TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Administração Pública?

Por:   •  6/8/2015  •  Seminário  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDO DIRIGIDO I

Questão 01 – O que é Administração Pública?

É o conceito do direito que descreve o conjunto das estruturas estatais voltadas para o atendimento das necessidades de uma coletividade, (planejamento, organização, direção e controle dos serviços públicos), pode ser entendida também como o conjunto das funções relacionadas com a gestão da máquina administrativa estatal, e seu objetivo deve ser o favorecimento do interesse público e dos direitos e interesses dos cidadãos administrados.

Questão 02 – É possível dizer que Administração Pública é uma disciplina?

Sim, a Administração Pública surge como disciplina ampla, podendo ter ligações com as ciências politicas e análise organizacional, podendo ampliar seu objetivo de análise das distinções entre os setores público e privado.

Questão 03 – Quais são os paradigmas da Administração Pública?

 1º Paradigma administração pública como ciência jurídica (1900 a 1929), baseada no legalismo.

2º Paradigma administração pública como ciência administrativa (1930 a 1979), baseada na racionalização, desenvolvimentismo, racionalidade e competência teórica.

3º Paradigma administração pública como ciência politica (1980 a 1989), baseada na democratização, conflitos de interesses e recursos escassos.

4º Paradigma da administração pública como administração pública (após 1990), baseada capacidade politica aliada a competência técnica.

Questão 04 – Como se deu a evolução histórica da Administração Pública?

 A evolução da administração pública é um processo de aperfeiçoamento dos serviços prestados pelo Estado à população. E esta é representada por três modelos, a saber: administração pública patrimonial, administração pública burocrática e administração pública gerencial; os quais se visam supri uma deficiência do modelo anterior, introduzindo novos conceitos ou mudando conceitos ineficientes e prejudiciais ao aparelho do Estado.

Questão 05 – O que e como se escreveu a respeito da Administração Pública?

Ela foi caracterizada como um campo a deriva, enfrentando uma crise intelectual e necessitando de uma nova perspectiva, tornando-se isolada em um período de tensão e mudança. E foi através de pesquisas buscando o trabalho empírico e analises anteriormente efetuadas que se escreveu sobre a administração pública. Havia necessidade de adequá-la a realidade buscando o que realmente interessa a mesma.

Questão 06 – Quais são as tendências da Administração Pública?

O mundo moderno caracteriza-se por mudanças rápidas, constantes e em uma progressão explosiva. Há mudanças científicas, tecnológicas, econômicas, sociais, políticas, e sendo assim, a administração pública tende cada vez mais para a consolidação das habilidades administrativas, como capacidade de liderança, comunicação, negociação, administração de conflitos, crises e lidar com mudanças descontinuas, e ainda, visão estratégica, incentivo a criatividade e inovação, ética e responsabilidade social. A administração pública tende a ampliar a participação popular, melhorar o planejamento e a integração de politicas públicas, visando novas soluções, com medidas inovadoras, juntamente com parcerias entre os governos para melhorar a qualidade de vida da população. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (105.9 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com