualidade em virtude da concorrência pós-globalização. Com isso houve uma evolução nos níveis de qualidade, saindo do nível de qualidade de detecção do erro para o nível de qualidade perpétua criativa.
  • Concluiu-se que os resultados expressam a existência de relações entre os perfis culturais e as práticas ambientais nos meios de hospedagem.
  • A preocupação maior não é com o meio ambiente, mas com a redução de custos e, consequentemente a adesão às práticas ambientais.
  • O elemento Mercado apresenta o maior nível de significância e de relações positivas com a adoção de praticas de gestão ambiental, embora o elemento Clã seja predominantemente nos meios de hospedagem.

NOME DO ALUNO: Givanildo Setembrino

COMENTÁRIOS SOBRE O ARTIGO

A adoção de Sistemas de Gestão Ambiental está de certa forma ligada à cultura da qualidade. Na conclusão do artigo, afirmou-se que há preocupação por parte dos gestores em investir em qualidade. Porém, os hábitos culturais dos funcionários e a visão cultural dos gestores, são fatores predominantes no processo de gestão da qualidade ou de gestão ambiental. Muito mais que implantar uma prática através de modelos adquiridos, a prática da qualidade deve estar inerente à Cultura Organizacional.  

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com