TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Administração

Por:   •  16/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.465 Palavras (6 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 6

Atualmente vivemos nu cenário onde há grande competitividade entre as empresas nos quais buscam resultados cada vez mais ambiciosos. Além de manutenção e da satisfação de seus clientes, as empresas são obrigadas a lançarem mão da utilização de ferramentas de otimização do gerenciamento das informações disponíveis em suas bases de dados. Uma ferramenta que pode se usados são os sistemas de informações gerencias - SIG. Diminuindo se o tempo de resposta do comportamento do mercado e da empresa.

Basicamente os sistemas de informações gerenciais são um conjunto de dados que são transformados em informações organizadas e estruturadas de forma que possam ser utilizadas para dar suporte ao processo decisório da empresa.

Definição

É um sistema de informação que baseados em computadores que é usado no meio de uma organização. Podemos dizer então que um sistema de informação consiste ma rede de canais de comunicações.No qual exigem atenção para uma eficiência operacional, dispositivos que fornecem informações rotineiras aos gerentes e aos tomadores de decisões.

Finalidade

O sistema de informação gerencial dá o suporte às funções de planejamento, controle e organização de uma empresa, fornecendo informações seguras e em tempo hábil para tomada de decisão. No mundo globalizado é muito importante temos a informação em tempo real, pois isso gera competitividade à empresa.

Conceitos básicos:

Ambiente: Aonde a empresa esta inserida.

Sistema: É o que esta sendo estudado.

Subsistema: São partes identificadas de forma estrutural, que integram o sistema.

Ecosistema: É o todo, onde o sistema é o subsistema dele.

Sistema

É o conjunto de partes integrantes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam uma determinada função. O sistema pode ser aberto ou fechado. Os sistemas básicos de um sistema de informação são:

Entrada de dados, Processamento, Saída de informação, Feedback.

Evolução do SIG

Mesmo sem serem reconhecidas como tal, as maiorias das empresas sempre tiveram algum sistema de SIG, onde no passado esse sistema era muito informal em sua montagem e utilização.

PED ou CPD

Quando os computadores começaram a ser introduzido nas empresas foi usado o sistema de PED ou CPD (centro de Processamento de dados) os computadores localizados em departamentos de processamentos de dados (PED) conhecidos como centro de processamentos de dados (CPD).

SAD (sistema de Apoio às Decisões)

É o sistema interativo que é facilmente acessível é operado por pessoas não especializadas em computadores, que podem ser usar o SAD para ajudá-las a planejar e a tomar decisões.

IA (Inteligência Artificial)

 Os sistemas especializados usam técnicas de inteligência artificial para diagnosticar problemas, recomendar estratégicas para enviar ou resolver esses problemas e oferecer uma explicação lógica para as recomendações. 

A Importância do SIG nas empresas

O SIG tem como função principal guiar o executivo para que este tome a melhor decisão possível, visando sempre o bem esta da empresa como um todo. O sistema de informação gerencial traz os seguintes benefícios: Reduzir os custos das operações, disponibilizar um melhor acesso as informações, mostrando relatórios, mas preciso e rápido, com menor esforço, poder melhora de maneira intensa a produtividade, estímulo de maior interação entre os tomadores de decisões, fornecimento de melhores projeções dos efeitos das decisões, melhorias na estrutura organizacional, para facilitar o fluxo de informações, melhoria na estrutura de poder, proporcionando maior poder para aqueles que entendem e controla o sistema, redução do grau de centralização de decisões na empresa, melhoria da adaptação da empresa para enfrentar os acontecimentos não previstos.  

Aspectos que fortalece os sistemas de informação gerencial nas empresas

Para que funcione de forma correta e eficaz, é necessário que existam alguns aspectos que colaborem com o sistema. Entre estes aspectos podemos cita alguns: Envolvimento adequado da administração com o SIG, competência das pessoas envolvidas no processo, uso de um plano mestre, atenção especifica ao fator humano da empresa, habilidades dos executivos, apoio global tanto dos vários planejamentos da empresa quanto de toda a estrutura organizacional, conhecimento e confiança na SIG por parte de todos os usuários e administradores do sistema, manter sempre os dados e informações relevantes e atualizados, e boa relação de custo X benefício.

Todos estes aspectos citado acima proporcionam uma situação adequada para implantação, desenvolvida e sustentação do SIG na empresa.

Aspectos decisórios

O sucesso de uma decisão vai depender de um processo de escolha adequada. Uma forma de estabelecer as fases de um processo decisório é: identificar o problema, analisar, estabelecer soluções, analisar e comparar as soluções alternativas, seleção das alternativas mais adequadas, implantando alternativa selecionada, avaliação da alternativa selecionada através de critérios devidamente aceitos pela empresa.  As decisões podem ser classificadas em: decisões programadas e decisões não programadas.

Elementos do processo decisório

A incerteza, o recurso.

Na tomada de decisão há alguns fatores de influencia entre eles: A complexidade evolutiva do mundo, redução de tempo disponível, melhoramento nos processos de informações e com experiência de resultados em curto prazo.

Condições de Tomada de Decisão

Com o Sistema de informações gerenciais, os administradores terão o suporte para poder toma a melhor decisão. Existe uma grande integração do SIG com o processo decisório. A forma como é passado à informação pode afetar sua utilização. No mundo atual globalizado a informação é vista como recurso vital para empresas, pois afeta e influencia a produtividade, a lucratividade e as decisões estratégicas da organização diretamente.

Abordagens estratégicas, tática e operacional.

O resultado da analise desses dados é a informação, ou seja, capacidade de produção. Custo de venda do produto, produtividade do funcionário.

Nível estratégico - Considera as informações internas e externas da empresa e analisa os fatores e subfatores externos, como concorrência missão e objetivos.

Nível tático - Considera a interação das informações de uma área de resultados como finanças, produção, marketing e Rh.

Nível operacional - É o detalhamento do nível tático, onde há formalização que possibilita a identificação de atividades especificas, principalmente através de documentos escritos, das diversas informações estabelecidas na empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (116.5 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com